Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sexta-feira, dezembro 18, 2009

GUARANÁ COM DNA SEQUENCIADO

NOTÍCIAS PELO MUNDO


Uma rede formada por doze grupos de pesquisa na região Norte vai sequenciar o genoma_protect And Ru("ads_core_render_ad"m_render_ad)do guaraná(Paullinea cupana).
=
A planta foi escolhida devido a sua importância econômica para a
Amazônia. O projeto de sequenciamento será coordenado por Spartaco Astolfi, da Universidade Federal do Amazonas, e terá participação de pesquisadores do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e de universidades da região, como a Federal do Pará. mais: Grupo de cientistas planeja seqüenciamento do guaraná Produto foi escolhido porque tem exploração econômica significativa. Grupos de pesquisa de todos os estados da região Norte do país, reunidos numa rede de pesquisa e desenvolvimento, vão fazer o seqüenciamento genético do guaraná do Amazonas.
=
A rede está em fase de finalização, mas até o momento, 12 grupos estão envolvidos no projeto. O Guaraná foi escolhido por ser produto típico, nativo da região Norte, tem exploração econômica significativa e é um símbolo da região amazônica. Os grupos de pesquisa participantes da Rede são formados por universidades de todos os estados da região Norte, Centros da Embrapa e institutos de pesquisa, como o INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia) órgão vinculado ao Ministério.
=
O financiamento do projeto para seqüenciamento do Guaraná contará com parceria do MCT/CNPq - Programa de Biotecnologia e Recursos Genéticos, dos Estados e órgão finaciadores da região amazônica. Os trabalhos terão início em novembro e deverão estar concluídos em dois anos. O coordenador da Rede é o professor Spartaco Astolfi, da Universidade Federal do Amazonas. A biotecnologia integra o elenco de ações consideradas estratégicas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do País. Como resultado das diversas iniciativas governamentais e das empresas, este setor vem se tornando cada vez mais atraente e competitivo em função da ampliação da capacidade inovativa e da eficácia para agregar valor aos produtos que são gerados.
=
O governo brasileiro, reconhecendo a importância deste segmento, priorizou a biotecnologia no âmbito do Programa Plurianual-PPA e está lançando o Programa de Biotecnologia e Recursos Genéticos, que se caracteriza como instrumento de política de C&T, destinado a apoiar iniciativas abrangentes visando fortalecer a base científica e tecnológica, ampliar a capacitação de pessoal especializado, modernizar a infra-estrutura existente e criar ambiente favorável ao desenvolvimento de bioindustrias. A biotecnologia integra um conjunto de tecnologias habilitadoras que permitem utilizar, alterar e otimizar organismos vivos ou suas partes, células e moléculas, para gerar produtos e processos e serviços especializados com aplicações diversas nas áreas de saúde, agropecuária e meio ambiente.
=
Estão incluídas as pesquisas sobre genômica, terapia gênica e nanotecnologia, que trata do domínio das técnicas de transformação a partir de moléculas e que estão revolucionando vários segmentos da biotecnologia e apresentando perspectivas para desdobramentos ainda nesta década. Por exemplo, são grandes as expectativas em relação aos benefícios que serão proporcionados pela era pós-genômica, quando inúmeras respostas poderão ser dadas para desafios existentes na agricultura, medicina, farmacologia e outras áreas.





Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Prof. Gerson Aranha-Membro Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro