Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sexta-feira, março 20, 2009

PAPAI, COELHO BOTA OVO?

EDIFICAÇÃO - PÁSCOA
=
Minha filha, Larissa, com apenas um ano e dez meses, não vai me fazer essa pergunta este ano, mas é provável que faça ano que vem. Quero, desde já, desmistificar a Páscoa para ela, mas não me incomodo em manter o glamour do coelhinho e dos ovos de Páscoa, desde que não deixe que ela confunda os significados com os aspectos religiosos.
=
Páscoa é muito mais do que uma data comercial, recheada generosamente com os mais diversos tipos de chocolates. Aliás, percebe-se como é ingrato ter de maneirar nos doces nessa época? Como pensa os gordinhos! Se deixar a
imaginação da criança solta e livre para imaginar o que é a Pascoa, podemos ter surpresas. Vamos ouvir definições como: "é a época do ano em que os coelhinhos voam pelo mundo colocando ovos de chocolate para as crianças que foram boazinhas, e é o Papai Noel que passa a lista pra eles! "Detalhe: coelhinho de páscoa voa, viu? Se pode botar ovos, deve ter asas também!!!
=
Elucubrações infantis à parte, agora que jogo no time dos pais percebo a importância que temos na educação e preparação dos nossos filhos para enfrentar esse mundão aí fora! Temos de ensinar para eles a separar o que são festas e celebrações comerciais do que representam para os eleitos de Deus as datas geralmente usadas para esses fins.
=
Na Páscoa, cujo sentido no Velho Testamento era lembrar o livramento do povo de Deus do cativeiro egípcio, hoje, para nós tem um sublime sigificado da redenção e remissão dos pecados e re(união) a Deus. Lembra ao mesmo tempo momentos de dor e grande sofrimento, mas culmina com lembraças de vitória e júbilo! É isso que devemos inculcar nas mentes dos pequeninos desde cedo, contar-lhes toda a história, seus detalhes (adaptando de forma que entendam de acordo com suas idades). Mostrar que as celebrações do natal têm sentido completo se atreladas às da Páscoa.
=
O povo judeu ainda celebra a Páscoa como no Velho Testamento, a outra parte do povo de Deus, ou seja, nós, podemos dar Glórias a Deus pela libertação do cativeiro egípcio dos judeus, e pela libertação do nosso cativeiro do pecado! Em Fazenda Nova, no agreste Pernambucano, está a cidade-teatro de Nova Jerusalém, que impressiona pela arquitetura. A construção é uma réplica da Judéia sagrada, com lagos artificiais, nove palcos, uma muralha de 3.500 metros e 70 torres. Há quatro décadas, durante a Semana Santa, é realizado o gigantesco espetáculo da Paixão de Cristo, uma peça teatral encenada ao ar livre, que emociona qualquer espectador pela riqueza da produção. Porém ainda mais a nós, conhecedores especializados dos significados de cada ato, de cada fala. Pois são encenados momentos reais que mudaram nossa vida pessoal por ser tratar do sacrifício do Cordeiro Pascoal por nós!
=
Quando as crianças estão maiores, apresentá-las a esse tipo de programa é sadio também. Além do que, o Espírito Santo é soberano para agir em qualquer lugar, de forma que ensinar sobre a Páscoa, seja em casa, nos bancos da Escola Dominical, ou assistindo a espetáculos como esse, podem ser instrumentos de evangelização! Este ano a Larissa vai ganhar só ovinhos de páscoa, mas a partir do ano ano que vem o pacote será mais completo: ovo + coelho (de pelúcia) + historinhas bíblicas ilustradas sobre a Páscoa... Vamos investir tempo ensinando nossos pequeninos as verdades bíblicas nas festas comerciais!





Holdings. Tel- Aviv - Jafra - Israel
Diác. Enos Moura Filho - Iª IPB - Guaraulhos
Ministério Pão Quente Diário
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteria do Rio de Janeiro
www.reierei.blogspot.com