Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, janeiro 07, 2012

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA CATEDRAL PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO - 150 ANOS

==NOTÍCIA







==============================Rede de Divulgação


A Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro celebra no dia 12 de Janeiro de 2012 um marco histórico do presbiterianismo nacional com os 150 anos da igreja. O Sesquicentenário da Catedral terá uma programação especial, com início às 17h30, no dia 12 de Janeiro. Haverá o Lançamento das Medalhas e dos Selos Comemorativos do Sesquicentenário, seguido de um Coquetel Gospel.
=
Às 18h30 será o Lançamento da Pedra Fundamental (marco que aponta para a construção do edifício Simonton) após o remembramento dos terrenos que são da igreja desde 1870. O ato cívico - religioso terá início às 19h30, tendo como pregador o Presidente do Supremo Concílio da IPB, rev. Roberto Brasileiro Silva.

Todos os momentos de celebração preparados são abertos ao público cristão e presbiteriano, e o convite à participação está aberto. A Apecom, Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicação, realizará uma cobertura em seu site, com informações especiais sobre o evento no dia 12 de janeiro.
=
Um pouco de história
A Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil, a Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro foi fundada em 12 de janeiro de 1862, marco inicial da Igreja Presbiteriana do Brasil, sob a orientação do missionário Ashbel Green Simonton, pastor de 26 anos, recém chegado dos Estados Unidos, que fundou a igreja recebendo em profissão de fé os primeiros dois membros da nova igreja.
=
Em maio de 1867, a igreja passa a se reunir em um local onde atualmente o imóvel incorpora a propriedade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Neste edifício funcionava uma Escola de Alfabetizaç
ão de Adultos, um Salão de Culto, um depósito de livros e o pioneiro que teve como primeiros alunos os reverendos Antônio Bandeira Trajano, Modesto Carvalhosa e Miguel Torres.
=
Como o salão de culto estava comprometido, ameaçando cair, a Igreja passou a se reunir em um prédio onde hoje é a atual rua Visconde
do Rio Branco. Este foi o quinto local. Depois da morte de rev. Simonton, um novo e último local foi designado para a instalação da Igreja. Rev. Alexander Latimer Blackford adquiriu uma propriedade por treze contos de réis em dezembro de 1870. A igreja permanece neste endereço até hoje, na rua Silva Jardim.
=
Com ofertas de irmãos de igrejas presbiterianas dos EUA, somadas com as ofertas e doações dos irmãos do Rio de Janeiro, foi possível construir um local mais apropriado para o culto e para a reunião dos fiéis. A
inda não era possível chamar templo, pois as leis do Império Brasileiro não permitiam que religiões diferentes da religião oficial do Estado, o Catolicismo Romano, construíssem locais de culto com arquitetura litúrgico-religiosa. Assim, em 29 de março de 1874, foi inaugurado em culto solene o primeiro “Templo” Presbiteriano no Brasil. Coube ao Rev. Alexander Latimer Blackford a construção deste primeiro templo.
=
A História continua

Em 22 de agosto de 1926 foi instalado no Pastorado Efetivo da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, o Rev. Mattathias Gomes dos Santos
. Verificando o estado do Templo, ele refaz o projeto de construção de um novo edifício; para isso convidou o Arquiteto Ascânio Viana, que projetou o novo local de culto. Assim, selecionando fotografias de templos e catedrais da Europa e da América, escolheu - se construir um templo em estilo neogótico.
=
Com a jubilação (aposentadoria) do Rev. Mattathias Gomes dos Santos em 1947, assume o Pastorado da Igreja o seu Pastor Auxiliar, o Rev. Amantino Adorno Vassão. O tempo passou e o revestimento externo em pó de pedra e os belos ornatos cederam e precisaram de uma primeira restauração em 1960. Em 12 de agosto de 1976 foi concluído a obra complementar.
=
Passados cerca de 30 anos das primeiras obras realizadas, o templo precisava de uma nova restauração. Em 1981, rev. Guilhermino Cunha assumiu o pastoreio da Catedral. Dentre muitas realizações destaca
m-se a restauração e conclusão do Projeto do Eng. Ascânio Viana, um sonho que muitos fiéis do passado esperavam.
=
Em 1989 rev. Guilhermino, junto com a Comissão de Obras, resolveu iniciar a restauração do Templo. Seguindo o projeto original de 1927, com o auxílio de fotografias antigas do templo, o arquiteto e urbanista Diácono. Josias Alves de Souza iniciou um estudo construindo protótipos dos ornatos para auxiliar na reforma. “Erguendo as torres para a glória de Deus”, este foi o título da exitosa campanha.
=
Em 07 de julho de 2002, em culto solene, o Pastor da Igreja declarava concluída a restauração do Templo da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro. As flechas sobre as torres nunca antes construídas, torreões e a fachada posterior foram feitas e refeitas para glória de Deus e testemunho do Evangelho.

*Informações extraídas do site da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro. Para saber mais acesse www.catedralrio.org.br.











Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog " A Serviço do Senhor "
Diác. Rilvan Stutz " O Servo com Cristo "
Retirado do Portal - IPB - Apecom