Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, julho 15, 2009

A VOZ DO PROFISSIONAL

CUIDANDO DA SAÚDE



Tal como as impressões digitais, também a
voz é algo de característico e único em cada ser humano. A nossa voz apresenta-nos perante o outro: ela varia de acordo com o sexo, a idade, a profissão, a personalidade, o estado emocional e a intenção comunicativa com a qual é utilizada. É através da nossa voz que expressamos sentimentos, emoções, ideias e pensamentos. Ela mostra quem somos.
=
A voz é uma forma completa e especificamente organizada de actividade consciente, possuindo não só a função de comunicação, mas também a de abstracção da realidade e de organização da actividade mental, regulando o comportamento, reorganizando a percepção, introduzindo o homem no mundo simbólico como elemento activo. Conseguimos comunicar com os outros utilizando apenas a voz, como por exemplo numa conversa telefónica, e somos perfeitamente compreendidos.
=
Se usufruir de uma voz agradável, trabalhada, bem colocada e projectada é desejo de qualquer pessoa, para aqueles que trabalham diariamente utilizando a sua voz o treino vocal torna-se uma necessidade criada pela profissão; para estes é aconselhada a formação em Técnica Vocal, no sentido de dar resposta às dificuldades encontradas no desempenho da sua profissão. Na maior parte dos casos, o profissional da voz tem pouca consciência de que possui um instrumento de trabalho valioso e frágil, ao qual dirige pouca ou nenhuma atenção e fracos cuidados. O chamado Profissional da Voz é qualquer indivíduo que utiliza a voz como instrumento de trabalho, ou seja, que depende da voz para exercer a sua profissão. Assim, são profissionais da voz os cantores (a solo ou em coro), os actores, os professores, os formadores, os locutores de Rádio e Televisão, os animadores sociais, os intérpretes de conferência, os advogados e juízes, os operadores telefónicos, os políticos e oradores, os vendedores e promotores, os guias turísticos, entre outros.
=
Para um profissional da voz, o aparelho fonador é o seu instrumento de trabalho mais precioso, já que é ele que o permite exercer diariamente a sua função. Sem a voz, cerca de 50% dos portugueses não teriam como trabalhar. É do domínio público que existe um acentuado número de profissionais desta natureza que sofrem problemas relacionados com a voz, resultantes da sua incorrecta e abusiva utilização, nomeadamente a nível de má colocação e má respiração. Se acrescentarmos a isto o pouco ou nenhum conhecimento em relação ao aparelho fonador e ao seu funcionamento, as repercussões na saúde do profissional só podem ser desastrosas.
=
Neste contexto, as aulas de Técnica Vocal são especialmente aconselhadas aos profissionais da voz, pois providenciam a aquisição prática da técnica para prevenir os distúrbios vocais, possibilitam a manutenção dessas práticas correctas, e contribuem também para o tratamento da maioria dos distúrbios e disfonias. A aquisição da técnica para o correcto uso da voz passa então a ser, para estes profissionais, uma questão de sobrevivência de carreira.





Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Prof. Ana C. Ferreira - Membro Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong

Catedral Preasbiteriana do Rio de Janeiro

http://wwwreierei.blogspot.com