Seguidores

Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, junho 11, 2014

MEDITAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS; UM CAMINHO PARA A SAÚDE





 





 A saúde vai além de um estado de ausência de doenças, está relacionada com o bem-estar físico, psicológico, mental e social.


 Coutinho (2006) observou que: os efeitos fisiológicos daqueles que praticam regularmente o relaxamento e a meditação são opostos aos efeitos produzidos pelo estresse, pois o sistema nervoso parassimpático passa a restaurar as funções fisiológicas destinando-se a manutenção e ao reparo do organismo.


 O relaxamento ajuda a reduzir a ansiedade, a conservar energia, a aumentar o controle ao lidar com situações difíceis, ajuda a reconhecer a diferença entre músculos tensos e relaxados e a conscientizar as pessoas das necessidades diárias do corpo mantendo-o produtivo.


 De acordo com pesquisas realizadas pela Sociedade Internacional de Meditação (2006) com praticantes de Meditação Transcendental durante a década de 70 nos Estados Unidos, foi possível observar a redução do metabolismo basal levando o corpo a experimentar repouso profundo.


Isto sugere um funcionamento neurofisiológico de repouso profundo em alerta, otimizando o funcionamento cerebral, cognitivo e melhorando as habilidades mentais.

Observou-se também que com a prática da meditação, a frequência cardíaca e pressão sanguínea diminuem, o fluxo sanguíneo é desviado para órgãos internos, principalmente para os que estão envolvidos na digestão; há melhor necessidade de oxigênio e, portanto menor frequência respiratória, há a diminuição da produção de transpiração; há um aumento da produção de secreções digestivas, melhorando os níveis de açúcar no sangue, redução da pressão sanguínea em pessoas com hipertensão, e menor incidência de doenças cardíacas. 


Coníveis de ansiedade, nervosismo e estresse diminuídos há uma melhora da saúde em geral. 

Diminui-se o consumo de drogas prescritas ou não, cafeína, tabagismo, narcóticos, álcool, principalmente devido à redução de traços psicológicos negativos e aumento dos traços positivos. 



Assim melhorando a qualidade de vida e elevando a autoestima. 



As práticas de meditação possibilitam uma série de benefícios, dessa forma, faz-se necessário que a Educação Física enquanto disciplina que trabalha com o corpo e a mente buscando qualidade de vida inclua em seus conteúdos a meditação.
 


 



Holdings – Tel Aviv – Jafra – Israel
O Blog Rei dos Reis - “ A Serviço do Senhor “
Diác. Rilvan Stutz – “O Servo com Cristo”
Portal Interlegis.gov.br – Membro
Instituto de Pesquisas (Arqueológicas) Membro
Academia de Natânea – Membro - Israel
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...

Rádio Rei dos Reis