Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, novembro 19, 2011

PIRÂMIDE ALIMENTAR

CUIDANDO DA SAÚDE






==================Rede de Divulgação



Uma dieta saudável pode ser resumida em três palavras: variedade, moderação e equilíbrio. Para facilitar o emprego desses princípios o Departamento de Agricultura dos EUA criou a Pirâmide Alimentar, que divide os alimentos em seis grupos básicos e recomenda um número de porções diárias de cada grupo. Estas porções são de tamanho médio e, se uma pessoa seleciona uma variedade de alimentos de cada grupo não terá problema em montar uma dieta equilibrada.


Hoje em dia, existe o Guia Alimentar para a população brasileira, onde estão registradas as recomendações mais atualizadas em relação aos principais nutrientes que não devem faltar para uma dieta equilibrada.
=
Para manter a saúde, o corpo precisa de equilíbrio adequado de carboidratos, gorduras e proteínas para obter energia, crescer e reparar ou substituir as células danificadas.

=
Os grupos de alimentos que fazem parte da pirâmide alimentar são:

=
Pães, cereais, massas e arroz: 6 porções diárias.
São alimentos ricos em carboidratos e são importantes fontes de Vitamina B, magnésio e outros minerais. Sempre que possível, use produtos integrais. Combine cereais com feijões e outras leguminosas para formar uma proteína completa com baixo teor de gordura.
=
Vegetais: 3 porções diárias.

Uma combinação desses alimentos fornece fibras e inúmeras vitaminas e minerais, inclusive vitaminas A e C, folato, potássio e magnésio bem como importantes substâncias que impedem o crescimento de tumores. Inclua porções de brócolis, couve de bruxelas, repolho e outros vegetais crucíferos 3 4 vezes por semana. Esses alimentos, junto com os vegetais amarelos ou alaranjados contém bioflavonóides protetores.
=
Frutas : 3 porções diárias.

Como os vegetais, as frutas oferecem uma grande variedade de nutrientes, principalmente betacaroteno, vitamina C, potássio, fibras, vários bioflavonóides e outras substâncias importantes.
Consuma ampla variedade de frutas, incluindo pelo menos uma fruta cítrica (laranja, maracujá, limão, acerola, etc.) por dia. Incorpore-as às refeições e consuma nos lanches, no lugar de produtos ricos em gorduras e açúcar.
=
Leite e derivados – 3 porções diárias.
Os laticínios como leite, queijo e iogurte são as principais fontes de cálcio. Também fornecem proteínas e vitaminas do complexo B. Opte por laticínios com pouco teor de gordura, como leite e iogurte desnatado. Dê preferência as marcas enriquecidas com vitamina A e D.
=
Carne vermelha, frango, peixe, feijões – 1 porção diária.
Este grupo fornece a maior parte da proteína da dieta bem como vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, magnésio, zinco e outros minerais
Prefira frango ou peixe, limite o consumo de carne vermelha, escolhendo sempre as carnes magras e retirando a gordura antes de cozinhar.
=
Açúcar e gorduras: máximo: 1 porção por dia.
Apenas uma quantidade muito pequena de gordura é necessária para que o organismo desempenhe suas funções adequadamente. Escolha as gorduras monoinsaturadas, como óleo de canola e azeite de oliva. Acrescente sabor usando temperos em vez de fritar em óleo ou usar molhos gordurosos. Retire a gordura de carne de sopas e cozidos.
Seguindo essas simples e preciosas dicas, sua saúde estará em dia!!















Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz " O Servo com Cristo"

Cristina Silva - Dicas de Nutrição