Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, agosto 04, 2012

POSSO TODAS AS COISAS... SERÁ?

==EDIFICAÇÃO







==========================Rede de Divulgação



“Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13)

Este é um dos versículos mais citados da Bíblia. Está nos adesivos dos carros, pregado à porta das casas, nos imãs de geladeira, em camisetas, nos brindes de fim de ano. Tornou-se como uma espécie de amuleto, de auto-afirmação, de brado de conquista.

Posso todas as coisas... Posso ter o emprego que desejo, ou a casa que sonho; posso passar no vestibular, ou ser aprovado no concurso; posso conquistar todos os meus sonhos, porque posso todas as coisas naquele que me fortalece.

A popularidade deste versículo, escrito por Paulo quando ele estava na prisão, provavelmente em Roma, denunciam duas características da nossa geração. Infelizmente, duas características tristes:

Primeiro, mostra o nosso pouco conhecimento bíblico, pois o versículo simplesmente não diz aquilo a imensa maioria pensa e que é o motivo de sua popularidade. Antes de ser um brado de conquista e triunfalismo, Filipenses 4:13 é um brado de resistência e perseverança.

No versículo anterior, o versículo doze, Paulo afirma que sabe estar humilhado e também sabe ser honrado; sabe ter fartura ou ter fome; sabe tanto ter abundância quanto ter escassez. Em tudo isto ele já foi experimentado e guardou sua fé, não por mérito próprio, mas por Aquele que o chamou e fortaleceu.

Posso todas as coisas... Significa que posso passar pelos altos e baixos da vida; posso ter emprego ou estar desempregado; posso estar saudável ou enfermo; posso ter fartura ou estar em dificuldade; guardo a minha fé, não importa as circunstâncias, porque posso passar por todas as situações, boas e más, porque Ele me fortalece!

As tempestades virão, as lutas estarão à minha porta, os meus sonhos sofrerão revezes. Ainda que a terra se mude, ainda que os montes se transportem para o meio dos mares, ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, a minha fé permanecerá, porque posso todas as coisas naquele que me fortalece. Este é o espírito por trás do versículo.

A segunda coisa que esta interpretação errônea nos mostra é que fazemos parte de uma geração que tem dificuldades em lidar com as adversidades. Não toleramos as derrotas, nem suportamos estar abatidos. Não entendemos como um crente pode passar fome ou padecer necessidade. Só enxergamos as palavras de vitória, queremos a abundância, a fartura, a prosperidade, o bem-estar.

Somos daltônicos verbais, só conseguimos ler as palavras que reforçam a nossa ótica de evangelho triunfalista em que o mais importante é o bem estar aqui nesta terra. A passagem de Filipenses 4:12-13 diz: “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.”, mas nós o lemos assim: “Sei conquistar a honra; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho a vitória e toda fartura; a abundância é o meu único caminho porque tudo posso naquele que me fortalece.”. Simplesmente nos negamos a enxergar que podemos passar também pela humilhação, a fome e a escassez.

Precisamos entender que a vida cristã é um desafio. Coisas boas e más acontecem para justos e injustos, a graça de Deus se estende a todos. Para Deus o mais importante é o Caminho que trilhamos, sabendo que este Caminho nos leva para além desta vida terrena e das incertezas deste mundo caído. Os acontecimentos bons e maus se sucederão, mas Deus está muito mais interessado em revelar como reagimos diante desses acontecimentos.

É assim que Ele forjará o meu caráter até que eu aprenda que, independente das circunstâncias, o fundamental é travar o bom combate e guardar a fé, porque tudo posso naquele que me fortalece.









Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - " A Serviço do Senhor "
Diác. Rilvan Stutz " O Servo com Cristo "

Fruto do Espírito - Pr. Denilson Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...