Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

terça-feira, março 24, 2009

VITAMINA C: PROMOVE FAXINA NO ORGANISMO

CUIDANDO DA SÁUDE
=
Pesquisadores brasileiros da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Butantã, apresentaram dados reforçando que a vitamina C não só protege o organismo como o faz de modo mais eficiente do que se imaginava antes. Ela é uma faxineira do metabolismo. Já se sabia que ela age como antioxidante, combatendo os radicais livres, substâncias que provocam lesões em moléculas e estão envolvidas no envelhecimento celular.
=
O novo estudo, publicado na revista científica PNAS, de março último, mostra que além de ter essa ação direta de neutralização, a vitamina C também age indiretamente sobre os radicais livres, ao acelerar as reações de um grupo de enzimas que impedem a formação dos mesmos. Quando o corpo humano está em perfeito funcionamento, há um balanço entre substâncias oxidantes e antioxidantes. Mas, se por algum motivo os primeiros aumentam de quantidade ou os segundos diminuem, temos o chamado stress oxidante e o resultado são doenças dos mais diversos tipos, explica o bioquímico Luis Eduardo Soares Netto, do Instituto de Biociências da USP.
=
Para retomar o equilíbrio, o ideal é diminuir a formação dos oxidantes e aumentar a presença dos antioxidantes e é aí que a vitamina C entra: numa ação direta ela neutraliza um precursor dos radicais livres, o peróxido de hidrogênio (mais conhecido como água oxigenada), transformando-o em água e no mecanismo indireto, estimula a ação de uma enzima denominada peroxirredoxina, que, como o próprio nome diz, também decompões os peróxidos em H2O evitando a formação de radicais livres. Essa reação química, na presença da vitamina C, fica mais rápida, uma vez que a enzima – rouba elétrons da vitamina.








Holdings.Tel - Aviv - Jafra - Israel
Prf. Luiz E. S. Netto - Membro Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
http://www.reierei.blogspot.com/