Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, novembro 20, 2011

PORQUE SORRIMOS?

=Notícia - Opinião





=====================Rede de Divulgação



Humanos são animais sociáveis, e, assim nosso bem estar depende de nossa habilidade de cativar os outros. Uma de nossas melhores ferramentas para isso é o sorriso. Mas você já se perguntou o motivo?
=
Afinal, por que mostrar o dente é sinal de felicidade ou simpatia? Pesquisadores que analisaram imagens de cérebros, buscando as raízes neurológicas de um sorriso.
=
Eles descobriram que sorrisos pertencem a diversas “variedades” – sorrimos por prazer, por alegria, para mostrar simpatia e isso todos sabem. Mas o que não sabemos é que, neurologicamente, eles são muito diferentes e isso se reflete até na anatomia do sorriso. Um sorriso envergonhado, por exemplo, é diferente do que um sorriso espontâneo após uma piada.
=
Outra descoberta significativa é que o sorriso dos outros ativa áreas do nosso cérebro que nos estimulam a sorrir também. Quando vemos um sorriso falso, subconscientemente, também conseguimos sentir a diferença.
=
No entanto, outra pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que, mesmo que subconscientemente consigamos distinguir um sorriso verdadeiro de um falso, essa percepção dificilmente chega aos níveis maiores de consciência e as pessoas acabam não interpretando direito a sinceridade do sorriso.
=
Há muitas razões para que possamos sorrir. Uma delas é que para sorrir como sempre se divulga, fazemos menos esforço muscular do que para ficar com um semblante tristonho. Outro motivo é que quando sorrimos passamos um ar de simpatia e as pessoas tendem a confiar mais em nós e se aproximar com menos resistência. Quem sorri também tem menos problemas cardíacos e imunológicos, nos informa a psiconeuroimunologia, área da medicina que estuda a relação mente-corpo.
=
Mas, apesar dessas razões que citei, ainda acho que o mais importante motivo para sorrir continua sendo o bem-estar que o sorriso nós traz, iluminando nossos dias.
=
Não há tristeza, dificuldade ou angústia que não diminua após um bom e verdadeiro sorriso. Não há estado de espírito ruim que perdure quando estamos abertos a sorrir e compartilhar com o mundo essa energia gostosa emanada de um lindo sorriso. Quando sorrimos estimulamos as pessoas a sorrir. Quando sorrimos, despertamos mais sensibilidade no outro. Quando sorrimos, despertamos nossa luz que ilumina a luz de quem nos cerca.
=
É maravilhoso conhecer alguém que apesar de suas dores existenciais, sem negar a realidade, mantém seu sorriso em seu semblante acima de tudo! Por que então, com tanto benefícios, há pessoas que não sorriem? Creio que não sorriem porque suas almas estão doentes. Precisam de amparo psicológico, afeto e apoio prático para os problemas cotidianos. Quem não sorri nos envia uma mensagem subliminar, dizendo: "...Ei, não consigo sorrir. Se, portanto, estou abrindo mão de fazer algo tão bom é porque estou com problemas. Por favor, me ajude...". Sei que muitos dirão que essas pessoas precisam de ajuda, mas nos afastam com sua forma de ser. De certa forma, não deixa de ser verdade.
=
Mas, pense bem: não é justamente para quem está doente que devemos levar o remédio? E qual o remédio para quem não sorri a não ser cercar-se de pessoas generosas que possam compartilhar seu bom humor e energias positivas? Mesmo que a princípio alguém próximo não aceite bem seu bom humor e seu sorriso, mantenha sua forma de ser, respeitando o tempo do outro.
=
Lembremos que o sol, muito embora não apareçam todos os dias, sempre retorna após uma noite escura, para trazer calor e vida a todo ser vivo. Que tal sermos sóis na vida de outras pessoas? Quem sabe abrindo mão de nosso orgulho, não faça de nosso sorriso uma forma poderosa de abrir almas enclausuradas mostrando-lhes como a vida pode ser maravilhosa apesar de todos os percalços enfrentados. Eu vou tentar. E você?












Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo"

Técnico Henrique - Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...