Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, abril 13, 2011

PESCADOS E CHOCOLATES: SAIBA COMO FAZER MELHORES ESCOLHAS!

MENSAGEM - VARIEDADES






Nessa época aumenta-se o consumo do chocolate e do pescado
e para garantir o bem estar é importante estar atento a alguns cuidados na hora de adquirir esses alimentos. Os alimentos mais consumidos na Páscoa e Semana Santa ainda são chocolate e o pescado. Pensando nisso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, criou uma cartilha dando algumas dicas importantes para facilitar a compra do desses alimentos.

CHOCOLATES
Para a compra dos chocolates atenção ao local onde estão armazenados devem estar em local fresco e arejado, sem contato direto da luz solar e umidade. A embalagem deve está lacrada, íntegra, sem furo ou amassada. Não se esqueça de verificar no rótulo as informações obrigatórias: data de validade, nome e endereço do fabricante, informação nutricional. Também deve estar informado a lista de ingredientes do produto, pois algumas pessoas não podem ingerir, por exemplo, açúcar ou glúten.

Em caso de inclusão de brinquedos no interior do produto, o consumidor deve checar se a embalagem traz o selo do INMETRO e a idade recomendável para o mesmo. Moderação é o principal fator para o consumo de chocolates, apesar de serem fontes de cálcio e proteínas, em função de terem o leite como um dos ingredientes, geralmente os chocolates (ovos, tabletes, bombons, trufas, etc.) são ricos em açucares e gorduras, e, em excesso, podem prejudicar a saúde.

A ANVISA alerta que é comum que os bombons, ovos, etc., possuam em sua composição e em seus recheios a gordura trans. Vale lembrar que o consumo desse tipo de gordura em grande quantidade pode causar inflamação dos tecidos, principalmente nos indivíduos com obesidade, elevam a incidência de diabetes, aumentam os níveis de triglicérides e o risco de doenças cardiovasculares em mais de 50%. A gordura trans é usada também em outros alimentos como biscoitos, massa de pizza e margarina em tabletes, por isso atenção nas informações nutricionais da embalagem.

PESCADO
A Organização Mundial de Saúde – OMS orienta que o ideal é que cada pessoa consuma pelo menos 12 kg de peixe por ano. Pesquisa concluída em 2009, pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) confirmou que o brasileiro consome aproximadamente 9,03kg/ano dos 12 recomendados. Nesse contexto, esse período torna-se uma ótima oportunidade para mudar os hábitos alimentares e aumentar o consumo desse produto no dia-a-dia.

Peixes também são alimentos riscos em proteínas, além de vitaminas do complexo B (como a tiamina, a niacina e a vitamina B12), minerais (zinco, fósforo, ferro, cálcio e iodo) e ácidos graxos essenciais – um tipo de gordura considerada saudável.

Na hora da compra atenção ao tipo de conservação (salgado e seco, congelado e fresco). Confira dicas da ANVISA.

Portal do Consumidor Blogs- Cidadão
Este espaço foi construído com o objetivo de reunir informações de interesse da população relativas ao trabalho da Agência, facilitando assim o acesso do cidadão aos seus assuntos de interesse.

A população também pode colaborar com a ANVISA participando de nossas consultas e audiências públicas, esclarecendo sua dúvida pelo 08006429782 da Agência ou fazendo denúncias por meio da página da Ouvidoria. www.anvisa.gov.br .

Proteção ao consumidor
A rede irá fortalecer ações conjuntas de autoridades nos países das Américas. O consumidor irá ganhar mais uma ferramenta para obter informações sobre a segurança de produtos, como medicamentos, alimentos, e brinquedos, comercializados em todo o mundo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) participa, nesta terça-feira (23/11), do lançamento do Portal de Alertas Rápidos da Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas (RCSS).















Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo!"
Proteção ao Consumidor - Blogs
www.anvisa.gov.br - 08006429782
Portal do Consumidor Blogs - Cidadão