Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, junho 28, 2008

PROTEÇÃO NACIONAL

NOTÍCIA

GOVERNO FEDERAL BANCA FÁBRICA DE PRESERVTIVOS NO ACRE PARA APROVEITAR BORRACHA DOS SERINGAIS.

O Governo Federal investiu mais de R$ 30 milhões em Xapuri, no Acre, para a criação da Natex, a primeira fábrica estatal brasileira de camisinhas. A intenção é aproveitar a borracha trazida por seringueiros da região e reduzir os gastos com importação de preservativos masculinos.

A maior parte do custo, será de 55%, veio do orçamento do Ministério da Saúde, que além de ajudar na criação da indústria, também assinou um contrato de R$ 22 milhões para comprar 100 milhões de camisinhas no primeiro ano.

Na inauguração, no começo de abril, o secretário de Vigilância e Saúde, Gerson Penna, apelidou a Natex de “fábrica do amor”. Apesar de já ter sido inaugurada, ainda não está funcionando plenamente. Para cumprir a meta de 100 milhões de camisinhas, a indústria deve comprar, de seringueiros da região, cerca de 500 mil litros de látex in natura.

A extração da borracha é feita por meios de cortes nas seringueiras. A medida deve beneficiar cerca 700 famílias produtoras e foi bem vista pelo Sindicato dos trabalhadores Rurais de Xapuri. Além dos preservativos masculinos, a intenção do Governo é viabilizar pesquisa e novas tecnologias para produção de preservativos femininos a partir de produtos regionais. As camisinhas serão distribuídas conforme as demandas do Programa Nacional de DST e AIDS.

Daniel Santini

Por Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...