Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, junho 19, 2010

AÇÚCAR MASCAVO - NATURAL OU INDUSTRIALIZADO?

CUIDANDO DA SAÚDE
Nas gôndolas dos mercados, o espaço reservado aos produtos naturais não pára de crescer. E ao mesmo tempo que a variedade aumenta, novas dúvidas surgem na cabeça do consumidor. Quem nunca parou diante de uma prateleira tentando entender a diferença de aparência, de preço e, principalmente, das propriedades nutricionais existente entre os produtos naturais e os industrializados?

Livres, ou quase livres, de produtos químicos e do processo de industrialização pelo qual a maioria dos alimentos passa, os produtos naturais têm ganhado cada vez mais adeptos.

Em busca de uma alimentação melhor e mais saudável, muitos tentam substituir os tradicionais industrializados pelos produtos naturais, ou simplesmente incluir alguns deles ao cardápio. Mas será que existe muita diferença entre eles? Que tipo de benefício ou malefício um e outro pode trazer ao organismo? Os produtos naturais são menos calóricos? O consumo desses alimentos pode enriquecer a dieta?

Para sanar essas e outras dúvidas, e até mesmo para fazer com que a possível mudança de hábitos alimentares seja mais pensada e consciente, esse assunto será tratado nesta e nas colunas seguintes. A cada semana um tipo de alimento será detalhado para esclarecer quais são as diferenças entre a "versão" industrializada e a natural.

Hoje é a vez do açúcar, alimento cujo sabor é capaz de agradar quase todos os paladares e é até mesmo usado para acalmar as emoções.

Há vários tipos de açúcar no mercado, mas a diferença calórica entre eles é ínfima. No entanto, o processo pelo qual cada um passa antes de chegar à mesa acaba afetando a quantidade de vitaminas e sais minerais presentes neles. Veja como é a produção de cada um e, na sequência, suas informações nutricionais:

Açúcar refinado: é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais.

Açúcar mascavo: extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais.

Açúcar demerara: é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.

Açúcar orgânico: no plantio da cana não são usados adubos nem fertilizantes químicos. O processo de industrialização é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável. Tem valores nutricionais similares ao mascavo.

Frutose: é extraída das frutas e muitas vezes do milho. A frutose fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A grande diferença é o seu "poder de adoçar", 33% maior que o açúcar comum.


Em 100 gramas de açúcar encontramos:

Refinado Mascavo e demerara Orgânico Frutose
Energia 387 kcal 376 kcal 399 kcal 400 kcal
Carboidratos 99,90g 97,30g 99,3g n/d
Vitamina B1 0mg 0,010mg n/d n/d
Vitamina B2 0,020mg 0,010mg n/d n/d
Vitamina B6 0mg 0,030mg n/d n/d
Cálcio 1,0mg 85mg n/d n/d
Magnésio 0mg 29mg n/d n/d
Cobre 0,040mg 0,300mg n/d n/d
Fósforo 2mg 22mg n/d n/d
Potássio 2mg 346mg n/d n/d
Proteína n/d n/d 0,5% n/d

Fonte: Profª Dra. Sonia Tucunduva Philippi

Repare que entre o açúcar refinado e os ditos naturais (mascavo, demerara, orgânico e frutose) a energia fornecida é praticamente a mesma. A grande diferença é os naturais têm vitaminas e minerais e não passam por processos químicos, o que é ótimo para o organismo.

Depois de ler essas informações, que tal experimentar uma receita com açúcar mascavo? O bolo de maçã com damasco é muito bom!












Holdings. Tel - A viv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Folha Online - Artigos
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro