Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, setembro 06, 2010

O CANTIGO DE VITÓRIA DOS REPROVADOS

EDIFICAÇÃO




Os filhos de Israel se achavam em um apuro desesperador! À sua frente, o Mar Vermelho; as montanhas à esquerda e à direita; e o faraó e os seus carros de ferro se aproximando por trás. O povo de Deus aparentava estar cativo e impotente - como patinhos que passam no tiro ao alvo, só esperando serem eliminados. No entanto, acredite ou não, Deus propositadamente os havia guiado à esta situação tão terrível! Havia pânico no acampamento de Israel. Os homens abanavam a cabeça com medo, e as mulheres e as crianças choravam ao se acotovelar aos avós e parentes. De repente Moisés foi cercado pelos irados pais de família que gritavam: "É claro que tudo acabou para nós! Não havia sepulturas suficientes no Egito para nos enterrar? Você tinha de nos arrastar até aqui para morrermos? Lá no Egito lhe falamos para nos deixar em paz. Era melhor sermos escravos lá do que morrer neste deserto miserável!"
=
É possível que Moisés teve um momento de abalo nestas circunstâncias. Contudo, quando se lamentou, o Senhor o repreendeu: "Por que clamas a mim?" (Êxodo 14:15). Ninguém em Israel imaginava que grande livramento D´us estava prestes a realizar para eles! De repente os ventos separaram o Mar Vermelho, e o povo caminhou por entre as ondas que foram detidas sobre um chão seco. Quando o faraó e o seu poderoso exército tentaram segui-lo, as águas voltaram a se enfurecer - e os cobriu afogando a todos!
=
Que visão terrível deve ter sido! O povo olhava do outro lado e via o seu poderoso inimigo sendo destruído como se fossem soldadinhos de lata. E então, não era pra menos, um cântico se elevou do acampamento ao compreenderem, mais uma vez, que Deus os havia livrado de circunstâncias impossíveis! As Escrituras registram a sua reação - e o cântico que entoaram: "E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao Senhor e confiou no Senhor e em Moisés, seu servo. Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, e disseram: Cantarei ao Senhor, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; Ele é o D´us de meu Pai; por isso, o exaltarei" (Êxodo 14:31; 15:1-2).
=
Talvez você conheça este glorioso cântico de vitória tirado diretamente das Escrituras. Os cristãos elevam suas vozes para cantá-Lo em muitas igrejas hoje em dia: "E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios... ENTÃO, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico" (Êxodo 14:31; 15: 1).
=
Via de regra, como Israel, somos capazes de entoar o cântico certo - mas do lado errado! Cânticos entoados do outro lado do Mar Vermelho carecem de fé genuína - exatamente porque são cantados somente do lado da vitória e não do lado da provação.
=
Podemos imaginar a cena em Israel após a sua vitória. Como devem ter sentido-se seguros e poderosos. Porém aquela era uma vitória ôca, pois Israel havia sido reprovado no teste daquele dia! Só Moisés tinha o direito de cantar do lado ocidental. Antes da separação das águas o povo havia gemido, murmurado, reclamado e chorado - Moisés, não!
=
Certamente, para muitos de nós, já é mais do que tempo de afinar os instrumentos e iniciar o Cântico da Vitória, mesmo que esta nos pareça distante dos nossos pequeninos olhos. Sempre é tempo de celebrar o inexorável fato de que o Senhor jamais perde o controle das nossas preciosas vidas.
=
Louvado seja o Seu Santo Nome!










Postado por Sheilla Carvalho Stutz
Diác. Rilvan Stutz - Membro Catedral
Ministério Pão Quente Diário - Artigos
Pr.Ricardo Cesar Vasconcelos P.Penha
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro