Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

terça-feira, fevereiro 17, 2009

AFINAL, PORQUE SUAMOS?

CUIDANDO DA SAÚDE
=
O suor é líquido produzido pelas grândulas sudoríparas, contituído por água, na qual se encontram dissolvidos sais minerais e outras substâncias. Quando ocorre um aumento da temperatura da pele, as glândulas sudoríparas produzem suor, que provoca um arrefecimento do organismo. O corpo de um indivíduo adulto é dotado de mais de mais de três milhões de glândulas sudoríparas, que são capazes de produzir até 12 litros de suor por dia. As glândulas sudoríparas desenvolvem-se na infância, em resposta ao meio ambiente. Por conseguinte, as pessoas que vivem em zonas quentes desenvolvem um maio numero de glândulas sudoríparas, o contrário sucedendo nos habitantes de zonas frias.
=
PARA ARREFECER O CORPO
=
A principal razão porque suamos reside no ajuste da temperatura do corpo. De fato, o suor contitui o mecanismo de arrefecimento corporal, e inicia-se sempre que as condições ambientais ou que o esforço físico induzem um aumento da temperatura corporal. A título de exemplo, depois de tomar banho todos sentimos uma brisa fresca no corpo, quando este ainda está molhado. Este efeito refrescante é o resultado de algo que se denomina " calor de vaporização", um fenômeno que ocorre quando a água aderente à superfície da pele se evapora, provocando a diminuição da temperatura do corpo. O suor reduz a temperatura do organismo por um mecanismo idêntico. Independentemente do calor e da intensidade do exercício físico, a temperatura mantém-se sempre perto dos 36,5 graus centígrados, graças ao suor.
=
PORQUE O SUOR CHEIRA MAL?
=
O suor é, por si só, inodoro. De fato, o líquido segregado pelas glândulas sudoríparas é formado por quase 99% de água. O suor só adquire o seu cheiro característico quando se mistura com as bactérias que habitam na superfície da pele e que alteram a sua constituição. O local em que este fenômeno é mais evidente consiste nas glândulas presentes na axilas e na zona genital, onde a acumulação de suor é mais extensa. O mesmo se passa nos pés, que estão habitualmente envolvidos pelos sapatos e meias, o que cria um ambiente perfeito para as bactérias se desenvolverem.
=
SUOR E URINA: QUAL A DIFERENÇA?
=
Sabia que os componentes do suor e da urina são quase idênticos? Além de água, ambos contêm mais minerais, uréia, amônio e sulfatos. A diferença reside no fato de a urina possuir uma quantidade de uréia cerca de dez vezes superior a do suor. Além disso, é dado que o organismo libera uma quantidade fixa de água ao londo do dia, existe uma existe uma estreita relação entre a quantidade de suor e a urina que o organismo produz. No verão sua-se muito, pelo que a produção da urina diminui. Em contrapartida, no inverno não existe necessídade de arrefecer o corpo, pelo que a produção do suor diminue, sendo compesada por um aumento do volume urinário.
=
A RAZÃO DE SER DOS DESODORIZANTE
S
=
Existem duas razões básicas para se utilizar o desodorizante: diminuir a secreção de suor e exalar um cheiro agradável. Estas duas razões estão relacionadas, dado que o suor se associa a um mau cheiro, principalmente porque os microrganismos que proliferam em zonas quentes e úmidas como as axilas produzem substâncias químicas que são responsáveis por esse odor. Para diminuir a secreção do suor, a maioria dos desodorizantes contém uma substância química denominada cloridrato de alumínio, que exerce um efeito direto nas glândulas sudoríparas. Outra forma de eliminar o mau odor consiste em matar os microrganismos que proliferam no suor, recorrendo a substâncias químicas que se adicionam ao desodorizante. A maioria dessas substâncias são tóxicas podendo irritar as zonas mais sensíveis da pele. Então, vamos ter cuidado!






Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Por Diác. Rilvan Stutz (Fonte www.icrvb.com)
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

www.reierei.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...