Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

terça-feira, setembro 06, 2011

ALECRIM

NOTICIAS PELO MUNDO







=
Alecrim é uma planta de aroma forte, muito agradável, o alecrim ou alecrim-de-cheiro, é uma pequena planta de aspecto arbustivo que pode chegar até 1,5 m de altura. Na cozinha suas folhas, flores e frutos secos quando triturados formam uma excelente mistura para ser usada como tempero de carnes e massas.
=
mas não é só tempero, pois é muito utilizado na saúde, suas folhas podem ser usadas na forma de chá do tipo abafado para tratar, entre outros sintomas, má digestão, gases, dor de cabeça, fraqueza, como cicatrizante, antimicrobiana, também como estimulante do couro cabeludo. Alguns estudos comprovam ainda a indicação desta planta no tratamento da hipertensão e seu uso externo nos sintomas de reumatismo.
=
DICAS DE CULTIVO:
Seu cultivo pode ser feito a partir de mudas preparadas por estacas retiradas da planta ou por mergulhia, podendo ser cultivadas em vasos, canteiros, horta ou jardim. Cresce bem em solo rico em calcário e em ambiente úmidos e de clima ameno.
=
ATENÇÃO:
É uma planta pouco tóxica, mas a ingestão
de grande quantidade das folhas pode provocar intoxicação com aparecimento de sono profundo, espasmos, sangue na urina, irritação nervosa e em doses maiores, pode levar a morte.
=
CURIOSIDADES:

Existem mais de 10 variedades desta planta em cultivo, todas para o mesmo uso, porém com aromas diferentes.
=
AROMA:
Seu aroma já é usado para a produção de essência. Já industrializado, tem grande útilidade na produção de perfumes,cosméticos e também no uso através das receitas para o preparo de alimentos.
















Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz "O Servo com Cristo!"
Prof. Linda-Mara - Membro Shvoong