Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

terça-feira, novembro 06, 2012

CARTILHA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

      CUIDANDO DA SAÚDE








Uma boa alimentação é sinônimo de uma vida saudável. Confira algumas dicas de como escolher e preparar uma alimentação rica em nutrientes para uma vida saudável:

Se possível, escolha locais tranquilos e agradáveis para realizar suas refeições.
Faça de sua dieta um prazer e não um sacrifício, portanto, como sugestão, promova um rodízio entre os alimentos de cada categoria, inove e monte pratos coloridos e variados
Procure realizar todas as refeições, conforme descrito no cardápio modelo, evitando permanecerem longos períodos sem se alimentar.

 Mastigue bem os alimentos.  Prefira adoçante, especialmente os naturais.
 Evite frituras e alimentos gordurosos, optando pelas preparações assadas, cozidas e grelhadas, e dê preferência para as carnes brancas.  Retire toda a gordura possível ao preparar as carnes, assim como a pele dos peixes e das aves.

Utilize produtos lácteos desnatados ou a base de soja.
Procure não comer biscoitos, mas se ingeri-los faça em substituição ao pão e não ultrapasse a quantidade equivalente.

 Evite as bebidas alcoólicas, pois são muito calóricas.
 Cozinhe os legumes apenas o suficiente para que fiquem macios, pois o cozimento em excesso faz com que percam o sabor e os nutrientes importantes.

Procure beber, no mínimo, dois litros de água por dia.
 Utilize temperos como alho, cebola, coentro, canela e orégano para incrementar o sabor de suas preparações. Consuma alimentos ricos em fibras, como vegetais folhosos, leguminosas, frutas e cereais integrais que, além de promoverem um melhor trabalho intestinal, reduzem o colesterol sanguíneo. 

A má alimentação
 
A má nutrição é consequência de diversos fatores, como a ingestão de nutrientes além do necessário – que pode ser relativa tanto à quantidade como à qualidade dos alimentos ingeridos - a deficiência de absorção do organismo ou na má utilização do alimento pelo indivíduo. Todos os motivos citados podem levar à manifestação clínica de doenças ou criar condições para que ocorram.

Por exemplo, aquele que ingerir uma alimentação deficiente em nutrientes será o primeiro a contrair uma doença num momento de surto, pois o seu organismo estará deficiente e suas defesas de anticorpos se encontrarão diminuídas.
  


Confira a seguir:
Ultrapassar o horário dos intervalos e comer chocolates, biscoitos recheados e salgados; não fazer uma pausa para o almoço e quando o fizer comer inadequadamente ou tomar um lanche na frente do computador;  não beber água, ou beber pouca;  abusar do café preto; e  consumir balas e doces, em geral de forma excessiva. 
                                
A Importância da Atividade Física
Nos últimos 50 anos o mundo evoluiu muito, proporcionando às pessoas uma melhor qualidade de vida. Avanços em áreas como a mecânica e a eletrônica resultaram em aprimoramentos nos maquinários e equipamentos, poupando os esforços despendidos em atividades pessoais e profissionais. Não há como negar; vivemos mais e melhor em uma época de fartura e conforto para parte da população.

Benefícios da atividade física para:
Cérebro - proporciona sensação de bem-estar, melhora a autoestima, reduz os sintomas depressivos e ansiosos, e melhora o controle do apetite.

Sistema imunológico - reduz a ocorrência de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral.

Pulmões - melhora a capacidade pulmonar e a de consumo de oxigênio.

Coração - aprimora o seu funcionamento, aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse, bem como reduz os níveis de pressão arterial e a incidência de doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias).
Obesidade - facilita a perda de peso ou mantém o desejado.

Glicemia - melhora a ação da insulina e o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Pernas
- diminui os edemas, as varizes e o risco de trombose.

Ossos
- reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e as fraturas na velhice.

Sexo - melhora a ereção no homem e a capacidade de chegar ao orgasmo na mulher.



 



 



Holdings - Tel Aviv - Jafra - Israel
O Blog - " A Serviço do Senhor "
Diác. Rilvan Stutz " O Servo com Cristo "
Portal Shvoong - UNIMED