Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

terça-feira, janeiro 22, 2013

SOU CRENTE E SOFRO DE DEPRESSÃO

         EDIFICAÇÃO

      




Carta
É a primeira vez que lhe escrevo, perdoe-me, mas por ver como o senhor recebe correspondências em grande número nunca acreditei que teria resposta se um dia lhe escrevesse, mas agora minha situação ficou muito dura para que pudesse resistir, então resolvi escrever-lhe. Sei como é difícil responder a todos, mas peço, imploro, por favor, ajude-me, o senhor é uma ultima tentativa de buscar uma ajuda, pois não sei mais o que fazer. Sei que o texto é longo e que o senhor não dispõe de tempo, mas pelo amor de Deus considere este e-mail, preciso só de alguns esclarecimentos, de uma palavra amiga ou sei lá o que, preciso de ajuda, ajuda que possa me mostrar uma luz em meio às trevas.
=
Sei que este será mais um e-mail falando de depressão, sei que talvez até lhe falte paciência pra responder mais uma vez, mas leia minha História e ajude-me, por favor.

Minha namorada era alguém que eu desejava muito me casar, mas nos últimos meses não estávamos mais nos entendendo e sabe por quê? Tudo por causa da desgraça da depressão, não dormia mais, não comia e isso gerava problemas que nem eu sei de onde vieram. Depois que fiquei sozinho sem ela, minha depressão aumentou, não sei se crônica, mas fiquei muito mal, não comia, não dormia, cheguei a ficar três noites sem dormir, não me cuidava mais, não tomava banho, não suportava nem mesmo ver a luz do sol, não saia do quarto e é exatamente desta forma que estou vivendo hoje.

Hoje, estou desempregado e prestes a ser despejado de meu aluguel, pois não tenho condições de pagar os cinco meses atrasados, se isso acontecer irá morar na rua, pois não tenho pra onde ir.

Sei que o senhor irá dizer que o que falta é uma atitude, é isso que as pessoas que amo fazem comigo, pessoas que eu achei que ficariam do meu lado hoje dizem que eu não tenho ideia, que sofro porque quero não trabalho porque não quero, mas como posso lutar por mim mesmo se o que mais desejo é morrer? Como posso sair disso se o que mais quero é nunca ter existido? Até mesmo a pessoa com quem sonho em casar-me diz não entender como eu, um jovem com saúde não pode tomar uma atitude. Porque as pessoas agem assim pastor? Porque julgam tanto uma pessoa com depressão?

Estou desesperado, com uma angustia que não acaba que não quer ir embora, não vejo sentido em nada mais, penso que sou um desgraçado, um miserável, parece uma idiotice o que vou falar, mas eu estou chateado, triste com Deus, sei que talvez isso seja culpa minha, mas eu nunca quis ficar doente assim, nunca quis ter essa porcaria de doença, nunca quis ter uma vida de sofrimento, nunca quis ser um nada. Então como pode ser minha culpa? Não tenho ninguém, e não sou um que fica esperando as pessoas gravitarem ao meu redor para me ajudarem, sou um que sofre sem saber por quê. Que sofre querendo morrer.

Por que, pastor sofro assim? Sempre fui fiel a Deus, quando pecava ficava triste por ter decepcionado o Senhor, sou Cristão há 10 anos a não sei mais o que fazer de minha vida. Não tenho amigos, não tenho com quem conversar não tenho mais nada, estou falido e sem rumo. Não posso voltar pra XXX porque infelizmente o relacionamento com minhas tias de parte de mãe nunca foram próximos, nem bons, e com a família de meu pai não sei onde estão, pois eles sumirão logo quando meu pai morreu há 16 anos.

Quero morrer, mesmo sabendo que isso vai me condenar eternamente, mas não sei mais o que fazer, hoje é 06.05.2012 e eu não como nada há três dias. Já procurei minha igreja e me disseram que iam me ajudar, mas até hoje nunca tive resposta, mesmo tendo os procurado por duas vezes, isso já faz três meses, me disseram que não poderiam me ajudar muito porque estão reformando o templo, é um evangelho desgraçado que vivem que é mais importante reformar umas paredes que cuidar de pessoas, isso me deixa decepcionado.

Por favor, me ajude, sei que este texto longo deve ter deixado senhor com o cabelo em pé de tanta raiva por conta de sua falta de tempo, mas eu precisava dizer um pouco de tudo o que me faz sofrer, estou cansado de sofrer e não sei mais o que fazer, sei que seria um covarde em suicidar, mas como posso viver vegetando? Sem prazer, sem alegria sem nada? Tenho um amigo, ou achei que tinha, ele é pastor, fui conversar com ele procurando desabafar e o que ele me disse é que eu teria que tomar uma atitude porque é inaceitável um jovem como eu ficar sem querer nem sair de casa, fui grosso com ele, disse que desejo a ele tudo do que passo em dobro em sua vida, apenas para que ele saiba o que estou passando. Sei que estou errado, mas sentimentos ruins estão entrando em meu coração e me deixando cada vez mais mal.

Ajude-me, não sei o que fazer mais, não estou lhe pedindo dinheiro, me ajude com algum conselho, um fôlego ou sei lá o que.

Obrigado por ler meu e-mail e desculpe os erros e o texto grande.


Resposta do Pr. Denilson Torres
Querido irmão,
Não há porque se sentir como incomodo aqui. Nós existimos exatamente porque Deus nos chamou para trabalharmos com pessoas que, de outro modo, não teriam como encontrar resposta Dele para suas lutas e angustias. Efetivamente temos muitas cartas para responder, mas assim que li sua carta Deus colocou em meu coração que deveria respondê-la prioritariamente. Receba esta mensagem como expressão do amor de Deus por você e de como Ele se preocupa e cuida de sua vida.

A depressão é sem dúvida uma das mais comuns e incompreendidas enfermidades que pode acometer o ser humano. Exatamente porque não há nada visual que possa identificá-la. A pessoa que sofre da depressão aparentemente está bem e as demais pessoas não conseguem entender que a dor causada pela enfermidade é tão real quanto qualquer outra dor que se possa imaginar, e ás vezes é até maior.

Assim, o enfermo termina recebendo muito mais palavras de crítica e condenação que abrigo, o que normalmente agrava ainda mais o estado, pois ela própria muitas vezes não consegue identificar o porquê da tristeza e do desânimo que a está tomando.

Depressão é enfermidade de alma, mas também é enfermidade física. Nós seres humanos somos seres totais, não somos compartimentos divididos em corpo, alma e espírito. Somos tudo junto: corpo alma espírito e este conjunto interagem em si. Uma enfermidade de alma afeta o corpo e vice-versa.

No caso da depressão, ela é uma enfermidade de alma que afeta o corpo físico. Deste modo a química cerebral é desequilibrada o que faz com que a pessoa tenha enormes dificuldades em seu dia-a-dia para ter uma vida produtiva. É exatamente como qualquer outra enfermidade física.

Assim, não adianta tratar do corpo se não tratar da alma, nem tratar a alma se não cuidar do corpo.

Infelizmente, no meio evangélico criou-se a ideia de que a depressão é apenas enfermidade de alma e que o crente não pode ficar deprimido, pois tal coisa demonstra falta de fé. Gente que quando têm dor de cabeça toma aspirina sem nenhum sentimento de culpa, hipertensos que usam constantemente captopril, diabéticos que não abrem mão da insulina, míopes que não dão um passo sem os óculos, mas condenam pessoas que tomam remédios para combater a depressão.

“Meu psicólogo é Jesus” – Afirmam – Mas quando têm seus próprios problemas de saúde, sabem muito bem buscar o auxílio do especialista humano. A questão da depressão é mais uma denúncia de como sabemos ser misericordiosos conosco e críticos com os outros.

A forma de encontrar tratamento e cura para a depressão é atacar nas duas vertentes. É trabalhar para a cura da alma e buscar tratamento para a cura do físico. O Fruto do Espírito é espaço para a cura da alma e certamente só por ter escrito para nós já representou alívio para você, pois há unção de Deus aqui para trabalhar esta dimensão. Escreva-me sempre, deixe o Espírito tratar de sua alma trazendo quietude e paz.

À medida que for caminhando busque também tratamento físico com um psiquiatra ou psicólogo. São profissionais que poderão lhe receitar tratamento adequado.

Este é o verdadeiro caminho da cura.

Conte sempre conosco.

“Receba minhas orações e profetizo bênção e cura de Deus em sua vida”.

 




Holdings - Tel Aviv - Jafra - Israel
O Blog - " A Serviço do Senhor "
Diác. Rilvan Stutz " O Servo com Cristo"
Pr. Denilson Torres - Fruto do Espírito