Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sexta-feira, julho 15, 2011

SETENTA VEZES SETE

EDIFICAÇÃO







“Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” Mateus. 18:21.
O perdão tem se tornado raro tem sumindo no “mercado da vida”, pioramos a cada momento. A distância fica cada vez maior do nosso próximo. O nosso coração balança incerto de hora a hora. A “dureza” do coração já nos acompanha por aonde vamos. Tem faltado a coragem, a humildade de pedir perdão e de perdoar.

Como pecadores, devemos reconhecer nossas fraquezas, precisamos tratar nossos semelhantes com igualdade e de forma digna. Isto não tem acontecido, infelizmente, pela dureza do coração. Sabemos que Jesus se entristece, pois nos tornamos cruéis por demais, em nossos duros comportamentos. Não temos sido verdadeiros em nossos relacionamentos. Viver o perdão é lei para os nossos corações e dignifica nossa conduta frente aos ensinamentos de Cristo.

Hoje, perdoar tem sido uma tarefa quase impossível! Cadê o meu amor? Precisamos refletir muito quanto ao “Eu”. Estou uma vergonha, sim! Estamos uma vergonha! Tenhamos a coragem de pensar e repensar, aceitar e mudar métodos. Sem Cristo em nosso viver, não podemos continuar assim “machucando”, fazendo sempre o que quero com as pessoas que estão ao meu redor.

Um momento de reflexão se torna necessário. O ensinamento de Cristo é pratico, rápido, sem fuga, isto é enfrentar de peito aberto minha conduta. Digamos: ir direto ao problema e não procurar “rodeios e desculpas incompetentes”.

Quando Pedro pergunta: “até quantas vezes devo perdoar meu irmão?” Jesus de forma amorosa e extensiva, como olhando para até o final da vida de Pedro diz: “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18-21). Pedro quis ser generoso, pois as tradições dos rabinos falavam até três vezes. A resposta de Jesus, tomando-se em consideração o que Pedro disse, significa que o espírito de perdão vai muito além dos mesquinhos cálculos humanos.

A parábola do credor sem compaixão ensina o motivo pelo qual deve-se perdoar sem limites. Nosso Pai celeste nos perdoou em vários momentos a ponto de nos conceder o dom gratuito da Salvação em Cristo sem olhar o passado de cada pessoa. Devemos reconhecer que o dever do perdão é o mínimo que podemos praticar a favor do meu próximo.

Devemos refletir e visualizar a bondade divina, que tem sido derramada em nosso viver, mas se não ajudarmos com nossas práticas, impedimos a ação do Espírito Santo. Pratiquemos com urgência o dom do perdão. É necessário que o perdão esteja em primeiro lugar em nossas vidas. Assim, estaremos sendo obedientes ao Pai Glorioso através do Filho.

Pratiquemos o perdão.


















Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo!"

quarta-feira, julho 13, 2011

HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA DE ALTO JEQUITIBÁ

NOTÍCIAS PELO MUNDO






HOMENAGEM
O Brasil, um país recém descoberto, extensas áreas verdes a serem povoadas. D. João VI manda vir 1400 suíços para povoar o sertão da província do Rio de Janeiro no princípio de 1820, foram levados para a serra, região do Morro do Queimado, clima europeu a que estes estavam acostumados. Abriram matas, construíram casas, plantaram e se estabeleceram, porém não tinham o sucesso desejado. Como a Europa vivia conflitos, pestes, pobreza, o Rei manda vir mais colonos, desta vez alemães.
=
Os navios chegavam após viagens turbulentas, muitos problemas, e os imigrantes eram distribuídos na região de Nova Friburgo e cada pai de família ou homem independente recebia 200 jugadas rhenanas de terra ou 400 braças quadradas como propriedade, que seria hereditária a seus descendentes e era fornecido sementeiras e mudas dos produtos brasileiros como arroz, algodão, milho, anil, fumo, cana de açúcar, inhame, bananas, plantas oleagenosas, etc.. Eles tinham o direito de pescar e caçar, tinham outros direitos e obrigações para com a comunidade e o governo . Lá eles plantavam, produziam leite, queijo, ovos, manteiga, mel, etc. Foi introduzido o café Java que se adaptava melhor ao clima.
=
Com os alemães, veio o Pastor Sauerbronn, de fé Luterana que pastoreava, oficializava batismos, enterros e ajudava a comunidade no que fosse preciso, ele foi o primeiro pastor protestante no Brasil.
=
Aproximadamente em 1880 alguns descendentes dos imigrantes resolveram desbravar novas terras e foram para a região do Caparaó, dentre eles representantes das famílias Eller, Heringer, Gripp, Sathler, Schwab, César que se estabeleceram numa região fértil e verde, e por haver ali uma linda árvore que abrigava os viajantes da região foi chamada de Alto Jequitibá. A pequena cidade foi crescendo e sentiu-se a necessidade de trazer um pastor evangélico, pois até então só havia a igreja católica.
=
E assim após várias dificuldades, em 1902 é constituida a igreja Presbiteriama de Alto Jequitibá, que mais tarde através de muito sacrifício, veio solidificar o sonho dos habitantes construindo o Gymnasio Evangélico e anos mais tarde Colégio Evangélico Rev. Cícero Siqueira com Internatos feminino e masculino, abrigando estudantes de todo o país e funcionando como tal até 1998. Ela também abrigou um seminários por alguns anos, é mãe das primeiras igrejas fundadas no Espírito Santo e outras cidades de minas Gerais.
=
O livro tráz todo o histórico da igreja, em detalhes e documentos, lista de primeiros membros, histórias de desafios sofridos pelos fundadores, os primeiros pastores como Rev. Matatias Gomes dos Santos, Rev. Franklin do Nascimento, Rev. Aníbal Nora até chegar ao Rev. Cícero Siqueira, fundador do Colégio Evangélico. E encerra-se com uma galeria de fotos dos prédios da igreja, momentos importantes da mesma e da galeria de fundadores e pastores até 1991, ano da edição do mesmo.
=
Ainda hoje a Igreja e o Colégio (agora Estadual) tem como tradição a festa de Sete de Setembro, com um impecável e luxuoso desfile de alunos, encontro e desfile de ex-alunos, barracas típicas de doces, salgados e prendas, peças de teatro e visita de pessoas de toda a parte, inclusive os Alto Jequitibaenses ausentes. A Igreja Presbiteriana por sua vez, mantém seu prédio de construção moderna e sua torre imponente com a inscrição "Quem Salva é Só Jesus", e o Prédio do Internato foi transformado na APCE - Associação Presbiteriana Cultural e Evangélica, onde abriga eventos como encontros, congressos etc.
=
Links Importantes.
http://www.igrejapresbiterianaaltojequitiba.gripp.com.br
=
http://www.colegioevangelicorevcicerosiqueira.gripp.com.br
=
http://www.altojequitiba.gripp.com.br



















Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo!"

Autores - Alto de Jequitiba - Minas Gerais
Nair Lima Tavares - Myrtes Sathler Breder

Cel.Roberto Gripp - Rev. Anderson Sathler

terça-feira, julho 12, 2011

ONDE ESTÁ DEUS?

EDIFICAÇÃO









Fala ó Poderoso, o Senhor Deus, e chama a terra desde o levante até o poente'. Salmos 50:1.

Está é com certeza a pergunta que mais ouvimos, pessoas questionam a Deus no auge do desespero, questionam e reclamam por bênçãos, questionam por cura, procuram até o prometido que não conhecem.

Neste momento aparece a necessidade imediata de melhorar de vida. Nesta hora, entra a preciosa chamada para a prosperidade imediata. Sabemos é prometido por muitos enganadores, que anunciam vidas mudadas de um dia para outro. Muitos esquecem que Deus está à frente de todas as coisas. Deus dirige a vida dos seus. Todo aquele que não merecer não alcançará. E todos que estiverem nos planos de Deus por seus merecimentos, com certeza serão alcançados por bênçãos maravilhosas.

Certo homem bradou de forma irônica! Deus existe? Talvez ele estivesse fazendo está pergunta por motivo de uma distância espiritual muito grande de Deus. Batendo ao peito, gritava! Deus não existe! Falava ainda, eu sofro tanto, peço tantas coisas a este Deus e nunca recebi nada, nunca fui atendido!

Este pequeno comentário vem elucidar uma questão tão atual. Temos vivido e visto uma maioria de pessoas sem a presença de Deus em seu viver. Viajamos por algumas situações que envolvem Deus o homem e, sua criação principal. Podemos dizer que, quase diariamente ouvimos está frase “Onde está Deus”. Ainda lembramo-nos daqueles irmãos que lamentam dizendo “Deus não houve mais minhas orações”! São pessoas que vivem situações difíceis em suas vidas, talvez à distância. São de nossos Irmãos em Cristo que se encontram em grandes dificuldades. São às doenças os desajustes familiares e a famosa situação financeira que destrói o equilíbrio familiar. Poderíamos enumerar multidões de situações graves.

Percebemos que a maioria exige o imediatismo e sempre com lamentações. Não são capazes de perceber que estão cegos em seus pecados e assim ficam longe das bênçãos maravilhosa do Pai bondoso. Com certeza estão à longa distância de Deus. Dentro desta situação, gostaria de comentar com os irmãos algumas situações importantes para nossas vidas, assim vejamos:

Constitui-se uma tragédia, acima de todas as tragédias, quando permitimos certas coisas em nossas vidas cristãs, que tornam até impossível a Deus responder nossas orações. Tais impedimentos à oração devem ser cuidadosamente identificados e banidos da nossa vida sem tardança.

Pode Deus tocar em nossos corpos quando aparecem as enfermidades ou os acidentes? Naturalmente; a pergunta é absurda. Deus pode todas as coisas. Foi Deus mesmo quem criou nossos corpos maravilhosos no princípio, e é Deus quem demonstra vezes sem numero, que Ele é capaz de nos manter saudável de espírito e do corpo.

O ministério da intercessão não necessita de colação de grau. Podem servir tanto o mais idoso quando o mais jovem dos crentes. A pratica da oração não necessita de uma catedral. Teu quarto de dormir ou tua cela na prisão são igualmente apropriados. Nem riquezas nem posição social fazem qualquer diferença. Este ministério ativa a todos os outros ministérios. Tudo, na vida cristã, depende muito dele

O apóstolo Paulo foi quem escreveu está oração, das profundezas de uma cela, em uma prisão romana. Alguns têm dito que se trata da compreensão mais perfeita do que seja uma oração verdadeira, nas páginas da Bíblia Sagrada. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.
[Filipenses 4:6,7].

Um dos grandes problemas é que nós mesmos limitamos a Deus com nossas atitudes impensadas. Não limitemos a Deus, o futuro com Deus é maravilhoso e muito além de todos os nossos mais rebuscados sonhos. Quando os homens não mais aprenderão a arte da guerra, mas transformarão as suas lanças e espadas em instrumentos pacíficos. Quando sobre as campainhas dos cavalos estiver escrito “santidade ao Senhor”. Quando o deserto florescer como uma rosa, Deus estará conosco. Não limitemos a Deus.

Oremos acerca de tudo isso!




















Igreja Presbiteriana do Brasil
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo!"

segunda-feira, julho 11, 2011

CAIAM MIL, CAIAM DEZ MIL E NÃO SEREI ATINGIDO!

EDIFICAÇÃO







Caiam mil ao teu
lado, e dez mil, à tua direita: tu não serás atingido. Salmos Cap. 91,7.
A beleza da promessa de Deus para o Seu Povo se torna um dos mais lindo e saudável exercício para nossa fé. Através da palavra de Deus no versículo de Salmos Cap. 91, 7. Fortalecemos a certeza de Sua presença, da segurança e da força para sobrevivermos a tantas provações.

O versículo mostra a presença de Deus na vida daqueles que O buscam, e encontram resposta e proteção. O versículo é uma pequena mostra do amor do Pai pelos seus. Registrado no Velho Testamento é nosso escudo até os dias de hoje. Nosso Deus é eterno, a fonte o alvo, pois o homem é insignificante no tempo e no espaço. A miséria do homem pecaminoso perante a face do Juiz e Guia do Mundo (7-12). Quando em situação tremenda, enfrentarmos a morte sem a esperança em Cristo (Rm. 8:24), somos inexistentes no plano do Pai. Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança, pois o que alguém vê como o espera?

Esta promessa tem nome e endereço é aplicável a aqueles que têm fé no Senhor, que vivem em comunhão com Deus e confiam nEle sob orientação e consolo. A promessa feita aos fiéis é supremamente aplicável ao Filho, observamos que no livro de Mateus (4:6-7), satanás quis torcer este versículo, separando-o do contexto da fé que gratuitamente nos foi dado.

É impossível acontecer qualquer mal a àquele que pertence ao Senhor; as mais esmagadoras calamidades nada mais fazem do que encurtar a peregrinação do crente e aproximá-lo do seu galardão. As dificuldades são bênçãos numa forma oculta, as perdas o enriquecem, a doença lhe é um remédio, o desprezo do mundo é a sua glória, a morte lhe é a porta do céu. Deus responde aos que O procuram, mas a resposta nem sempre é a concessão das cousas que pedimos.

O Apostolo Paulo pediu uma cura, mas recebeu algo melhor: uma aproximação do Senhor pela Sua graça (2º Co.7-10). Por termos dias curtos o livro de Salmos no Cap. 90: 12, diz: ensina-nos a contar os nossos dias, isto nos faz refletir que nossos dias são realmente curtos, temos que reconhecer que somos fracos mortais cujo futuro incerto deve colocar nas Mãos de Deus.


Não podemos ficar debaixo da ira de Deus, lembremos constantemente que o pecado transforma vidas numa miséria sem trégua. Precisamos viver sob as sombras do Altíssimo, pois descansaremos à sombra do Onipotente, está é a promessa do Mestre. Devemos também dizer ao Senhor da Glória: Tu és meu refugio e meu baluarte, Deus meu em quem confio.

“Que caiam mil ao teu lado, e dez mil a tua direita; tu não serás atingido!” Rogamos ao Pai que estejamos debaixo de Suas Asas de proteção. Que nossa fé, como a do Apostolo Paulo, se transforme em uma “rocha inabalável” e, vivamos sempre apossados de Suas promessas eternas. Seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus! Confirma sobre cada servo do Senhor Sua proteção e que seja a Sua vontade o caminho de nossas vidas.


















Igreja Presbiteriana do Brasil
www.reierei.blogspot.com - "Rei dos Reis"
O Blog - "A Serviço do Senhor"
Diác. Rilvan Stutz - "O Servo com Cristo!"