Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, março 17, 2010

CICLO PERVERSO

Notícias Pelo Mundo


O " ciclo perverso" sempre representa um padrão psíquico e repetitivo, geralmente reproduzido com pessoas difíceis e problemáticas que são íntimas do nosso convívio (cônjuges, filhos, pais e amigos entre outros) e que tem a pretensão de mudar aquilo que não está ao nosso alcance. O ciclo consiste em três papéis determinados, que se repetem num espaço de tempo que varia de pessoa para pessoa; são eles.
=
1 - SALVADOR: neste papel, o indivíduo tenta resgatar o outro de um conflito ou de uma situação crítica a qualquer custo; durante o exercício deste papel ele pode ter as seguintes sensações: pena do outro, culpa por não ter não ter competência suficiente para aquela ação, santidade (compromisso "espiritual" com o outro), ansiedade por querer recuperar todo o bem perdido pelo infeliz, raiva por achar que talvez tenha sido forçado àquela situação, medo pela responsabilidade de resgatar alguém, frustração por não ter certeza entre o limite de ajudar e invadir o outro.
=
2 - VÍTIMA: é o segundo papel, iniciam-se quando julgamos ter reabilitado a criatura a quem ajudamos, porém constatamos que ela não se comporta como orientamos e nem demonstra gratidão pela dedicação à sua causa. Sentimos a partir daí um misto de: impotência, arrependimento, abandono, cansaço, vergonha, depressão e humilhação.
=
3 - ATORMENTADOR: no terceiro papel, reclamamos e exigimos o cumprimento dos nossos conselhos; perseguimos e cobramos de modo incessante, utilizando toda nossa indignação e raiva por não terem nos obedecidos. Aqui se encerram ao mesmo tempo iniciam-se o ciclo do "salvacionismo", o ciclo perverso. Neste texto, o autor deixa claro que, enquanto tentamos "ajudar ao próximo", nesse esquema mental de forçar a mudança do sentir, do pensar e do agir do outro, somos levados a descuidar da nossa própria existência, da nossa própria evolução. Além do que, na verdade "só podemos modificar a nós mesmos".





Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Alexandra Fernandes - Francisco E.S. Neto
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...