Versículo do Momento

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terça-feira, setembro 06, 2011

ALECRIM

NOTICIAS PELO MUNDO







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Alecrim é uma planta de aroma forte, muito agradável, o alecrim ou alecrim-de-cheiro, é uma pequena planta de aspecto arbustivo que pode chegar até 1,5 m de altura. Na cozinha suas folhas, flores e frutos secos quando triturados formam uma excelente mistura para ser usada como tempero de carnes e massas.
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mas não é só tempero, pois é muito utilizado na saúde, suas folhas podem ser usadas na forma de chá do tipo abafado para tratar, entre outros sintomas, má digestão, gases, dor de cabeça, fraqueza, como cicatrizante, antimicrobiana, também como estimulante do couro cabeludo. Alguns estudos comprovam ainda a indicação desta planta no tratamento da hipertensão e seu uso externo nos sintomas de reumatismo.
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DICAS DE CULTIVO:
Seu cultivo pode ser feito a partir de mudas preparadas por estacas retiradas da planta ou por mergulhia, podendo ser cultivadas em vasos, canteiros, horta ou jardim. Cresce bem em solo rico em calcário e em ambiente úmidos e de clima ameno.
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ATENÇÃO:
É uma planta pouco tóxica, mas a ingestão
de grande quantidade das folhas pode provocar intoxicação com aparecimento de sono profundo, espasmos, sangue na urina, irritação nervosa e em doses maiores, pode levar a morte.
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CURIOSIDADES:

Existem mais de 10 variedades desta planta em cultivo, todas para o mesmo uso, porém com aromas diferentes.
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AROMA:
Seu aroma já é usado para a produção de essência. Já industrializado, tem grande útilidade na produção de perfumes,cosméticos e também no uso através das receitas para o preparo de alimentos.
















Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz "O Servo com Cristo!"
Prof. Linda-Mara - Membro Shvoong

sábado, setembro 03, 2011

LENTES DE CONTATO

CUIDANDO DA SAÚDE









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Projeto Abc - Divulgação Através da Imprensa

Embora usadas principalmente por quem não desejem usar óculos, pode ser uma indicação médica quando existe diferença de grau importante entre os olhos ou uma córnea com irregularidades.
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As lentes podem ser gelatinosas ou rígidas. As gelatinosas podem ser de uso contínuo ou descartável. Tanto as gelatinosas como as rígidas são feitas com diferentes composições e diferentes métodos de fabricação de modo a lhes imprimir diferentes características.
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Assim temos lentes gelatinosas com maior ou menor conteúdo de água, lentes que devem ser descartadas com mais ou menos dias de uso e lentes para uso mais ou menos prolongado. As endurecidas, conforme o material apresenta graus diferentes de permeabilidade ao oxigênio e os critérios de adaptação das mesmas (diâmetro e curvatura) dependem das características da lente a ser adaptada.
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O grau das lentes de contato, especialmente das lentes rígidas, não são os mesmos dos que são receitados para os óculos.
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Isto se deve aos seguintes fatos: proximidade da lente ao olho (efeito corretor maior para as miopias e menor para as hipermetropias), variação conforme a curvatura da lente adaptada e com as características do material da lente.
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Nem todo mundo pode usar ou é bom candidato ao uso de lentes de contato. É o oftalmologista quem deve determinar quem pode usar o grau e curvatura da lente a ser adaptada bem como o melhor tipo de lente a ser usado.
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As lentes de contato se constituem em um corpo estranho dentro do olho, podendo causar danos importantes para a visão de modo que a segurança de seu uso depende da supervisão do oftalmologista. São complicações do mau uso de lentes de contato: edema, úlcera, infecção, neovascularização e deformidades na córnea.
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A chamada conjuntivite por lente de contato (conjuntivite papilar), bastante freqüente, especialmente com as lentes gelatinosas, pode ter sua evolução controlada pelo exame periódico (depende do tipo da lente esse tempo) do usuário de lentes.
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Hoje temos a possibilidade de corrigir quase todos os problemas de refração com lentes de contato desde que não haja contra indicação ao seu uso.
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É o olho seco das principais dificuldades à adaptação com lentes de contato, entre os cuidados que devem ser tomados por quem usa lentes de contato. Dormir ou não com as lentes desperta dúvidas? Os médicos recomendam tirar as lentes de contato na hora de dormir para prevenir problemas e pequenos machucados nas córneas. Além disso, quando as lentes de contato não são retiradas, a falta de oxigenação nos olhos abre espaço para que ocorram contaminações.
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Se durante o dia, mesmo com os olhos abertos as lentes de contato já diminuem a oxigenação da córnea, à noite com as pálpebras fechadas o problema é maior ainda. Mesmo as lentes de contato descartáveis, que permitem maior passagem de oxigênio devem ser retiradas antes de dormir para evitar problemas.



















Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - " A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo!"

Abc da Saúde - Dr. Edson Procianoy

quarta-feira, agosto 31, 2011

ENCONTRANDO A FELICIDADE

TEMA - EDUCAÇÃO






"Se alguém não encontra a felicidade em si mesmo, é inútil que a procure noutro lugar”.
Todos nós sabemos que ser feliz é um dos mais antigos direitos da humanidade. E também sabemos que não há ninguém que não mereça auferi-lo. Há, no entanto, quem pense nunca poder alcançar esse dom. E isso resulta certa insatisfação e de um conceito errado de o que é a felicidade. O homem foi criado para ser feliz e seria insensato imaginar um Deus cujo prazer consistisse em submetê-lo a contínuas desgraças
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Essa idéia seria demasiado humana para ser divina e, quando assim pensamos, estamos a fazer um Criador à imagem da nossa imbecilidade e à semelhança da nossa estupidez. Porém, a causa, é bem diferente.
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Neste mundo estereotipado em que vivemos, a felicidade deixou de ser um ideal do indivíduo para ser uma aspiração das multidões. Todos querem ser felizes da mesma maneira. Convencionou-se que não há felicidade sem automóvel, sem uma casa repleta de eletrodomésticos, de eletrônica, de móveis de estilo, de livros caros (mas que nunca se lêem), de imitações de objetos e de quadros antigos (dos quais não se sabe falar), sem roupas e calçado de marcas badaladas... Enfim e para resumir, sem todos esses sinais exteriores de riqueza que por aí se vêem.
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Quanto a boas maneiras, civilidade, educação ou cultura, tudo isso é secundário. O que é preciso é ter dinheiro. E como nem todos o podem ter para se fazerem passar por aquilo que não são, daí a "infelicidade" de muitos. Uma infelicidade que gera invejas, revoltas e que, infelizmente, está a transformar a sociedade num viveiro de insatisfeitos, de egoístas e de falsários.
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Há na terra milhões de pessoas a sonhar a mesma coisa e a desejar os mesmos bens. E é assim que os espíritos simples se asfixiam numa atmosfera de estupidez. E são cada vez mais os que não conseguem viver fora desse esquema.
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Cada vez se deseja possuir mais. Cresce dia a dia a inveja pelo vizinho. A ânsia de "também querer ser" aumenta no sentido inverso do "querer fazer". Atropelam-se os princípios mais sagrados para chegar mais depressa a um lugar que se cobiça, mas que não se merece. O que mais interessa é "parecer".
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É uma luta feroz e constante entre aquilo que se tenta aparentar e a verdadeira realidade daquilo que se é. Parece que fica assim, mais ou menos, traçado, ainda que com pálidas pinceladas, o retrato daquele que quer ostentar coisas superiores aos seus recursos e à sua mentalidade. E é esse, de fato, o protótipo do verdadeiro infeliz. E é tão fácil ser feliz! Contentarmo-nos com o que temos e orgulharmo-nos de sermos, apenas, como somos, é já o começo da felicidade.

















Igreja Presbiteriana do Brasil
"O Servo com Cristo!"
Blog "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz -Adaptação
Portal da Família - Manuel V. da Costa

domingo, agosto 28, 2011

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: LIMITES E RESPONSABILIDADES

TEMA - EDUCAÇÃO






De acordo com NOVA e ALVES (2003) a Educação à Distância (EAD) vem se tornando uma discussão fundamental ao longo dos últimos cinco anos, pois a sociedade está cada vez mais conectada às tecnologias digitais, o que exige uma reconfiguração da educação oferecida hoje.
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As informações fluem em uma velocidade cada vez maior, ocorrendo a construção mais rápida, por exemplo, de trabalhos acadêmicos (artigos, dissertações, monografias, teses). Devido aos impactos que as tecnologias digitais causaram na sociedade, o conceito de EAD mudou muito. Antes dos impactos sociais oriundos das tecnologias digitais, esta modalidade era vista como uma transmissão e/ou construção de conhecimento sem a presença dos sujeitos. Com a difusão da escrita, hoje é possível ampliá-lo para uma maneira de educação onde haja auto-aprendizagem em diferentes espaços, em tempo real.
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Com o estabelecimento dos artigos 52, 62, 80, 87 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, instituições federais começaram a desenvolver alguns de seus cursos de nível superior em EAD, principalmente com o respaldo no Decreto 2494/98 e nas portarias MEC 301/98 e nº 2253/2001, autorizando o desenvolvimento de Programas em todas as modalidades de ensino e educação continuada (Art. 80); no parágrafo III (item 3 do Artigo 87), que incentiva ao desenvolvimento de programas de capacitação docente; com a aprovação da Portaria 2253 de 18//10/2001, criado a partir do Art. 80, possibilitando a instituição de disciplinas nos cursos de ensino superior, porém, que não excedam a 20 por cento do tempo previsto para integração do currículo pedagógico e utilizem métodos não-presenciais.
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Através da Revolução Digital, que é o fenômeno da proliferação de grandes redes de comunicação digital e inúmeras possibilidades e perspectivas educacionais, a aprendizagem/aprendizado tornou-se mais flexível, rápido e interativo, momento este significativo para educação.
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Nesse cenário aqui apresentado, a escola já não é mais o lugar central da construção e produção do conhecimento, sendo possível aprender em diferentes espaços e momentos.
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O professor, sujeito principal de transmissão do conhecimento, agora é o mediador do conhecimento, auxiliando o aluno a filtrar as informações cada vez mais velozes.
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Diante da leitura do artigo escrito por NOVA e ALVES (2003), é essencial ao pedagogo em formação e ao já formado a interação e a manipulação com diferentes fontes digitais de comunicação, bem como planejar inseri-las nas atividades pedagógicas propostas, pois estas já fazem parte do cotidiano social e acadêmico.




















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Texo e Resumos de Shvoong -Membros
Prof. Cristina Nova e Lynn Alves - Shvoong