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quarta-feira, agosto 03, 2011

BATATA "BAROA - MANDIOQUINHA" E SEUS NUTRIENTES

CUIDANDO DA SAÚDE






BENEFÍCIOS
Rica em vitaminas do complexo B

Rica em potássio e ferro.

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A mandioquinha é uma raiz conhecida por vários nomes: batata baroa, batata baronesa, batata cenoura e cerofolho. Embora seja uma hortaliça bastante rica em nutrientes, seu consumo é restrito devido ao sabor adocicado, que algumas pessoas acham enjoativo. Na cozinha, seu uso mais comum é em sopas e purês, ou frita como acompanhamento de carnes.
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A mandioquinha é rica em vitaminas do complexo B e em alguns sais minerais, como potássio e ferro. A mandioquinha de boa qualidade é firme, lisa e de cor amarelo clara. Na hora de comprar, prefira as raízes mais retas, sem muitas reentrâncias e pontos escuros. Para saber quanto comprar, calcule 1/2 kg de mandioquinha para 4 pessoas.
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Durante uma semana, a mandioquinha se conserva bem dentro da gaveta da geladeira. Passado esse tempo, ela se torna mole e começa a enrugar, perdendo o sabor. Depois de especialmente preparada, a mandioquinha pode ser congelada. Uma porção de 100 g de mandioquinha fornece cerca de 125 calorias.
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POPULAR EM TODO O MUNDO
A mandioquinha-salsa, também conhecida por batata-baroa, batata-salsa ou cenoura amarela é uma hortaliça rica em fósforo, vitamina A e niacina, sendo também uma importante fonte de energia em função do seu alto teor de carboidratos. Devido a fácil digestibilidade de seu amido, é amplamente recomendada para alimentação infantil, de pessoas idosas e convalescentes.
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É uma raiz tuberosa originária dos países andinos (Equador-Peru), introduzida no Brasil no início deste século, provavelmente a partir da Colômbia. Pertence à família Apiácea, como a cenoura, a salsa, o coentro, o anis, o salsão ou aipo e o funcho.
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COMO COMPRAR
A mandioquinha-salsa é produzida durante todo o ano, entretanto a safra se concentra no período mais frio, quando os preços são mais acessíveis. As raízes frescas, recém colhidas, devem apresentar cor amarelo-intensa. Algumas cultivares produzem raízes brancas, porém estas não são comuns no mercado brasileiro. Evite comprar raízes cortadas, com ferimentos, áreas amolecidas ou manchas escuras, que podem apodrecer mais rapidamente. O tamanho das raízes não é muito importante, mas deve-se evitar aquelas com tamanho superior a 25cm, que podem ser fibrosas por terem sido colhidas de plantas velhas.
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COMO CONSERVAR
As raízes se deterioram muito rapidamente, chegando a apodrecer em 24 horas em temperatura ambiente. Raízes frescas se conservam por até cinco dias, quando embaladas em saco de plástico e mantidas em geladeira doméstica. Em condição ambiente, deve-se evitar embalar as raízes com plástico. A mandioquinha-salsa crua pode ser congelada. As raízes devem ser lavadas, secas com papel absorvente e colocadas em saco de plástico, do qual se retira todo o ar com um bombinha de vácuo.
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COMO CONSUMIR
Tradicionalmente consumida como sopa, papinha para alimentação de bebês e ensopados, a mandioquinha-salsa é muito saborosa quando utilizada na elaboração de pães, canjas, nhoque, suflês, biscoitos, bolos ou em saladas frias e maionese. Também substitui a batata na forma de chip ou palha. As raízes congeladas não se prestam para a elaboração de frituras, devendo ser utilizadas no preparo de pratos cozidos. Para a retirada da casca, as raízes são raspadas com uma faca sob água corrente, imediatamente após tirá-las do congelador. O descongelamento é feito diretamente ao fogo, durante o preparo do prato.
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DICAS
Experimente fazer purê de mandioquinha; faça como o purê de batata, somente substitua a batata por mandioquinha. A mandioquinha é um alimento recomendado para atletas e profissionais com alto gasto energético. Pessoas em regime de emagrecimento devem consumi-la com moderação, pois possui muita caloria. A mandioquinha é um alimento que contém quantidades razoáveis de vitaminas do Complexo B (principalmente Niacina) e sais minerais como Cálcio e Fósforo. A Niacina é muito importante para o organismo, pois evita problemas de pele, do aparelho digestivo e sistema nervoso. O Cálcio e o Fósforo fazem parte da formação dos ossos e dentes.
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No entanto, a mandioquinha é um alimento altamente energético e por esse motivo é bastante indicada na alimentação infantil. Deve ser conservada em lugar fresco e arejado, ou na gaveta de legumes da geladeira. Lá se mantém em boas condições por 2 a 3 semanas.
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Seu período de safra vai de janeiro a setembro.



















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