Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, agosto 20, 2008

ESTATUTO DO IDOSO E OS PLANOS DE SAÚDE

DIREITOS HUMANOS
=
O presente tema não é de simples análise, haja vista envolver diversos interesses, sobremaneira pelo interesse econômico das empresas e por outro lado o interesse social, representado pela necessidade de se prestar uma assistência efetiva aos idosos. E a grande questão é: como oferecer um produto, no caso, o plano de saúde, capaz de gerar lucros às empresas e ao mesmo tempo atingir a finalidade de garantir à população o efetivo benefício.
=
A Lei é um produto genuinamente humano, ou seja, ela é feita por seres humanos, voltada a atender uma necessidade igualmente humana e que tem por objetivo maior regular a vida social. Ou seja, a lei é feita para servir ao ser humano e deve seguir as necessidades que aparecem à civilização, e não o contrário, como muitas vezes parece ficar demonstrado, onde a vida humana parece ser obrigada a se adaptar a uma lei anacrônica e despregada das reais necessidades humanas.
=
Parece estar claro que o novo Estatuto do Idoso vem exatamente nesse sentido, ou seja, busca regular uma necessidade de se criar mecanismos para a proteção de uma parcela da população que dá sinais de debilidade, principalmente física, e que acabou, em alguns casos, sendo abandonada, mesmo depois de muitos préstimos prestados. Aliás, foi basicamente nesse mesmo ideal de proteção a uma parcela da população que apresenta menos discernimento que veio o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1.990.
=
E para os idosos, um dos maiores clamores refere-se exatamente à saúde. E novamente devemos buscar na Constituição Federal que regulamentam essa questão. Nos art. 196/200 da Constituição Federal o constituinte mostrou a grande importância dessa questão, pois dividiu com a sociedade civil a responsabilidade da execução de atividades ligadas à saúde, permitindo a exploração às entidades privadas e não relegou apenas ao Estado esse papel. E abrindo a possibilidade aos grupos privados, surgiria a necessidade da regulamentação, o que acontece atualmente com a Lei 9.656/98. Ocorre que essas empresas, e não poderia ser diferente, trabalham visando o lucro, entrando em choque algumas vezes com o interesse social.
=
Mas na legislação nacional encontramos o Código de Defesa do Consumidor que vem exatamente regulamentar a prestação de serviços e lá está descrito alguns dos mecanismos de defesa que a população possui quando se sente violada em seus direitos. Outra questão de grande importância, os planos de saúde são classificados como interesses individuais homogêneos e, diante da grande relevância social, cabe a toda sociedade civil zelar por sua efetiva prestação e, em especial, ao Ministério Público, observar os preceitos constitucionais e legais para que a população não sofra ataques naquilo que já conquistou.
=
Esse dispositivo, bem como outros tantos de proteção a grupos sociais, não seriam necessários se a Constituição fosse observada e respeitada. Ou mais ainda, se existisse no meio da sociedade princípios de respeito ao semelhante e a valorização da dignidade humana, não se faria necessário esse tipo de lei. Enquanto ainda existam pessoas desrespeitando outras, far-se-ão necessárias leis nesse sentido, que visam regulamentar a vida social. Agora estamos diante dessa realidade e precisamos refletir sobre o que estamos fazendo com aqueles que construíram nossa sociedade.

Giuliano D’Ambozo
SHVOONG
Por Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio

segunda-feira, agosto 18, 2008

SAÚDE EM PLENA HARMONIA

CUIDANDO DA SAÚDE
=
Levei algum tempo para descobrir que a “ fome” da alma é mais importante que a fome do corpo físico. A primeira é difícil de ser detectada, enquanto que na segunda somos exigidos pelo menos três vezes ao dia. Fica fácil identificarmos que nosso corpo físico precisa de alimento, de energia para poder continuar vivendo. Basta comer e tudo está resolvido.
=
A fome da alma de nossos outros corpos, etérico, emocional, mental e astral que acompanham o corpo físico só descobrimos as suas necessidades, depois de muito penarmos. Ficamos doentes, estressados, depressivos e dificilmente nos damos conta de que tudo não passa de um desequilíbrio entre o que gostaríamos de ser e o que realmente somos.
=
O alimento dos corpos não físicos é exclusivamente energia e ela nasce em nosso cérebro, em nossos padrões acumulados nesta e em outras existências.
=
Os ciclos emocionais e os padrões de hábitos são difíceis de serem quebrados. Nossa confusão mental dificulta a identificação entre o que é saudável e o que é nocivo. Importa, portanto, reconhecer o poder de nossas emoções. São elas que definem a nossa vida. É importante conhecermos e sermos responsáveis por elas.
=
O correto domínio das emoções cria uma atmosfera leve e positiva em nossa volta. Somos nós que criamos o sentido de desalento, de que não existe saída e que não há outra alternativa. É o primeiro passo para a nossa doença. Antes de ser física ela é mental.
=
Nossas emoções são contagiosas. Quando alguém está rindo, sentimos vontade de rir. Quando alguém chora, ficamos tristes. É igual quando chegamos perto de uma pessoa que está deprimida. A negatividade atua como uma doença infecciosa. Ela contamina o local. Quando uma pessoa é negegativa, as que estão à sua volta também se tornam agitadas e negativas. Isso é energia
=
Certamente você já participou de uma reunião que começou bem até que uma pessoa que acumulava energia negativa usou da palavra... O local mudou, as pessoas ficaram inseguras e tudo parecia sem solução. É nas dificuldades que precisamos manter a serenidade e demonstrarmos a nossa verdadeira evolução.
=
Conhecemos verdadeiramente uma pessoa quando distribuímos prejuízo. Falar é fácil, o complicado é aplicar o que se sabe. Não é necessário saber muito. Ser uma enciclopédia ambulante. Basta amar e respeitar o
ser humano.

=
Fonte Shvoong
Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

DIREITOS HUMANOS, CINISMO E DIGNIDADE

DIREITOS HUMANOS
OPINIÃO
=
Hoje há diversas campanhas a favor dos DIREITOS HUMANOS, a partir de várias fontes, substancialmente diferentes entre si. Acresce que os múltiplos direitos humanos não são uniformizáveis e que se podem até priorizar sob ordens de importância, que dependem do subjectivismo do classificador.
=
Infelizmente, a maior parte das vezes a evocação dos direitos humanos não é neutra nem independente e obdece a planos de comunicação de marketing de grandes interesses com intenções muito egoístas. Os direitos humanos são INDIVIDUAIS OU SOCIAIS
, cabendo nestes últimos o DIREITO AO EMPREGO, O DIREITO Á SAÚDE, O DIREITO AO ENSINO E Á CULTURA, O DIREITO AO "PÃO" E Á HABITAÇÃO, COMO EXEMPLOS.
=
Os direitos individuais prendem-se com o direito ao
voto, o direito á opção religiosa, a liberdade de expressão, como outros exemplos relevantes. Interessará saber quais serão os mais importantes ou pelo menos os mais prioritários. Na opinião do escriba deste artigo, embora do ponto de vista filosófico todos os direitos humanos sejam muito importantes, os direitos econômicos e sociais do ser humano enquanto animal racional e gregário são basilares ou de primeira necessidade!
=
È inócuo um humano dotado de direitos individuais formais,com carências na realização dos outros direitos basilares. Um homem sem trabalho, faminto ou sem abrigo, sem acesso económico á saúde e ao ensino e cultura, é um ser a quem desproviram de dignidade. As liberdades e direitos individuais fazem todo o sentido num Homem com os direitos primários realizados! Sem esta plena realização, os direitos individuais formais revestem-se de um cinismo dramático!
=
"O FAMINTO DESEMPREGADO E DESCAMISADO, TEM DIREITO A VOTO"!
=
Os direitos humanos para os
liberais e para as suas almofadas políticas, são tão só o direito sem limites á livre iniciativa em todos os domínios onde o lucro seja aliciante. A política de marketing externo dos EUA em matéria de direitos humanos é simplesmente a apologia das livres iniciativas e das livres circulações, onde deverão imperar poderes políticos de representatividade formal,rotativos de x em x anos, que não ponham em causa aqueles princípios sagrados do capitalismo liberal e financeiro.
=
Se algum puser em causa, será apodado pela liberal comunidade internacional, em campanha bem orquestada e melhor financiada, de perigoso inimigo dos direitos humanos! Entretanto grassarão nesses paraísos liberais a miséria, a doença, o obscurantismo, a corrupção, bem contrabalançadas com o direito a voto!...
=
Termino lembrando que o campeão mor dos direitos do Homem, os evangélicos EUA, mantêm a pena de morte e não assinaram Kioto!...
=
QUEREM MAIORES CONTRADIÇÕES E CINISMO DO QUE ESTES??
=
O velho testamento e Cristo fizeram do "não matarás" o primeiro mandamento, como direito humano nuclear! Por outro lado, é pacífico que nenhum interesse deveria ser maior do que o habitat de toda a humanidade!
=
À humanidade lúcida e progressista cumpre denunciar e usar com pragmatismo o seu direito á indignação, contra a demagogia de campanhas pelos direitos humanos que apenas pretendem perpetuar o direito á exploração do próximo e a delapidação dos recursos naturais!
=
Rilvan Stutz
CATEDRAL PRESBITERIANA DO RIO

VoIP DOMÉSTICO, SAIBA COMO TIRAR PROVEITO

INTERNET E TECNOLOGIA
=
Saiba como utilizar o VoIP em seu ambiente doméstico e todos os equipamentos necessários para tirar proveito da tecnologia que está revolucionando as telecomunicações. Uma das grandes vantagens é a redução de custos.
=
No século 21, o alô vem da internet e para quem acha que essa ferramenta está longe de ser alcançada em ambiente doméstico, se limitando às empresas está totalmente enganado. O VoIP – voz sobre protocolo de internet - já pode ser uma realidade na casa dos milhões de brasileiros que não agüentam mais o monopólio das grandes operadoras de telefonia.
=
Em primeiro lugar a utilização da tecnologia pode representar uma redução de até um terço nas contas de telefone, porque utiliza para a transmissão da voz, a internet. Para ter um VoIP em casa é necessário acesso a internet banda larga, pois o principio é converter a voz das ligações em pacotes de dados para que possam trafegar pela internet juntamente com outros tipo de arquivos, por isso exige a qualidade e rapidez da banda larga.
=
CONHEÇA AS OPÇÕES
=
Softphones – PC para PC
=
São softwares disponíveis na internet e que precisam ser baixados no computador, para falar é necessário ter um headset (telefone com microfone). Esse é um dos recursos mais comuns e que exige menos investimento. Como se fosse um telefone no computador, mas para que se estabeleça a comunicação é preciso que os dois usuários estejam on-line e utilizem o mesmo software.Alguns software que fazem isso: Skype, Idefisk, Xlite, Express talk, Xten, etc.
=
Hardphone – De telefone IP para telefones convencionais
=
Mas quem não quer depender do micro e, essa é grande vantagem do VoIP, pode estar utilizando um telefone IP. Esses aparelhos têm entrada para a rede de internet, basta conectá-lo à internet, ligar na energia e estar fazendo as configurações do VoIP.
=
Para outro telefone VoIP a ligação sai a custo zero, mas para telefones convencionais é necessário contratar um provedor de serviços VoIP, comprando dessa forma créditos para as ligações. SkypeOut, TVA Voz e Vono (da GVT) já oferecem esse recurso. Só para comparar uma ligação para fora do país pode sair por R$ 0,25 o minuto, enquanto uma operadora de telefonia normal cobra até R$ 0,99 o minuto. O pc também pode fazer essas ligações através do software, para isso também é necessário comprar créditos de operadoras.
=
Hardphone – Telefones Normais – atas
=
Outra possibilidade para quem não quer comprar um telefone IP é adquirir um ATA (Analog Telephone Adaptor), o pequeno conversor é conectado ao telefone convencional e à rede, transformando em um telefone VoIP. Com isso o procedimento é o mesmo, ligações para outras linhas VoIP gratuitas, ou para telefones convencionais, se escolhe um provedor de saída, como descrito na opção acima.
=
A principal vantagem desses aparelhos em relação ao softphone é a independência do computador. Para fazer e receber ligações pela rede IP, o micro não precisa estar ligado. Basta que o telefone IP, ou ATA, esteja conectado no modem de banda larga.Outra vantagem do ATA é que por ter um tamanho reduzido pode ser facilmente carregado, o usuário leva para qualquer lugar. Por exemplo, para quem costuma viajar com freqüência pode estar utilizando a rede dos hotéis, em sua maioria wireless, e ter um telefone VoIP móvel independente do local em que se encontra.
=
Solução – Asterisk
=
Uma outra possibilidade ainda é software Asterisk, uma solução opensource e free, que funciona como uma central telefônica digital e pode ser utilizada em ambientes domésticos também. A grande vantagem do Asterisk é que ele faz todo um gerenciamento dos ramais e da central telefônica proporcionando mais recursos e facilidades na sua administração.Ele pode fazer, por exemplo: Gravação de conversas, Atendimento programado, Secretária eletrônica, Programas de tarifação, Grupos e ramais, Voice mail, Trabalha em conjunto com softphones, hardphones, ATA’s e Box, Segurança e controle total de ligações, Além de integrar PABXs.
=
O Asterisk pode ser usado como solução de central telefônica para pequenas e médias empresas, já que funciona como um gerenciador. Outra vantagem é que por ser opensource, pode ser adaptado conforme a necessidade de cada situação, integrando todas as possibilidades de telefones IP’s existentes.A saída das ligações para telefones convencionais funciona da mesma maneira como nas opções anteriores, tendo que se escolher uma operadora para isso. Sempre com a vantagem de tarifas altamente reduzidas.
=
O VoIP é uma tecnologia que está revolucionando o mundo das telecomunicações apresentando vantagens que muitos usuários jamais imaginavam, como a alta redução nas tarifas telefônicas. Além da infinidade de recursos que soluções como o Asterisk apresentam.
=
Rilvan Stutz
FONTE SHVOONG