Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, setembro 21, 2008

SEGREDOS DA VOZ - A PSIQUE NA VOZ

NOTÍCIA PELO MUNDO

=
A componente psicológica é detentora de pelo menos 2/3 da responsabilidade na voz cantada. Este processo não é primário, requerendo uma elaboração precisa para que o influxo nervoso seja transmitido pelo sistema de enervação desde a zona espinal e através do sistema nervoso simpático até aos órgãos vocais, de forma a que o ar seja inspirado na zona mais conveniente, o ouvido activado na concepção da frequência, os ressoadores adaptados à situação pretendida e a musculatura laríngea e faríngea posta em laboração em constantes reajustes.
=
O percurso desta forma vibratória, a que chamamos “ pensamento”, é silencioso, a menos que nervos e músculos da maquinaria vocal sejam incumbidos de uma expressão audível... A energia nervosa despoletada para a produção de uma boa forma de “canto” é transmutada em grande actividade muscular. A essência da voz provém antes de mais do foro psicológico, e, só em segunda instância, do físico. Tal como o acto de andar, cantar é um acto de equilíbrio entre pressão/resistência, alimentado por energia nervosa da mente, e não por força física.
=
O “temperamento” do artista (produto do sistema nervoso simpático) tem de ser comedido mas não aniquilado, já que um cantor muito emotivo mas descontrolado é um desastre, e, por outro lado, um cantor sem temperamento é um aborrecimento. A resposta expressiva do cantor ao serviço de uma técnica só pode ser conseguida quando física e mecanicamente os componentes da sua laringe e faringe se ajustam bem, em todas as frequências e em todas as vogais. Por isso, esperar muito do plano interpretativo de um aluno cheio de problemas funcionais é pura utopia. Pedir-lhe que abarque repertório acima das suas possibilidades, no qual a sua maquinaria por várias vezes se veja sujeita a esforços que em funcionamento normal não existiriam, terá péssimos resultados e a sua laringe mais tarde pagará o preço.

=
Professora Manuela de Sá
Canal Shvoong
Editado Por Diácono Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro