Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, novembro 03, 2008

LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO

DIREITOS HUMANOS
=
Liderança sempre será um predicado indispensável para o administrar implica o trato com pessoas para consumar objetivos pré-estabelecidos. O líder cuida para que haja bom entendimento entre todos de modo que se sintam cômodos, façam a sua parte e ajudem-se mutuamente. Neste sentido, a comunicação é essencial e deve ser sempre uma via com duas mãos: saber expor e saber ouvir com atenção as idéias alheias, pois as melhores provêm sempre desse intercâmbio de opiniões que aperfeiçoa o trabalho rumo ao objetivo perseguido.
=
A mais importante tarefa de um líder é formar outros líderes para que o grupo não se extinga defronte da adversidade. O bom administrador deve formar outros administradores, pois o grupo se conserva quando todos evoluem. É conveniente dar oportunidades para que surjam as iniciativas. O exercício da delegação é fundamental na boa administração. O tempo, para o administrador, é de vital importância; saber aproveitá-lo sem ser pressionado por ele é uma arte pouco conhecida. Neste sentido, saber delegar é essencial. A síndrome da urgência conduz ao erro; pensar exige tempo e paciência, antecipação e inteligência. A colaboração mútua fará com que o grupo se adiante aos ponteiros do relógio.
=
O líder atento é um líder consciente, pois tem sempre muito claro o objetivo do trabalho e está sempre acompanhando de perto o grupo, não se deixando abater pelos problemas que vão surgindo, porque o trabalho consiste na sua resolução, e a força do conjunto é maior do que a soma da força de cada indivíduo. A atenção permite antever um problema e preparar-se para resolvê-lo. E o que atrapalha esse estado são as distrações e as divagações que fazem perder tempo no trabalho e os problemas se avolumem. Uma pessoa atenta pode vislumbrar um acidente antes que ocorra, e assim evitá-lo.
=
Liderança implica respeito que cria o ambiente favorável no trabalho. Todos devem cuidar para que as palavras não ofendam, pois num ambiente de desrespeito, desconfiança e desunião pouco é o que se pode produzir. As mudanças e as novas idéias sempre devem fazer parte desse ambiente; se é para mudar para melhor, então é melhor mudar. Este pensamento deve estar sempre presente; quem faz melhor está evoluindo. E há sempre uma forma de melhorar o trabalho para que ele não seja rotineiro e aborrecido. Fazer tudo sempre da mesma maneira, sem nenhuma variação ou renovação, faz fracassar a capacidade de iniciativa da inteligência, submergindo as pessoas no marasmo, no tédio e na desconfortável sensação de inutilidade.
Liderar, enfim, é cuidar de si mesmo, das pessoas e do ambiente, para que o trabalho não seja um fardo, um castigo, mas uma parte importante da vida, um aprendizado, uma forma de felicidade.
=


Holdings Tel-Aviv - Jafra - Israel
Nagib Anderáos Neto - Membro Shvoong

Diácono Rilvan Stutz - Membro Shvoong

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
www.reierei.blogspot.com