Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, dezembro 28, 2014

UM TRIO DA PESADA: CENOURA, BETERRABA E LARAMJA



A cenoura é um tubérculo com um alto valor nutritivo e que traz numerosas vantagens para o organismo humano. Trata-se de um vegetal que se pode comer cru, cozido, como parte de pratos elaborados... e destaca-se pela sua brilhante cor laranja. Podemos encontrar cenouras durante todo o ano, pelo que podemos incorporá-las na nossa dieta habitual sem problemas. Se quer conhecer todas as propriedades desta hortaliça.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DESTE VEGETAL

Este vegetal destaca-se pelo seu alto teor em vitamina A, é rica em carotenoides, um micronutriente que se transforma nesta vitamina e que tem como funções principais a formação de pigmentos visuais da retina, a manutenção das células que revestem a pele, os olhos, a boca e os órgãos internos.

Além disso, os carotenoides têm propriedades antioxidantes, que ajudam a cuidar da pele, evitam que o envelhecimento e ajudam no bronzeado.

A cenoura é depurativa pelo seu conteúdo em fibra, que arrasta as toxinas do seu organismo e regula também o trânsito intestinal.

Também tem propriedades antissépticas, de normalização do sangue e ajuda em processos de distúrbios digestivos.

Além disso, a cenoura é diurética, pelo seu alto conteúdo em água, ajudando a eliminar pedras de oxalato de cálcio nos rins, e é por sua vez altamente saciam-te, pelo seu alto conteúdo em fibra e água.

Note-se também que é rica em fósforo, pelo que se torna num grande revigorante, útil para as mentes cansadas e como restauradora dos nervos.

BETERRABA

Dentre os benefícios da beterraba, o mais destacado é no combate e prevenção da anemia devido ao seu alto teor em ferro e vitamina C. Para além disso, a beterraba tem ainda os seguintes benefícios para a nossa saúde:

Ajuda no controle da hipertensão.
Previne problemas no fígado e no baço.
Ótima aliada para problemas de prisão de ventre, pois contém pectina que atua como laxante.
Ajuda a prevenir problemas cardíacos.
Fortalece o sistema imunitário.
Excelente fonte de proteínas, ferro e vitaminas.
Ajuda no combate à perda excessiva de líquidos.
Atua no controle do colesterol, por conter substâncias como flavonoides e carotenoides.
Auxilia no fortalecimento dos músculos, devido ao seu alto teor em manganês e potássio.
Ajuda no tratamento da artrite.
Pode ser útil no tratamento de problemas de origem sexual.
Auxilia no tratamento das pedras nos rins.
Beterraba na gravidez
As mulheres grávidas podem consumir beterraba sem qualquer problema. Devido ao seu alto teor em ácido fólico, a beterraba torna-se em uma excelente aliada na prevenção da má formação do bebê. Além disso, ajuda a tornar o sistema imunitário do bebê mais forte.

LARANJA

A laranja é uma fruta muito famosa por seu elevado conteúdo em vitamina C, uma vitamina que tem magníficas propriedades para o corpo humano. Mas ela também é uma fonte muito rica de vitaminas A, B e G e minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Tudo isso faz com que o consumo de laranjas seja ideal para fortalecer o sistema imunológico, prevenir muitas doenças e gozar de um estado de saúde ótimo.

O ácido cítrico que contém converte a laranja em um poderoso desinfetante e depurativo, sendo ótima para dissolver os resíduos acumulados que se encontram nos diferentes órgãos e favorecer a digestão dos alimentos. 

É uma fruta muito boa que exerce uma ação diurética ajudando a limpar, por exemplo, o fígado e os rins e a eliminar líquidos. Também, seu conteúdo em fibra regula o trânsito intestinal e reduz a absorção de gordura.

Deste modo, outra das propriedades da laranja destacadas é a que protege o organismo perante as doenças cardiovasculares. Comer uma laranja diariamente é ótimo para melhorar a circulação sanguínea, já que favorece sua fluidez, e mantém nosso coração mais saudável. Também, se destaca sua capacidade para diminuir o colesterol e reduzir a pressão arterial alta.

Está provado que a laranja, assim como o limão, é eficiente para proteger as células do organismo e impedir o crescimento de determinados tipos de células cancerosas. Isto acontece graças ao seu conteúdo em compostos anticancerosos como o limoneno ou os aminoácidos como a serina ou a alanina. Por isso, comer esta fruta diariamente significa incorporar à nossa dieta um grande alimento antioxidante que ajuda a prevenir várias condições e, entre elas, o câncer.

De fato por ser um forte antioxidante e contar com um elevado conteúdo em vitamina C, a laranja também é considerada como uma fruta capaz de cuidar da pele. Neste sentido, destaca-se entre as propriedades da laranja, sua capacidade para atrasar o envelhecimento dos tecidos da derme e combater impurezas e imperfeições.
Uma vez conhecidas todas as propriedades da laranja, não hesite em incluí-la em sua alimentação diária para começar a aproveitar seus benefícios.



Diácono Rilvan Stutz
Portal Saúde Umcomo.com