Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, agosto 25, 2008

A SOLIDÃO

INTERNET E TECNOLOGIA
OPINIÃO
=
A solidão é um dos maus do século XXI. A internet, as novas tecnologias facilitaram a comunicação entre os seres humanos, mas contribuíram para o distanciamento afetivo. O abraço, o toque ficou num mundo distante. Esse é o tipo de solidão voluntária.
=
O indivíduo escolhe se excluir da companhia de seus amigos reais, do meio em que vive e se fechar dentro de um local e ficar em frente a uma máquina e, assim, cultivar esse tipo relacionamento que, posteriormente, será maléfico a sua convivência em sociedade. Existe ainda o tipo de solidão em que a pessoa não escolhe viver isolada, mas sente-se abandonada pelos seus amigos, parentes e irmãos.
=
A solidão pode ser boa quando precisamos ficar uns tempos sozinhos para refletir acerca de algum problema, para meditar, orar, se chegar mais a Deus. Mas, se o motivo do isolamento é a fuga de algum dificuldade, o caso é mais complicado. Deus não criou o homem para viver isolado. Ele disse: “não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18). E quem se atreve a desmenti-lo?
=
Ninguém opta por viver sozinho. Vai contra a natureza humana. A exclusão é uma opção para aqueles que possuem algum problema de relacionamento mais profundo. Por exemplo: jovens que se sentem oprimidos pelos seus pais, por não poderem fazer tudo o que desejam, por terem limites e regras dentro de casa para seguirem e não aceitá-las. Neste caso, a solidão foi escolhida por não gerar plena satisfação, alegria ou bem estar.
=
Outro exemplo é o caso em que a pessoa sofre uma decepção amorosa. Após a dor da perda, a pessoa pode se afastar do todos. Isso ocorre porque sofremos pela perda da pessoa amada e de tudo aquilo de bom que vivenciamos com ela. Este é um momento de muita dor e é necessário permitir-se viver esta dor.
=
Deus tem uma resposta para a solidão humana. Ele sabe que precisamos de um grupo social, de companhia, de nos sentirmos aceitos, satisfeitos com a vida e com Ele. Ele quer enxugar as nossas lágrimas e nos ouve, pura e simplesmente, sem dar palpites. Ele é Emanuel, é Deus conosco. E Deus de misericórdia e de compaixão.
=
Se, por algum motivo, você se sente infeliz, solitário, abandonado, não desista de conquistar dias melhores. Em Lucas 18: 1-8, relata a história de uma mulher viúva que todo o dia ia importunar um juiz iníquo, mal e perverso, mas de tanto insistir ele atendeu ao pedido da Senhora. E, se você não desistir de buscar a Deus para ter relacionamentos saudáveis com certeza Ele te atenderá depressa, pois ao contrário do juiz em questão, ele é bom e foram dele as palavras: “não é bom que o homem esteja só”. Vá em frente, dias melhores virão e a solidão será apenas uma lembrança do passado.
=
Fonte Shvoong
Por Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...