Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

terça-feira, novembro 01, 2011

SUNDAE, LIBERDADE E CRISTO

EDIFICAÇÃO





====================Rede de Divulgação



Uma das coisas que mais me fascinam na vida é perceber como tudo que nos cerca, todos os acontecimentos, por mais inexpressivos que possam parecer, nos levam a uma reflexão. Desde que o Senhor me resgatou tenho tido o imenso prazer de extrair significados de cada acontecimento em minha vida e tornar o viver uma experiência muito mais rica.
=
Muitas vezes tenho visto dores e perdas, mas também humor e alegria. Seja de uma forma ou de outra, ser cristão tem me trazido riquezas antes apenas sonhadas e me feito caminhar em um caminho estreito e desafiador com coisas boas e outras nem tanto.


Um exemplo disto aconteceu dia desses quando fui ao shopping e resolvi fazer uma visitinha àquela conhecidíssima rede de fast-food. Lá solicitei um lanche e recebi junto com ele uma cartela com algumas curiosidades sobre “comida através do mundo”, ou algo assim. Como sou um leitor compulsivo, não resisti ao acompanhamento e comecei a ler as tais curiosidades. A maioria falava sobre origem de alguns lanches, ou algum record.
=
Coisas que chamamos de cultura inútil. Mas uma história me chamou a atenção; falava do surgimento do sorvete tipo sundae. Segundo o texto, nos Estados Unidos se aprovou uma lei que proibia a venda de sorvetes aos domingos porque os jovens estavam deixando de freqüentar as igrejas para se deliciarem com o lanche no verão. Eles pensavam que sem a possibilidade de comprar sorvetes não haveria mais nada que justificasse a ausência dos jovens e com isto eles se afastariam do “pecado”, já que junto com o sorvete vinham as amizades, as conversas juvenis, os namoros...
=
Em uma sociedade capitalista, como é a sociedade americana, é claro que os donos das lanchonetes não iriam assistir passivamente a diminuição de sua clientela. Deste modo, alguém teve a brilhante idéia de criar uma nova guloseima, algo que não fosse sorvete, já que este estava proibido por lei, mas que fosse tão gostoso, cremoso e gelado quanto ele. Foi assim que criaram aquele que seria batizado de “sunday” (domingo em inglês) porque, suprema ironia, só era servido aos domingos em resposta à lei. O sunday se tornou, é claro, um grande sucesso e os jovens continuaram sem ir às igrejas...

Esta história me levou a pensar sobre como muitas vezes nós, com o propósito de “defender o evangelho” acabamos na inútil busca de cercear pessoas e atitudes, como se a partir de uma imposição conseguíssemos levar pessoas a Cristo. Muitas vezes agimos como aqueles legisladores americanos, sem saber que sempre haverão medidas alternativas para aqueles que preferirem outros caminhos.

O verdadeiro cristianismo preza a liberdade de cada indivíduo buscar seu próprio caminho e chegar às suas próprias conclusões. A decadência cristã começou exatamente quando se tornou fé oficial através da “conversão” do imperador Constantino. Com isso, perdemos paulatinamente a humildade de nos submeter ao Espírito Santo e deixar que ele faça a obra de convencer o homem, ao invés disso, passamos cada vez mais a querer nós mesmos convencê-lo, nem que seja à base da espada ou da lei.










Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz "O Servo com Cristo"
Pr. Denilson Torres - M.Fruto do Espirito