Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, julho 14, 2012

CARTA AOS EDUCADORES

EDUCAÇÃO








===============================Rede de Divulgação


Como obter, processar, interpretar, selecionar, sistematizar, relacionar e dar sentido às informações oferecidas aos alunos? Como promover a transformação dessas informações em conhecimentos e desses em ações e atitudes? Como conviver com o outro, com a diferença e o diferente, com as incertezas e com as mudanças? Como desenvolver a individualidade e a solidariedade, a responsabilidade social e o prazer no trabalho e no estudo?


Pois é... Essas são as (sobre) humanas tarefas colocadas para nós, educadores, se pensarmos que hoje, não se deve mais ensinar disciplinas, mas “co-ensinar” e “co-aprender” competências e habilidades.

Em pleno século XXI, em que tudo ocorre ao mesmo tempo, adentra e ilumina o cérebro humano a cada dia e todos vivem na euforia do novo, não podemos continuar fazendo o que os nossos professores fizeram conosco: repetir, fixar e repetir!

É preciso que saibamos separar o joio do trigo, no mesmo instante em que lemos, ouvimos ou assistimos algo.
É preciso cognição, análise e reflexão. É preciso assimilação, seleção, processo, interpretação e relação entre o que ouvimos, falou e é somos (enquanto educares).

Isso tudo é conhecimento. E para que se tornem mais significativos e propiciem alto grau de competência necessita-se que o processo ensino-aprendizagem (na escola, enquanto instituição de ensino formal e na família, enquanto instituição de ensino e na família, enquanto instituição primária da educação para a vida) seja fundamentado em interações complexas e variado, na qual o aluno/filho, o educador (professor ou pai) reflita sobre a melhor maneira de fazê-los se apropriar de tais conhecimentos.

Somente assim, acredito, voltaremos a conjugar o verbo “esperançar” e ter forças para continuar nossa luta – não solitária – em busca de um mundo melhor, menos hipócrita, repleto de falsas ideologias, mesquinho e preconceituoso. Um mundo onde, realmente, reine a paz e o verdadeiro sentido do viver: ser feliz!








Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - " A Serviço do Senhor "
Diác. Rilvan Stutz " O Servo com Cristo "
João A. Camarra - Coordenador de Educação