Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sexta-feira, maio 29, 2009

ENXAQUECA: SOFRIMENTO INÚTIL

CUIDANDO DA SAÚDE
A dor é uma sirene disparada em caso de agressão. Espalham-se pelo corpo, milhões de receptores nervosos, sempre alertas. A enxaqueca é uma dor sem sentido, já que não há nada de errado com o organismo, mas só no Brasil há 15 milhõesd de pessoas com o problema. A enxaqueca é um dos 13 tipos de dor de cabeça. No século 12 era conhecida como hemicrania, nome derivado do grego, que significa ½ do crânio, o termo atual tem origem árabe. No passado chegou-se a acusar a dilatação dos vasos da cabeça pelo distúrbio, mas hoje se sabe que tem a ver com a produção de neurotransmissores, liberados em dosagens erradas de substâncias pelos neurônios.
=
A serotonina é a provável vilã. Mais de 4 mg por dia, porém de analgésicos podem transformar dores ocasionais em crônicas. Queijos e chocolates são estopins de uma crise, porque contêm tiramina e feniltilamina, substâncias capazes de alterar a produção de neurotransmissores. Chá preto e café também, por causa da cafeína. A droga sumatriptan, desenvolvida pelo laboratório Glaxo imita as moléculas da serotonina, cujos níveis despencam em quem tem tal problema. Alguns médicos recomendam um exercício leve, para a liberação de endorfinas, mas a receita é de eficácia duvidosa, enfim é torcer para o bom efeito.
=
NOVAS ESPERANÇAS
=
Em breve, milhões de pessoas que sofrem de enxaqueca talvez não precisem evitar vinho tinto, chocolate e outros alimentos que contêm toxinas estimulantes da dor. Um teste caseiro, desenvolvido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, ajudará a identificar alimentos capazes de causar dor, náuseas e sensibilidade à luz. O teste usa a tecnologia "laboratório em um chip": misture uma gota do alimento suspeito num dispositivo especial e, em minutos, você descobre se ele pode causar um problema. Disponível daqui a três anos, o teste poderá ser um aliado na detecção de outros alimentos que podem causar reações alérgicas fatais, como o amendoim.
=
E as notícias boas para quem tem dor de cabeça. Estudos mostram que altas doses de zolmitriptano, spray nasal vendido sob prescrição, podem aliviar a dor em dez minutos. No meu caso, como sofria muito de enxaqueca, bolei uma tabela, aonde eu controlo diariamente a minha alimentação, o horário que ingeri a mesma e, se tive dor ou não e, qual o horário da dor. Desta forma, consegui detectar alguns alimentos que me causavam a terrível enxaqueca e amenizei em grande parte a mesma. Aconselho o mesmo a todos (as) amigos e amigas.










Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel

Dr.Carlos Rossi - Mega Arquivo Shvoong

Dr.Gerson I. Klein - Membro Shvoong

Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

http://www.reierei.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...