Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, agosto 27, 2008

A LUTA CONTRA A DEPRESSÃO E A TRISTEZA

CUIDANDO DA SAÚDE
=
Fechar os olhos para a realidade e aceitar a ficção que criamos ou que nos é imposta constitui a verdadeira cegueira espiritual. Saber significa ver a realidade, penetrar em sua superfície e aproximar-se da verdade. Liberar-se da cegueira da ilusão implica afastar-se da crença que é oposta à realidade, à verdade. Assim, não pode haver outra fé que não seja em si mesmo; nenhum ídolo haverá de resolver os nossos problemas. A fé no que se ignora significa submissão.
=
Por este motivo os tiranos esmeram-se por fabricar ídolos de mentira que os ajudem a submeter as pessoas humildes e simples e tristemente adjetivadas como de boa fé. O autoconhecimento implica o afastamento das ilusões para que se possa chegar a ser consciente e aproximar-se da realidade. A salvação humana encontra-se neste caminho de afastamento da ilusão, e ninguém poderá realizá-la por nós. As ilusões que se avolumam levam às desilusões que muito tem a ver com depressão e a tristeza.Aprender a viver próximo da realidade é uma forma de estar próximo da felicidade.
=
A vida se amplia quando nela colocamos muitas atividades, muitas possibilidades de realização. E se algum fracasso sobrevier, coisa que invariavelmente acontece, ele pode transformar-se na base de um futuro acerto. O essencial é procurar estar sempre próximo da realidade. Muitos problemas que enfrentamos são criados por nós mesmos, por nossas imprevisões, por nossas ilusões, por nossa ignorância.
=
A felicidade pode estar muito perto de nós e não a vermos por causa da cegueira intelectual que nos impede contemplar a vida, as pessoas e o mundo com outros olhos, novos olhos que reconheçam em seus detalhes os verdadeiros momentos de alegria e felicidade: um amanhecer, uma amizade, um pequeno aprendizado, pois viver é, ou deveria ser para nós, um grande motivo de alegria e felicidade. Assim, a fé no futuro deveria significar a fé em nós mesmos pelo que formos capazes de fazer por nossas vidas.

=
Especial Dr. Nagib Anderaos Neto
Por Rilvan Stutz
Catedral Presbiteria do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...