Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, março 01, 2010

O IMPÉRIO DO PODER - FRANÇA DE LUÍSES

NOTÍCIAS PELO MUNDO



=========================
Poderosos reinaram absolutos antes e depois da Revolução, emprestando seus nomes e estilos para as artes decorativas bem fiéis na época.
=
Luís XIII_ 1610/1643: Caracteriza-se pelo mobiliário pesado, robusto, sem entalhes. É considerado um estilo simples. Os Três Mosqueteiros representam imagem perfeita da época.
=
Luís XIV _ 1643/1715: O Rei Sol, como era conhecido, construiu o Palácio de Versalhes e reinou como monarca absoluto. ´`L`état c`est moi`` define seu reinado focado no poder, ao contrário de seu sucessor que vivia para o prazer. Mobiliário de grandes proporções, com detalhes sobre detalhes. Poltronas revestidas de veludo gaufré são ricamente esculpidas e douradas.
=
Luís XV _ 1715/1774: transferiu sua corte para Paris em busca de mais prazer. Seus árbitros de estilo e cultura eram madame de Pompadour, cuja relação nunca se oficializou, e madame du Barry. Os ambientes são mais íntimos, delicados e sinuosos. É considerado pelos grandes antique-dealers como o mais brilhante e delicado estilo francês. Os móveis, já menores, tem forma mais fluida e toda a peça levava o desenho de um ´S`, ou perna cabriole.
=
Luís XVI _ 1774/1792: as ruínas de Pompéia e Herculano caracterizam esse estilo inspirado na antiguidade clássica, sem harmonia com a natureza. As linhas são racionais. Os móveis têm pés que se assemelham às colunas romanas. Cadeiras pintadas de branco ou cores claras com ênfase a detalhes dourados são típicas do ultimo Luís.




Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Voque Brasil - 279 - 2001 - Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro