Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sexta-feira, agosto 12, 2011

MODELOS FAMILIARES: CASAMENTO GAY

TEMA EDUCAÇÃO - OPINIÃO










Na proposta de casamento gay, algumas perguntas, que correspondem a razões de ordem pública equacionáveis dentro da ética dialógica que conduz o fio do debate jurídico no seio social, devem ser respondidas antes de se chegar a uma conclusão.

O que é mais importante para a gênese do tecido social: o casamento dotado de complementaridade sexual ou as parcerias homossexuais? Em qual deles reside o princípio autoconstitutivo e “genético” da sociedade? Em qual deles, segundo suas peculiaridades intrínsecas, os valores podem ser melhor transmitidos à geração sucessiva? Em qual deles, os novos cidadãos crescerão melhor, de modo a estruturar-se e ampliar, de modo natural, as próprias personalidades?
=
Em qual deles se respeita a opção natural da criança em gerar prole quando alcançar a maturidade? Que obrigações a sociedade deve assumir em relação a um e outro e em que grau? Em que medida cada um deles contribui para o incremento do bem comum? A equiparação da parceria homossexual à condição matrimonial não seria um privilégio, afetando o princípio da igualdade? A negação do status quo do matrimônio seria uma discriminação para a parceria homossexual?
=
Discriminar é separar, distinguir. Continuamente separamos e distinguimos. Diferenciamos entre pessoas boas e ruins, livros agradáveis e desagradáveis, comidas palatáveis e não palatáveis. Cada vez que elegemos algo, discriminamos inconscientemente, pois, ao optar por este, descartamos aqueles. Discriminar é necessário e inevitável. Apenas é reprovável a discriminação injusta, aquela que carece de qualquer fundamento. Assim, chamar cada coisa pelo devido nome é uma justa discriminação.
=
Nesta hipótese, não me parece que as atuais proibições dos homossexuais em contrair matrimônio impliquem numa discriminação estritamente falando ou mesmo numa negação de direitos a uma minoria.
=
O ponderado fator de discrímen reside justamente nos elementos objetivos que o direito exige para que um fato da vida seja dotado de juridicidade familiar: a dimensão procriadora, os desimpedimentos legais para a constituição dos vínculos familiares, segundo a ordem social (artigo 1.521 do Código Civil), e a exterioridade da relação, como as declarações expressas de vontade e a filiação.

=
É necessário refletir sobre a diferença entre o comportamento homossexual como fenômeno privado e como comportamento público, legalmente previsto, aprovado e convertido em uma das instituições do ordenamento jurídico. As leis civis são os princípios que estruturam a vida do homem em sociedade, para o bem ou para o mal, segundo seus fins naturais.

=
As formas de vida e os modelos nelas traçados não somente configuram a vida social exteriormente, mas tendem a modificar, nas novas gerações, a correta compreensão e valoração dos comportamentos empiricamente vividos no seio social. A extensão do matrimônio para os homossexuais pela via legal estaria destinada a provocar o obscurecimento da percepção de valores fundamentais e caros para a sociedade, dado que atrelados à sua própria subsistência.
=
Recordo-me de uma passagem do tresloucado príncipe da Dinamarca. Polônio, o conselheiro-chefe do rei Cláudio e símbolo da prudência naquela tragédia, certa feita, ao fim de um dos delírios de Hamlet, pronuncia que “though this be madness, yet there is method in’t”. É loucura, mas há método nela, em tradução livre. E quem é a primeira vítima, ainda que acidental, do príncipe adoidado, que produz um banho de sangue? Justamente Polônio, justamente a ponderação!
=
Esta passagem literária tem uma carga simbólica muito grande neste caso. Ao se preconizar o alegado direito ao casamento gay de forma lancinante, o direito pode ser a primeira vítima da insensatez desta proposta. Justamente o direito, justamente a ponderação! E, inserindo esta idéia no âmbito do movimento homossexual, ideologicamente considerado, seguramente, pode-se dizer: é loucura, mas há método nela.
=
Uma casa não é necessariamente um lar. Conferir o status do casamento para a parceria homossexual, com todos os direitos e deveres daí inerentes, não atenderá aos anseios que tanto se anunciam pelo movimento homônimo, pois, por mais paradoxal que pareça, provocará a própria autodiscriminação da homossexualidade, ao se pretender desconhecer a realidade desta condição. Em suma, misturar tudo para alegar o novo apenas serve para revelar os contornos do velho. Salvo melhor juízo, é o que penso.

=
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
André Gonçalves Fernandes, nascido em 1974, é Juiz de Direito da 2ª Vara Cível e de Família da Comarca de Sumaré/SP. Graduado, no ensino fundamental e médio, pelo Colégio Visconde de Porto Seguro em 1991. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1996. Atua como magistrado desde 1997. Articulista do Correio Popular de Campinas e da Escola Paulista da Magistratura desde 2002. É membro da Comissão de Bioética da Arquidiocese de Campinas/SP desde 2008 e professor do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) desde 2011. Fala inglês, francês, italiano e alemão. Casado e pai de 4 filhos. É torcedor do São Paulo Futebol Clube.























Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz "O Servo com Cristo!"

Portal da Família - Opinião e Varidades
Dr. André Gonçalves Fernandes - PF.

sábado, agosto 06, 2011

BEBÊS SOB MEDIDA!

NOTÍCIAS PELO MUNDO










= ====
=AVIVA - CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA-IPB
A ousadia da espécie humana é cada vez mais incrível. Com os estudos do Genoma humano e das cadeias e códigos genéticos, é muito clara a intenção distorcida de muitos cientistas de criarem uma nova ordem mundial através da seleção genética dos seus indivíduos. Com a seleção de embriões considerados perfeitos, cria-se um difícil dilema: que lugar no mundo caberá ao menos afortunado e que não possuam as características consideradas ideais.
=
As pessoas se dividem. Numa pesquisa feita nos Estados Unidos, 43% das pessoas foi favorável pela melhoria genética dos bebês por meio de métodos artificiais, o que torna o assunto ainda mais polêmico. Tudo fica mais simples quando olhamos o problema somente pelo ângulo científico, por exemplo: os cientistas alegam que será possível prever doenças e tratá-las antes do nascimento do feto, o que dá ao processo um aspecto bastante humano. Infelizmente essa visão do assunto não é verdadeira e não justifica as experiências com o gene humano. Não querendo levar o assunto para o plano religioso, mas é impossível não analisar esse caso à luz de Deus.
=
A vida é uma dádiva de Deus e a perfeição só a ele pertence. A vontade do homem de criar um ser perfeito além de ser uma afronta a Deus é também impossível, pois essa suposta perfeição já nasce imperfeita, afinal, todos nós temos defeitos, físicos ou de caráter, que muitas vezes não são detectados a olho nu.
=
Portanto, antes que nos acostumemos a encomendar bebês como se fosse um sanduíche, continuemos a fazer bebês como fazemos os "bolos". - Nunca saberemos se vai solar ou não! A habilidade, a sensibilidade, o talento, nenhuma dessas aptidões podem ser geneticamente determinadas, se assim fosse o filho de Pelé seria um gênio do futebol, a filha de Elvis Presley a rainha do rock, e geralmente isso não acontece. Diante disso tudo entreguemos essas decisões àquele que criou a vida, pois o mesmo sabe o que faz, embora cada um de nós nem sempre entendamos.


















Igreja Presbiteriana do Brasil

O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz "O Servo com Cristo!"
Dr. Lori B. Andrews - Membro Shvoong

quinta-feira, agosto 04, 2011

O QUE É MELHOR, CORRER OU ANDAR OU...OU...?

CUIDANDO DA SAÚDE









Essa tem
sido a pergunta mais freqüente dos últimos tempos, vale a pena conversarmos sobre ela.
Do ponto de vista médico, qualquer exercício físico é útil, inúmeras pesquisas pelo mundo comprovaram que pelo menos 30 minutos por dia de atividade leve a moderada ou seja caminhadas um pouco aceleradas (100 metros por minuto) na maioria dos dias da semana (quatro a cinco dias) resulta em enorme benefício para o coração.
=
A diminuição do risco de um ataque cardíaco se aproximou dos 35% após cinco anos de exercícios moderados, feitos regularmente. Essa informação científica foi divulgada pelo Ministério da Saúde dos EUA (NIH) em 1996 e foi adotada em vários países. Quero ressaltar que mesmo o andar lento, porém regular, das pessoas com mais de 65 anos e até muito mais, mudou completamente a qualidade e até a quantidade de vida deles.
=
Uma pesquisa que durou 20 anos, feita no HAWAÍ com descendentes de japoneses que lá vivem, e que comparou pessoas com mais de 75 anos ativas com as sedentárias, concluiu que as ativas viviam muito mais e melhor. Desde o ano de 2000 a Federação Mundial de Cardiologia (World Heart Federation) determinou que fosse estimulada a simples "Caminhada" para toda população mundial. Ela não exige treinamento, técnica, equipamentos ou instrutores.
=
Entre nós a Sociedade Brasileira de Cardiologia (www.cardiol.br; www.emforma.com.br), assumiu essa recomendação que atualmente faz parte de suas diretrizes.
=
Quanto ao correr, desde que esteja em boas condições médicas para a sua pratica, poderá ser recomendada. Seus benefícios cardiovasculares são os mesmos da camin
hada, que aparecerão em menor prazo (mas não muito menor !!!), porém os riscos de problemas ortopédicos e cardiovasculares aumentarão. Nessa opção convém ter avaliação/orientação médica prévia.
=
Algumas recomendações são convenientes: escolher lugares aprazíveis, longe dos escapamentos, sempre se proteger da insolação com bonés, camisetas de algodão ou outro material que permit
a suar naturalmente, evitando a forte desidratação provocada por vestimentas de poliéster/nylon etc (e atenção com os trombadões !!!), nunca saia em jejum, coma uma fruta ou algo leve, tome água à vontade e aos goles, antes e durante sua caminhada ou corrida, sempre use um tênis em bom estado.
=
Agora vejamos como o esporte ajudar na manutenção da saúde. Desde criança o fazer exercícios re
gulares deve ser estimulado e incentivado para ser mantido por toda a vida, e sem dúvida, os esportes coletivos como futebol, basquete, vôlei e outros, trarão maior sociabilização e aprendizado.
=
O esporte individual na criança é bom, porém requer um acompanhamento e orientação mais cuida
dosa da família e do técnico, para uma boa formação psicológica. Não são raros maravilhosos jogadores jovens de esporte individual se tornar medianos jogadores adultos. Até o redor dos 12 anos o esporte em equipe, sem dúvida, traz mais vantagens para o futuro social desse atleta. Uma vitória ou uma derrota será dividida entre todos e nesse ambiente aparecerão os futuros líderes.
=
Mas, atenção, os benefícios para a saúde adquiridos na pratica da atividade física regular de qualquer modalidade, só serão mantidos caso ela não seja abandonada. Não existe "poupança de benefícios do exercício físico" para o futuro. Esportistas jovens que depois se tornaram sedentários tiveram a mesma porcentagem de doenças cardiovasculares dos nossos criticados sedentários, os que nunca haviam praticado um esporte antes.
=
Nabil Ghorayeb
- ghorayeb@cardiol.br - Boa Forma – SBC.



















Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo!"
Dr. Nabil Ghorayeb - Boa Forma - SBC.

quarta-feira, agosto 03, 2011

BATATA "BAROA - MANDIOQUINHA" E SEUS NUTRIENTES

CUIDANDO DA SAÚDE






BENEFÍCIOS
Rica em vitaminas do complexo B

Rica em potássio e ferro.

=
A mandioquinha é uma raiz conhecida por vários nomes: batata baroa, batata baronesa, batata cenoura e cerofolho. Embora seja uma hortaliça bastante rica em nutrientes, seu consumo é restrito devido ao sabor adocicado, que algumas pessoas acham enjoativo. Na cozinha, seu uso mais comum é em sopas e purês, ou frita como acompanhamento de carnes.
=
A mandioquinha é rica em vitaminas do complexo B e em alguns sais minerais, como potássio e ferro. A mandioquinha de boa qualidade é firme, lisa e de cor amarelo clara. Na hora de comprar, prefira as raízes mais retas, sem muitas reentrâncias e pontos escuros. Para saber quanto comprar, calcule 1/2 kg de mandioquinha para 4 pessoas.
=
Durante uma semana, a mandioquinha se conserva bem dentro da gaveta da geladeira. Passado esse tempo, ela se torna mole e começa a enrugar, perdendo o sabor. Depois de especialmente preparada, a mandioquinha pode ser congelada. Uma porção de 100 g de mandioquinha fornece cerca de 125 calorias.
=
POPULAR EM TODO O MUNDO
A mandioquinha-salsa, também conhecida por batata-baroa, batata-salsa ou cenoura amarela é uma hortaliça rica em fósforo, vitamina A e niacina, sendo também uma importante fonte de energia em função do seu alto teor de carboidratos. Devido a fácil digestibilidade de seu amido, é amplamente recomendada para alimentação infantil, de pessoas idosas e convalescentes.
=
É uma raiz tuberosa originária dos países andinos (Equador-Peru), introduzida no Brasil no início deste século, provavelmente a partir da Colômbia. Pertence à família Apiácea, como a cenoura, a salsa, o coentro, o anis, o salsão ou aipo e o funcho.
=
COMO COMPRAR
A mandioquinha-salsa é produzida durante todo o ano, entretanto a safra se concentra no período mais frio, quando os preços são mais acessíveis. As raízes frescas, recém colhidas, devem apresentar cor amarelo-intensa. Algumas cultivares produzem raízes brancas, porém estas não são comuns no mercado brasileiro. Evite comprar raízes cortadas, com ferimentos, áreas amolecidas ou manchas escuras, que podem apodrecer mais rapidamente. O tamanho das raízes não é muito importante, mas deve-se evitar aquelas com tamanho superior a 25cm, que podem ser fibrosas por terem sido colhidas de plantas velhas.
=
COMO CONSERVAR
As raízes se deterioram muito rapidamente, chegando a apodrecer em 24 horas em temperatura ambiente. Raízes frescas se conservam por até cinco dias, quando embaladas em saco de plástico e mantidas em geladeira doméstica. Em condição ambiente, deve-se evitar embalar as raízes com plástico. A mandioquinha-salsa crua pode ser congelada. As raízes devem ser lavadas, secas com papel absorvente e colocadas em saco de plástico, do qual se retira todo o ar com um bombinha de vácuo.
=
COMO CONSUMIR
Tradicionalmente consumida como sopa, papinha para alimentação de bebês e ensopados, a mandioquinha-salsa é muito saborosa quando utilizada na elaboração de pães, canjas, nhoque, suflês, biscoitos, bolos ou em saladas frias e maionese. Também substitui a batata na forma de chip ou palha. As raízes congeladas não se prestam para a elaboração de frituras, devendo ser utilizadas no preparo de pratos cozidos. Para a retirada da casca, as raízes são raspadas com uma faca sob água corrente, imediatamente após tirá-las do congelador. O descongelamento é feito diretamente ao fogo, durante o preparo do prato.
=
DICAS
Experimente fazer purê de mandioquinha; faça como o purê de batata, somente substitua a batata por mandioquinha. A mandioquinha é um alimento recomendado para atletas e profissionais com alto gasto energético. Pessoas em regime de emagrecimento devem consumi-la com moderação, pois possui muita caloria. A mandioquinha é um alimento que contém quantidades razoáveis de vitaminas do Complexo B (principalmente Niacina) e sais minerais como Cálcio e Fósforo. A Niacina é muito importante para o organismo, pois evita problemas de pele, do aparelho digestivo e sistema nervoso. O Cálcio e o Fósforo fazem parte da formação dos ossos e dentes.
=
No entanto, a mandioquinha é um alimento altamente energético e por esse motivo é bastante indicada na alimentação infantil. Deve ser conservada em lugar fresco e arejado, ou na gaveta de legumes da geladeira. Lá se mantém em boas condições por 2 a 3 semanas.
=
Seu período de safra vai de janeiro a setembro.



















Igreja Presbiteriana do Brasil

O Blog -"A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz "O Servo com Cristo!"

Portal São Francisco - Legumes