Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, março 29, 2009

ASPECTOS HISTÓRICOS DA DOENÇA DE PARKINSON

NOTÍCIAS PELO MUNDO
=
James Parkinson descreveu em 1817 uma doença neurológica até então desconhecida, a qual recebeu o nome de doença ou mal de Parkinson. A doença de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central, de causa desconhecida, e que afeta principalmente o sistema motor.
=
A sua prevalência na população é de 150 a 200 casos por 100.000 habitantes e a cada ano surgem 20 novos casos por 100.000 habitantes. Os sintomas motores mais comuns são: tremor, rigidez muscular, acinesia (imobilidade) e alterações posturais. Entretanto, também podem ocorrer outros sintomas, tais como comprometimento da memória, depressão, alterações do sono e distúrbios do sistema nervoso autônomo.
=
O inglês James Parkinson (1755-1824) foi médico, paleontólogo amador e ativista social. Sua carreira médica foi ofuscada por sua luta em diversas causas sociais, filantrópicas e até revolucionárias. Em 1817 publicou o estudo An Essay on the Shaking Palsy, no qual caracterizou a paralisia agitante como uma entidade clínica. Foi Jean-Martin Charcot que, 40 anos mais tarde, denominou-a doença de Parkinson. A doença de Parkinson é um epônimo médico universalmente consagrado, sendo utilizado com bastante freqüência, inclusive na imprensa leiga.
=
O médico James Parkinson, porém, é praticamente um desconhecido, inclusive entre a grande maioria dos profissionais da medicina. Os próprios médicos ingleses só reconheceram o valor de seu colega e conterrâneo após a publicação de um artigo do americano J. G. Rowntree em 1912, no Bulletin of the Johns Hopkins Hospital, entitulado (Nasceu inglês, criou-se como inglês, esquecido pelos ingleses e por todo o mundo, tal foi o destino de James Parkinson).







Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Prof. Elvio A. tuoto - Membro Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro