Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, janeiro 24, 2010

TERAPIA FOTODINÂMICA

CUIDANDO DA SAÚDE



TERAPIA FOTODINÂMICA
Esta terapia está ocupando um espaço cada vez mais ativo na dermatologia. Hoje, além do tratamento de vários tipos de tumores da pele, onde ela já era utilizada, a terapia fotodinâmica ampliou sua área de atuação para o controle de doenças como a acne e também numa melhora importante no rejuvenescimento cutâneo.
=
A luz como forma de tratamento
=
É aplicado um produto na pele - o ácido 5-aminolevulínico (ALA) - que penetra e se instala nos tecidos tumorais, nos folículos pilosos e nas glândulas sebáceas. O ALA é uma substância fotosensibilisante, ou seja, ao se impregnar no tecido, ele capta a irradiação de uma luz concentrada e direcionada para a área a ser tratada, que vai provocar a destruição do tecido desta área. O tratamento é feito por aparelhos especiais para a emissão de luz, como a luz azul, o laser e a luz intensa pulsada.
=
De acordo com os diferentes locais de penetração do ALA, podemos realizar vários tipos de tratamento:
=
Tumores cutâneos: é a utilização mais antiga da técnica. O tratamento elimina em apenas 1 aplicação de 80 a 100 % das ceratoses actínicas, e dos carcinomas espino e basocelulares superficiais.
=
Acne: devido a sua atuação nas glândulas sebáceas e na bactéria responsável pela inflamação (propioniumbacterium acnes), esta terapia consegue diminuir em 60 % a acne inflamatória, num período de 1 mês, após 2 a 4 sessões semanais, sem utilização de nenhum medicamento convencional para o controle desta doença e sem efeitos colaterais.
=
Rejuvenescimento: a terapia fotodinâmica diminui sensivelmente as ceratoses, as sardas e os pequenos vasos sanguíneos dilatados na pele (telangiectasias). É feita a aplicação do ALA pelo menos 2 horas antes da aplicação da luz ou do laser. O aparelho mais utilizado é a luz intensa pulsada (Quantum). Ocorre vermelhidão na área, com posterior formação de crostas, que irão se desprender no período de 3 a 4 dias, junto com uma descamação importante da pele. Cada sessão deve ser feita com intervalo de 1 mês e o tratamento equivale a 3 sessões da luz intensa pulsada sem ALA. A melhora da aparência começa a aparecer a partir da segunda sessão.
=
A terapia fotodinâmica
=
A terapia é mais uma técnica no arsenal de tratamentos que usam aparelhos para o controle das diversas doenças da pele, diminuindo a necessidade do uso de medicamentos e o índice de efeitos colaterais e, ao mesmo tempo, visando a facilitar a vida dos indivíduos.





Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Dr. Alexandre Fellipos - Dermatogista
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro