Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quinta-feira, março 12, 2009

ORQUESTRA DE SOPROS DE PINDORETAMA

NOTÍCIAS PELO MUNDO
=
A pequena cidade de Pindoretama é localizada a 45 km de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, no Nordeste do Brasil. Possui cerca de 17.000 habitantes e tem sua economia baseada na agricultura e derivados da cana-de-açúcar.
=
Arley França, saxofonista da Banda do Corpo de Bombeiros do Ceará, percebeu que o município de Pindoretama não oferecia aulas de músicas para crianças e adolescentes. Por outro lado constatou também que muitos jovens da cidade ocupavam seu tempo ora nas ruas ora trabalhando na agricultura, deixando assim de freqüentar a escola.
=
Foi nesse cenário que Arley França, em 1999 e aos 22 anos de idade, resolveu criar a Orquestra de Sopros de Pindoretama. O novo grupo musical do Estado nascia com o objetivo de tirar os jovens da ociosidade, combater o trabalho infanto-juvenil, reconduzir esses jovens à escola e gerar novas perspectivas no campo artístico e profissionalizante para os integrantes da Orquestra.
=
Inicialmente Arley conseguiu uma sala de Aula da Prefeitura e alguns instrumentos musicais usados. Após três meses de aula, e sem ter tocado nenhum instrumento musical antes, os trinta integrantes da primeira turma da Orquestra fizeram a sua primeira apresentação. A partir daí o grupo ficou bastante conhecido e passou a ser convidado para se apresentar também nas cidades vizinhas. Com o objetivo de captar recursos para manter o projeto Arley criou a ONG Associação dos Amigos da Arte – AAMARTE.
=
Atualmente a Orquestra possui 55 componentes no grupo principal e mais 50 crianças na escola de iniciação musical. Ao passo que vão atingindo a maioridade os integrantes da Orquestra saem para o campo profissional e suas vagas são ocupadas pelos alunos da turma de iniciação musical. Hoje, além do Maestro Arley, as aulas de teoria musical e prática instrumental são ministradas pelos músicos mais experientes da Orquestra.
=
Um grande diferencial da Orquestra é o repertório composto por gêneros brasileiros. Com oito anos de atividades a Orquestra apresenta nível técnico-musical e histórico que a diferenciam positivamente de outros grupos musicais formados por jovens no Estado do Ceará. Além das mais de 400 apresentações em todo o Estado, a Orquestra se apresentou em Hamburgo, na Alemanha, em 2002 - nos Festivais de Widel, Kiel, Lübeck e Pinneberg – e em 2006 na FAN FEST FIFA da Copa do Mundo de Futebol e nos Festivais Altonale, Kieler Woche e Wine Fest Pinneberg.
=
Cinco diaspor semana, voluntariamente, o Maestro Arley França - que reside em Fortaleza - se desloca até Pindoretama para conduzir os ensaios que têm duração de uma hora. Desta forma a Orquestra de Sopros de Pindoretama vem atuando como uma escola de música e formando instrumentistas de sopro e percussão no Estado do Ceará.






Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diácono Rilvan Stutz - Membro - Shovoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
http://www.reierei.blogspot.com