Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, outubro 12, 2008

O JUST-IN-TIME

NOTÍCIAS PELO MUNDO
O JUST-IN-TIME (JIT)
=
O JUST-IN-TIME (JIT) O JIT nasceu no Japão, no início da década de 50 e muitos fatores que contribuíram para a criação deste método. Estão as adversidades enfrentadas por este país na época. O país, recentemente, havia saído de uma guerra, além de possuir poucos recursos, por sua geografia acidentada e montanhosa.
=
Ainda possuía o agravante de ser um arquipélago, dificultando muito a logística e o transporte dos recursos a serem transportados. Just in Time (livre tradução: "Em Cima da Hora") é o princípio, re-introduzido na gestão empresarial pelos japoneses (já havia sido utilizado no princípio do século XX por Henry Ford), que se caracteriza pela administração eficiente dos recursos, com a manutenção apenas de quantidades suficientes, sem nenhum excesso, tanto das matérias primas ou insumos, quanto dos produtos acabados.
=
Esse tipo de gestão da produção diminui os gastos com armazenagem, espaço e pessoal. Exige, todavia, dinamismo na relação com os fornecedores e clientes, além de sistemas confiáveis de controle. A maior vantagem é o menor volume de capital "empatado". A filosofia do JIT está em produzir somente o necessário, se em um dia possa produzir milhões, mas o necessário são apenas dez mil, então produza apenas o necessário com tempo de sobra para a perfeição e sem desperdicios. O objetivo da implementação do sistema JIT á curto prazo é a redução do custo de manufatura pela melhoria da produtividade, enquanto que o objetivo á longo prazo é realçar a flexibilidade pela redução dos leads times.
=
O processo de implementação do JIT envolve alguns passos, como a implementação de outras ferramentas próprias e integradas ao sistema, para um perfeito fucionamento.
=


Analista Banzato Muora Turbino
Canal Shvoong - Membro
Editado Por Diácono Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
http://www.reierei.blogspot.com