Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

TEMPO DE ESPERANÇA

EDIFICAÇÃO

Doce é a luz, e agradável aos olhos ver o sol Eclesiastes. 11:7.
=
Sabemos bem que vivemos tempos difíceis, são dias revelados pelas Sagradas Escrituras. Não podemos de maneira alguma deixar de vivê-los. Atendo aos momentos em que estamos passando, ficamos em grande “preocupação”. “A fé e esperança” precisam estar sempre ao nosso lado, para que possamos suportar tanta tribulação. Temos consciência que olhando para o mundo, para a sociedade, visualizamos em maioria só problemas! Com tempos assim, a família, sofre terrivelmente as conseqüências, e problemas de todas as espécies. Dentro deste contexto “o sofrimento”, temos consciência somos alvos de muitos”. Qual seria alguns motivos que tem desarticulado a família a sociedade o Mundo. Olhando algumas causas, lembramos de algumas “trombadas”, mesmo que pequenas nos trazem o mal estar e bate as nossas portas! Trazendo assim a tristeza. A falta de comunhão com nosso Deus, nos enfraquece. O ser humano é a causa de todo este processo, porque não dizer “desastre”, a origem sabemos muito bem, uma atitude ERRADA do homem pode “estremecer nosso bom viver”em nossas casas.
=
Olhar a política do meu País e dizer “sofro por este motivo”, poderíamos dizer que toda a culpa é do meu “próximo”, Não! Acho seria uma atitude pesada demais ”.Paramos aqui! Não vamos descobrir culpados e sim procurar concertar, acertar para vivermos melhor, afinal quem nos oferece a vida é o nosso Senhor da Glória Eterna Deus! Ele é o dono das soluções! Ele muda Vidas! Ele nos faz ver o sol e a lua, nascem todos os dias, isto lindo! É Graça oferecida gratuitamente pelo Pai! “Sol e Lua” dois motivos de grandes alegrias!
=
ALEGRIA NECESSÁRIA
=
Ah! Jó! O amigo fiel de Deus! Sofreu. Suportou e “venceu!”. Hoje, não devemos reclamar olhando para o ontem ou pensar nos problemas que poderão vir no futuro? “Podemos dizer que a família é o nosso alvo, onde precisamos encontrar caminhos saudáveis?” O aconchego do lar, nada poderá haver de mais gostoso!
=
O nosso cantinho, o lugar onde nos sentimos bem! Devemos procurar separar nosso lar, nossa família o mais rápido possível das trevas! Quando chamo tempo de “nova esperança” é nos movermos através de uma fé fortalecida, renovada, a comunhão com o altíssimo. Propostas totalmente voltadas para o Senhor da Glória. Entreguemos nossos dias ao Deus da Vida! O Seu cuidado. Enfim encontremos a transformação de nossas vidas com a direção do Senhor. Que encontremos a Paz tão necessária. Que possamos descansar no Senhor. Rogamos que “DEUS NOS CONCEDA UM TEMPO NOVO. Um tempo de alegria e bênçãos. Nossa proposta de súplicas visa alcançar a verdadeira esperança, uma nova época em nossas vidas, com Cristo. Só conseguiremos sendo seguidores do Mestre.
=
Voltando a família, muitas vezes percebemos, somos egoístas, pedimos o que não precisamos! Porque? Podemos resolver com nossas próprias forças, encontraremos a solução. Concertar e não esperar sempre cair do Céu, é porque não partimos para uma nova esperança, a entrega total de nossas vidas ao Mestre. Podemos dizer com toda firmeza “O SENHOR SEMPRE ESTÁ AO MEU LADO”. Poeticamente poderíamos dizer: esta vida é linda! Que o nascer do sol é esplendoroso nos mostra a presença de Deus! O cuidado do Senhor é diário! Porque não olharmos o nascer da lua? Coisa mais linda! Haverá na natureza planeta tão belo! O nascer da Lua “quase nos obriga a sorrir”, nos deixa extasiados. Eu diria que o Sol mostra Poder! A lua a alegria! Ali está Deus!
=
Em Salmos cap.119,28 diz assim: Este é o dia que o Senhor fez. Precisamos urgentemente andar com sorrisos em nossos rostos, chega de tristeza, somos criaturas de Deus! E, Deus é Poder inabalável, que nos faça sentir com um “sorriso” maior que a Lua. Glória a Deus nas alturas! O todo Poderoso! Não podemos deixar de considerar que existem problemas considerados normais em nosso viver e, precisamos trata-los com carinho sabedoria e paciência. Temos que lembrar sempre que ele nunca poderá tirar nossas forças e nos destruir, agora neste hoje. Neste momento surge nossa vida pecaminosa que precisamos entregar ao Senhor, com Ele temos o caminho a seguir e estaremos restaurados, prontos para a nova comunhão. Repetindo a “VERDAEIRA NOVA VIDA!” Contemplemos a alegria do Senhor da Glória, que só tem “maravilhas” para nos oferecer.
=
Ele perdoa seja qual for o seu pecado. Ele conta com nossa alegria, anunciar a Salvação para todos os que estão cansados e oprimidos. Precisamos terminar mais uma vez com o belo “convite” de Cristo! VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS E EU OS ALIVIAREI (PARTE A Mt. 11). Que o Senhor da bondade do perdão ouça e receba nossa oração! QUE O NOVO TEMPO DE ESPERANÇA!”Chegue para os irmãos como solução, incentivo para uma vida de PAZ!
=
==
=
Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diácono Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

ARQUEOLOGIA VASCULHA A MEDICINA DOS EGÍPCIOS

NOTÍCIAS PELO MUNDO


Escavando 20 tumbas de 1 cemitério ao sul do Cairo, um arqueólogo encontrou vestígios de que trabalhadores das pirâmides recebiam tratamento médico. Alguns eram até submetidos a sofisticadas cirurgias para os padrões da época.
=
As descobertas reforçam a idéia de que os trabalhadores que ergueram as pirâmides não eram escravos, mas camponeses.
=
Escravos não teriam condições de contratar serviços médicos. Surgiram indícios de que também eram donos de suas próprias ferramentas, o que lhes dava uma certa autonomia em relação aos faraós. Nos melhores centros de neurologia do mundo, ainda se utiliza a técnica da trepanação, abertura de furos no crânio para tratar distúrbios neurológicos, decorrentes da pancada na cabeça.
=
Técnicas de cirurgia são a descoberta do amplo conhecimento médico dos egípcios. Papiros datados da mesma época que os esqueletos de Guizé, encontrados nos últimos 200 anos, mostraram que eles se dedicavam a especialidades médicas como a oftalmologia e a ortopedia.
=
Para minimizar a dor, usavam a papoula, planta da qual a medicina moderna extraiu a morfina, um potente anestésico. As doenças eram divididas em 3 categorias: fáceis de curar, difíceis e impossíveis, não muito diferente de hoje.
=
As últimas evidências arqueológicas levam a crer que, ao contrário do que se supunha, a estrutura social do Egito antigo era bem mais complexa do que uma rígida disparidade entre soberanos despóticos cercados por corte luxuosa de um lado e imensa massa de pobres de outro.



Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Carlos Rossi - Mega Arquivo Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

ALHO: SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE HUMANA

CUIDANDO DA SAÚDE



Desde a Antiguidade acredita-se nos benefícios que o alho traz para a saúde humana. As culturas egípcia, indiana, grega e romana tinham a visão de que o alho continha propriedades profiláticas e terapêuticas. O primeiro a descrever o efeito bactericida do alho foi Louis Pasteur. Atualmente se reconhece cientificamente que o alho previne e trata infecções patogênicas, câncer e doenças cardiovasculares, tornando-se uma das ervas medicinais mais utilizados no mundo (1).
=
Os componentes sulfurados do alho, como a aliina, alicina, dialil sufeto, dentre outros, são os que se destacam como benéficos para a saúde humana, e que promovem o odor característico do alho. Além disso, a grande quantidade desses componentes presentes no alho diferencia-o dos outros vegetais pertencentes ao mesmo gênero Allium. O nome científico do alho é Allium sativum (2,3).
=
Além desses componentes sulfurados, encontram-se outros nutrientes na composição nutricional do alho, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) da Unicamp (4):
=
Alimento em 100g/nutriente - Alho cru
Energia (kcal) =113
Proteína (g) =
7
Lipídeos (g) =
0,2
Carboidrato (g) =
23,9
Fibra (g) =
4,3
Cálcio (mg) =
14
Fósforo (mg) =
149
Sódio (mg) =
5
Potássio (mg) =
535
Magnésio (mg) =
21
Vitamina B6 =
0,44
=
Pesquisadores de distintas regiões do mundo se debruçam sobre as propriedades medicinais do alho, para entender os mecanismos e o efeito de seus compostos em algumas doenças. Pesquisa científica do Kuwait avaliou os efeitos do consumo de alho cru e extrato fervido em água nos níveis séricos de glicose, colesterol e triglicerídeos em ratos durante quatro semanas. Diferentes dosagens dos dois tipos de alho (50 e 500 mg/kg) foram oferecidas. Os autores observaram que o alho cru apresentou um intenso efeito na redução dos parâmetros analisados, podendo ter importante papel na prevenção de aterosclerose e diabetes. Já o alho aquecido teve menor efeito nos níveis séricos de colesterol e triglicérides, e nenhum efeito foi encontrado na dosagem de glicose. Eles acreditam que o processo de fervura destrua os ingredientes voláteis, ativos e quimicamente instáveis do alho (5).
=
Cientistas argentinos fizeram uma análise mais detalhada da melhor forma de preparo do alho para verificar suas propriedades antiplaquetárias, e assim avaliar sua contribuição para a prevenção de doença cardiovascular. Os resultados mostraram que a alicina e o tiosulfinato são os componentes que contribuem para essa propriedade antiplaquetária. Porém, moer o alho antes do cozimento pode reduzir essa ação. Mas a perda parcial dessa ação pode ser compensada se o consumo do alho for aumentado (6).
=
Para verificar os efeitos hipocolesterolêmicos do alho, estudo randomizado, duplo-cego, controlado com grupo placebo foi realizado em homens com hipercolesterolemia entre 220 a 285 mg/dl e simultaneamente em animais. O grupo que recebeu cápsulas de suplemento de extrato de alho, 800 mg diariamente durante cinco meses, teve diminuição de 7% no colesterol plasmático total e 10% no LDL-colesterol (lipoproteína de baixa densidade) plasmático, comparados com o grupo placebo. Similarmente em ratos a mesma suplementação reduziu 15% do colesterol total plasmático e 30% da concentração de triglicerídeos plasmático. Com esse estudo pôde-se verificar que a ação do alho na redução do colesterol e triglicerídeos ocorreu, em parte, pela inibição da síntese de colesterol no fígado, por meio dos componentes sulfurosos do alho, especialmente o S-alil-cisteína (7).
=
Outro possível mecanismo dos efeitos benéficos do alho na doença cardiovascular é a de impedir a oxidação do LDL-colesterol, inibindo a iniciação e progressão da aterosclerose. Essa oxidação do LDL promove disfunção vascular pela ação citotóxica direta das células endoteliais, pelo aumento da propriedade quimiotática de monócitos e pelo aumento da proliferação de células endoteliais, monócitos e células musculares. Todos esses eventos contribuem para o desenvolvimento da doença cardiovascular (8,9).
=
Dessa maneira, a Associação Dietética Americana recomenda um consumo de 600 a 900 mg de alho por dia, correspondente a um dente de alho cru por dia, para a redução de colesterol sangüíneo total. Essa ingestão também pode ser proveniente da suplementação de alho (10).
=
Há ainda outros benefícios. Estudo chinês observou que o consumo de alho e outros alimentos do mesmo gênero, como cebola, cebolinha e alho porro, reduz o risco de câncer de próstata independentemente do peso corporal, ingestão total de calorias e de outros produtos alimentícios. Além disso, verificaram maiores efeitos em homens com câncer de próstata avançado. O consumo médio de alho foi de cerca de dois dentes por semana (11).
=
Além disso, estudo clínico randomizado, duplo-cego, ainda verificou que o consumo de quatro cápsulas por dia contendo 500 mg de extrato de alho, que não tem odor forte, melhorou o sistema imune de pacientes com câncer avançado (cólon, fígado e pâncreas). Os autores consideram que o alho seja um tratamento alternativo para esses pacientes, pois houve aumento da atividade de células exterminadoras naturais (natural killer), que destroem células tumorais, durante os três meses de acompanhamento (12,13).
=
O Instituto Nacional de Saúde norte-americano lançou uma revisão sistemática de todo esse corpo de evidências a respeito do alho. No trabalho, que avaliou os efeitos do alho em diversas situações clínicas, verificou-se que o consumo de diferentes preparações, comparado com placebo, reduziu o colesterol sangüíneo total significativamente após um mês (reduções de pelo menos 1,2 mg/dl até 17,3 mg/dl em alguns casos). Porém, um acompanhamento durante seis meses não identificou nenhuma diminuição no colesterol decorrente da utilização de alho.
=
Assim também a ingestão de diversas formas de preparações de alho mostrou redução da agregação plaquetária. Contrariamente, observaram que o uso do alho não trouxe benefícios para a redução da pressão arterial, nem na glicemia de pacientes com ou sem diabetes, nem no câncer gástrico, colorretal, endometrial e laríngeo. Os possíveis efeitos adversos no consumo do alho encontrados nos trabalhos analisados nessa revisão foram mau hálito e forte odor corporal (14).
=
Finalmente, também se verifica no alho a propriedade antimicrobiana, destacando dentre seus componentes alicina e ajoene, com essa atividade mais intensa (15).
=
Isso é de interesse para alguns pacientes que sofrem de doenças infecciosas, quando optam por tratamento natural. Por isso, foi realizado um estudo que avaliou o sinergismo entre antibióticos e extratos de plantas, que incluía o alho, contra o Staphylococcus aureus. Dentre as plantas analisadas, o alho apresentou capacidade antimicrobiana sobre o Staphylococcus, porém com menor atividade sinérgica com as drogas (16).
=
Porém, há autores que não observaram um resultado positivo, por exemplo, no uso do alho para o tratamento de infecção por Helicobacter pylori(17-18).
=
Portanto, evidências científicas identificam os efeitos benéficos do uso do alho em diferentes doenças. Novos estudos devem ser conduzidos para avaliar os efeitos terapêuticos do consumo prolongado do alho, e para definir os tipos de preparações do alho in natura e a concentração dos componentes ativos para se obterem resultados efetivos.

Thiago Manzoni Jacintho
Biólogo pela Univerdade de Mogi das Cruzes e Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).




Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Thiago Monzoni Jacintho - (FMUSP)
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

sábado, fevereiro 06, 2010

ANEMIA

CUIDANDO DA SAÚDE



Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como Ferro, Zinco, Vitamina B12 e proteínas.
=
Porém, a Anemia causada por deficiência de Ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo.
=
Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença, muito embora homens - adolescentes e adultos - e os idosos também possam ser afetados por ela.
=
Sintomas:
=
Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos, necessitando-se de exames laboratoriais (sangue) para que seja confirmado o diagnóstico de Anemia Ferropriva. Os principais sinais e sintomas são: fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito "paradas").
=
Conseqüências:
=
A anemia ferropriva traz os seguintes efeitos adversos ou conseqüências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal. Além disso, pode ser a causa primária de uma entre cinco mortes de parturientes ou estar associada a até 50% das mortes.
=
Fontes de Ferro:
=
O Ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes importantes de Ferro.
=
Contudo, no mercado já existem os leites enriquecidos com Ferro. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se como fonte de ferro os folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.
=
Ministério da Saúde. Coordenação-Geral da Política Nacional de Alimentação e Nutrição








Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Isarel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Portal da Educação - Artigos
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro