Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, junho 07, 2014

EDUCAÇÃO RELIGIOSA: UMA NECESSÍDADE...










Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para as estabelecer (Senhor é o Seu nome): Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes. (Jr. Cap. 33:2 e 3).

Toda vez que falamos ou ouvimos falar sobre educação religiosa, geralmente temos a tendência de reduzi-la a um período digamos pequeno, nos questionamos: em que situação me encontro? Normalmente ficamos situado entre os anos de estudo vividos por uma determinada pessoa em sua estrada Evangélica. Com isso, fica claro que a grande necessidade dos Evangélicos deveriam caminhar com maior zelo e intensidade. A intenção é sempre crescer na comunhão no estudo que é uma “ponte” para a melhor educação religiosa.

Relacionamos a educação religiosa com a nossa formação, na Igreja que participei ou participo, sua base e critérios com a formação do homem que precisamos ser, revisar o que aprendi, o que sou eu hoje! Será poderemos nos colocar como prontos em todos os sentidos. Já me considero um Servo pronto? Eu focalizo que devemos sempre aprender na educação secular e Evangélica, precisamos crescer, só assim poderei me considerar mais seguro e verdadeiramente o Servo de Cristo.       

É assim que muitos dizem, mas devemos ter grande cuidado, precisamos olhar com carinho a “minha formação”, ter a Bíblia como meu “escudo” verdadeiro.  Porém, seria esta a interpretação, o caminho correto? Não deveríamos nos preocupar e deixar o caminhar pela estrada do Cristão acontecer normalmente? Digamos com o significado todo próprio e lógico? Ou não estaria ocorrendo uma tentativa de transformar todo um processo natural e gradual de um Servo do Senhor, num simples limite específico.  

Sabemos que os estudos fazem parte de um processo de formação, o processo de educação Cristã. No entanto, é equivocado afirmar e limitar educação à etapa de estudo. Além do que, educação é muito mais do que um período, que uma etapa, que uma tarefa, ou ainda que uma fase. Educação o processo em que o humano vai buscando trilhar se aperfeiçoando, se tornando um “Arauto nas tarefas Evangélicas. O caminho do amadurecimento Cristão deve ser integral, para sempre. Este processo não é momentâneo ou passageiro, mas sim uma dinâmica que precisa ser buscada e vivida durante toda a existência.

Esta interpretação parece, em primeira instância, um tanto superficial, sem muito fundamento, dizem: o “Cristão uma vez Cristão, sempre pronto”. Enfim, com um significado distante e irreal daquilo que é "normal" escutarmos cotidianamente e lamentamos sempre. Destarte, precisamos deixar de lado a intenção de querer sempre simplificar concepções, para que as mesmas se tornem mais acessíveis à nossa compreensão no crescimento Evangélico.

É justamente por isso que muitos não dão tanto valor às coisas importantes do seu cotidiano Evangélico, o que somariam e muito a sua vida Cristã.

Neste caso, à educação necessária vai enfraquecendo com o tempo e, o tempo passa rápido, assim o servo de Deus vai perdendo seu brilho e seu valor originário. Não podemos deixar que todo um processo existencial do ser humano Evangélico se encaixe dentro de uma concepção simplista que formulamos muitas vezes inadequadamente. Educação é passar de uma mentalidade, crescimento, valor e o bom senso comum a uma consciência.

Significa sair de uma concepção fragmentária, incoerente, desarticulada, implícita, degradada, mecânica, passiva e simplista, para assumir uma concepção unitária, coerente, articulada, explícita, original, intencional, ativa e cultivada no seio natural de escolhido do Pai Celeste.
=
De tudo o que foi dito, conclui-se que a passagem do senso comum à uma consciência é condição necessária para situar a educação religiosa: uma necessidade, dentro de seu significado primordial. Preocupar-se com a elevação do nível de consciência do “Arauto” do Senhor, forte e preparado. Pregamos que todo um povo, toda nação, precisa reconhecer o maior crescimento possível em sua educação religiosa no sentido e, no valor de nossa existência.
=
A filosofia da  "práxis" ( Palavra Grega que significa: O fundamento do conhecimento, o critério da verdade, e a finalidade da teoria), não quer maternos na consciência primitiva do senso comum, mas busca, ao contrário, conduzir-nos a uma concepção de vida superior, preparados pelo estudo e “iluminados pelo Senhor dos exércitos. Da mesma forma, deveria nossa consciência ser trabalhada para que o sentido da educação religiosa fosse sempre mantido, no melhor patamar do verdadeiro Cristão. Precisamos ser notados como a essência que move nossa consciência Evangélica.
=
A educação humana nos vem de três princípios básicos: a natureza, o homem, e as coisas. A educação religiosa reflete da Fé, comunhão e o zelo Cristão.
Assim, o desenvolvimento interno de nossas faculdades e de nossos órgãos é a educação do estudo necessário ao Cristão, é o crescimento do homem de Deus. O uso que nos ensinam a fazer desse desenvolvimento é a educação Cristã, nos leva ao “Ide” ao amor Cristão dos homens de Deus. Adquirida dos objetos que nos impressionam, por experiência própria, é a educação necessária em momentos certos em nosso viver, na Igreja, no crescimento da fé, na tão necessária comunhão religiosa: “uma necessidade”. 

Por isso, educação não é somente uma atividade é, acima de tudo o caminhar com Cristo, a educação religiosa ultrapassa toda e qualquer fraqueza do Cristão e constrói permanentemente a vida do ser humano Evangélico, o Servo fiel de Deus.



Por Diácono Rilvan Stutz





Holdings Tel Aviv – Jafra – Israel
Dc. Rilvan Stutz – “O Servo com Cristo”
O Blog Rei dos Reis - “A Serviço do Senhor”
Portal Interlegis.gov.br – Direitos Humanos – Membro
Instituto de Pesquisas (Arqueológicas) – Membro
Academia de Natânea – Membro - Isarel