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quarta-feira, março 14, 2012

DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO - NOVA LINGUAGEM

==EDUCAÇÃO







===============================Rede de Divulgação


Sociólogo suíço, Philippe Perrenoud é uma referência essencial para os educadores, e
m virtude de suas idéias pioneiras sobre a profissionalização de professores e a avaliação de estudantes. Perrenoud é doutor em sociologia e antropologia, professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra e diretor do Laboratório de Pesquisas sobre a Inovação na Formação e na Educação (Life), também em Genebra.
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O professor – NOVA LINGUAGEM um tradutor do conhecimento. Essa competência deveria estar no centro da formação inicial dos educadores, mas infelizmente isso nem sempre acontece. Não basta conhecer a matéria para começar a lecionar. É necessário rever a formação inicial dos docentes para dar mais ênfase às competências de transposição e de gerenciamento do saber. Essa habilidade se desenvolve ao longo da vida, à medida que se defronta com os obstáculos.
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Por exemplo, quem explica frações e percebe que talvez quatro de cada cinco alunos não entendesse absolutamente nada de sua aula deverá tentar na aula seguinte ser mais concreto, achar novos exemplos. É um processo contínuo, pois os estudantes se renovam e há sempre alguns para os quais é necessário encontrar uma linguagem nova. O ideal é que um professor que de início era compreendido por três crianças em uma classe de 30 passará a ser compreendido por seis, depois por nove, etapa a etapa, até ser compreendido por todas.
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Quanto mais qualificado um profissional, maior será sua capacidade de enfrentar o imprevisível. É algo que se aprende, e não é apenas na carreira de professor que é preciso improvisar. O preparar as pessoas para isso, é trabalhar a dimensão afetiva: a angústia, o medo de improvisar ou a resistência em mudar estratégias que se tornaram ineficaz.
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Isso exige lutar contra toda espécie de perfeccionismo. É uma tarefa que demanda tempo. A experiência vai ensinando o profissional a discernir uma série de fatores, a tal ponto que seus alunos pensam que ele tem olhos nas costas! Ele escuta ruídos, percebe quando começa a agitação e quando a concentração diminui. Quanto maior sua capacidade perceptiva, maior sua habilidade em improvisar.










Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog " A Serviço do Senhor "
Diác. Rilvan Stutz "O Servo com Cristo "
Prof. Philippe Perrnoud - Portal da Família

Um comentário:

  1. Esta é a própria faculdade da vida! Não há curso superior que ensine isso que foi dito aqui neste post. A sabedoria não é aprendida na escola ou na universidade: escola deve empreender conteúdo disciplinar, pois, uma vez abandanado esse alvo, cada vez mais aumenta o número de analfabetos funcionais no Brasil.

    Daí, creio que o professor deveria não apenas ser melhor remunerado, mas incentivado a participar de trocas de idéias, Congressos, Encontros que possibilitariam ver a criatividade com que outros colegas têm resolvido seus desafios pedagógicos. Mas, somado a essas minhas duas propostas, sou totalmente a favor que se acabe a estabilidade do funcionário público. Porque, aumentando o sálário do professor e dando condições para um aprendizado contínuo em sua profissão, o professor tem que ser verificado, passado à prova, selecionado, inquerido por um sistema de avaliações tanto de seu conhecimento disciplinar como de seu método de ensino.

    Maus professores que enchem as escolas precisam dar lugar aos profesores que não se tornam vítimas do sistema e que não se entregam ao comodismo estatal.

    Abraços sempre afetuosos.

    Fábio, um professor.

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