Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

terça-feira, janeiro 06, 2009

IDIOMAS NO MUNDO

NOTÍCIAS PELO MUNDO
=
A Babel está em perigo. Tanto que a Unesco decretou 2008 como o ano internacional das línguas. O objetivo é chamar a atenção para o fato de que muitas línguas estão morrendo, levando com elas lendas e tradições milenares.
=
Além de animais e plantas, organizações internacionais preocupam-se com a extinção dos idiomas. Segundo a Unesco, existem no planeta aproximadamente 6.000 línguas. Estima-se que 3.000 delas correm o risco de desaparecer. O Brasil é um dos países que concentra maior número de línguas em risco de extinção. Poucas palavras de origem tupi sobreviveram no país, como é o caso de cutucas.
=
A ONU tem 6 línguas oficiais, usadas em encontros e documentos internacionais. São elas: Árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol. A Europa é um caldeirão de idiomas: muitos também em risco de desaparecer. O catalão é a línguas tem maior número de falantes no velho mundo. Na Turquia e Vetnã é possível ao menos "ler" as placas nas ruas, graças ao uso de letras latinas para a escrita.O conjunto de sinais e gestos utilizados pelos surdos-mudos também é considerado um idioma. As escolas que o ensinam, por exemplo, são consideradas bilíngües. No Brasil, o idioma surdo-mudo se chama Libras.
=


=
Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Uol Educação - Fonte Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro