Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quinta-feira, maio 21, 2009

RESUMO DE MODELO E PROJETO DE AÇÃO

DIREITOS HUMANOS
=
A dificuldade na aprendizagem da leitura, observada em uma turma de 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Manaus.
=
Sabemos que o sucesso da educação tem seu princípio no ato de ler. A fome pela leitura, por sua vez não se origina da imposição advinda da escola, através de seus professores, pedagogos, gestores e demais funcionários, nem de seus familiares, que no caso da grande maioria dos alunos da escola em questão, são pessoas que não obtiveram gosto pela leitura por não terem compreendido a importância da mesma para a tão sonhada emancipação social. A paixão pela leitura se desenvolve a partir do momento em que o sujeito internaliza que é preciso ler (no sentido mais amplo do ato de ler), para conhecer a organização das micros e da macro sociedade, para que a partir desse conhecimento possa lutar pelos seus direitos, sabendo de seus deveres.
=
A dificuldade na leitura é uma triste realidade que atinge a grande maioria das escolas públicas municipais da cidade de Manaus. Todavia, diante de tamanho déficit na aprendizagem, temos que buscar estratégias para tentar transpor as barreiras que foram colocadas ao longo da história e que dificultam o bom desenvolvimento das atividades educativas. Pensando assim tomamos a iniciativa de realizar este Projeto de Ação, objetivado em intervir positivamente na realidade.
=
OBJETIVO GERAL
=
Atender as necessidades básicas dos alunos, afim de que possam continuar a vida escolar com os pré-requisitos básicos.
=
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
=
Elevar a auto-estima através de palestras atividades diversas e dinâmicas. Apresentar a importância da leitura para a vida em sociedade. Desenvolver atividades em equipe, possibilitando aos alunos a avaliação de desempenho. Discutir sobre a estrutura física da escola. Orientar pais ou responsáveis sobre a importância da auto-estima. Orientar pais ou responsáveis sobre a importância do reforço escolar e do acompanhamento familiar para o sucesso do aluno.
=
ATIVIDADES
=
Visita a Residência dos alunos com o objetivo de dialogar sobre a importância do reforço escolar, do acompanhamento familiar e de elevar a auto-estima dos discentes. Realização de aulas de reforço, desenvolvendo-se através de atividades dinâmicas que privilegiem o desenvolvimento da habilidade na leitura e a auto-estima.







Holdings. Te - Aviv - Jafra - Israel
Prof. Raimundo (Supersvisor e Orientador Educacional)
Membro Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro