Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

AVEIA E SEUS BENEFÍCIOS

CUIDANDO DA SAÚDE




Em 1997 a aveia foi regulamentada como alimento funcional por auxiliar na redução de colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. A aveia obteve esta certificação por possuir ß-glucana, um polissacarídeo presente na fração solúvel da fibra de aveia.

A ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia. Ao entrarem em contato com a água, as fibras solúveis formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas. O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocos e farinha de aveia. Além da fibra solúvel a aveia, também possui fibras insolúveis, vitaminas, minerais, proteínas de boa qualidade e gordura poliinsaturada que é benéfica para o organismo.
OUTROS BENEFÍCIOS DA AVEIA:
•Prevenção de doenças cardiovasculares (aterosclerose, hipertensão);
•Ação antiinflamatória;
•Controle do diabetes;
•Ação antioxidante;
•Bom funcionamento intestinal;
•Prolonga a saciedade.

É importante destacar que o consumo não deve ser exagerado, pois pode ocasionar desconforto abdominal. Além disso, o consumo de fibras deve ser sempre acompanhado com aumento da ingestão hídrica, caso contrário ocorrerá constipação.










www.reierei.blogspot.com





Igreja Presbiteriana do Brasil
Diác. Rilvan Stutz - Membro Catedral
Dicas de nutrição - Rosangela Bottari
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...