Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27

sábado, março 19, 2011

FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DA INTERNET

EDUCAÇÃO





Com a internet não temos mais informações, e sim menos. Em mega livrarias localizadas em shopping centers têm-se menos informação do que numa pequena livraria nas imediações da USP. Temos menos informação depois que a televisão multiplicou o número de canais. E quando peço na internet uma bibliografia e recebo uma lista com 10 mil títulos não tenho nenhum ganho de informação com isso. Com a internet, temos uma diminuição trágica de informações.


Corremos o risco de nos tornar autodidatas. O autodidata é aquele que absorve uma enorme quantidade de informações, muito mais certamente do que um professor universitário, mas não sabe filtrá-las. A memória é um mecanismo que permite não somente conservar, mas também filtrar. Caso contrário, seríamos com Funes, el Memoriozo, o personagem de Jorge Luis Borges que se lembrava de todas as folhas que havia visto durante 30 anos e ficou louco.


No ano passado fui a Blumenau (SC). Passei muito tempo dentro de táxis, mas só me lembro de um deles: o que tentou me roubar. Minha memória, felizmente, fez uma seleção, ou ficaria com a cabeça cheia de motoristas blumenauenses. As mudanças impulsionadas pelas novas tecnologias digitais colocaram na tela da TV e na internet a informação massificada, onde está tudo disponível, de fácil acesso, condensado, daí a dúvida: será o fim do livro? As pessoas vão deixar de ler? Apesar de tudo isso, a escrita triunfou, e voltamos à civilização da escrita. O computador teria obrigado McLuhan a reescrever A galáxia de Gutenberg.


Vivemos incontestavelmente o retorno da escrita. Nas nossas telas lemos os textos que imprimimos. Nunca se publicaram tantos livros, construíram catedrais aos livros, como essas imensas livrarias. Portanto, quando eu ouço os escritores dizerem que o livro está prestes a desaparecer não consigue me conformar com tamanha má-fé. Sempre construímos a imagem do amanhã pensando no estudante da periferia.


Hoje, o modelo é o internauta obcecado que se pluga e não lê mais? Isso não se aplica à maior parte das pessoas. As novas tecnologias da informação e da comunicação são um importante recurso para a educação, e o mesmo deve valer para a formação de professores. Contudo, são raras as propostas para que possa garantir que o futuro professor aprenda a usar o computador e a internet, no exercício da docência.


Presos às formas tradicionais de interação face a face, na sala de aula real, os cursos de formação ainda não sabem como preparar professores para exercer o magistério nas próximas duas décadas, quando a mediação da tecnologia vai ampliar e diversificar as formas de interagir e compartilhar, em tempos e espaços nunca antes imaginados.


É o que reservam as diversas tecnologias da informação e das comunicações para o desenvolvimento dos cursos de formação de professores. Gerir e referir o sentido serão ainda mais importantes, e o professor precisará aprender a fazê-lo em ambientes reais e virtuais.





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Prof. Nelson Valente - Membro Shvoong

quinta-feira, março 17, 2011

O QUE SÃO ALIMENTOS FUNCIONAIS?

CUIDANDO DA SAÚDE








Todos alimentos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. Ou pelo menos deveriam ser assim: os cientistas já reconhecem as propriedades funcionais de muitos desses alimentos, porém os estudos ainda não são conclusivos. “A ciência ainda não consegue determinar uma dieta diária de alimentos funcionais que atenda a todas as necessidades do organismo”, explica Valdemiro Sgarbieri, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. Essas substâncias não são novidade, como às vezes prega a indústria de alimentos.


As isoflavonas, por exemplo, compostos que ajudam na redução do colesterol ruim, fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos chineses, há mais de 5 000 anos. O que vem acontecendo é um aprofundamento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo. Com isso, os laboratórios e a indústria alimentícia passaram a produzir, em larga escala, alimentos funcionais formulados ou “artificiais”, como leites fermentados, biscoitos vitaminados e cereais matinais ricos em fibras.


Para chegarem ao mercado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige que o fabricante apresente provas científicas das propriedades funcionais alegadas na embalagem. Mas não se entusiasme demais com os rótulos: 1 litro de leite com ômega 3, por exemplo, oferece menos desse ácido graxo que uma posta de salmão.


Fonte: Inar de Castro, pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Betacaroteno

O que faz: Ajuda a diminuir o risco de câncer. Como age: Quando ingerimos gorduras e proteínas, o betacaroteno se converte em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento. Onde encontrar: Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve.


Isoflavonas

O que fazem: Atenuam os sintomas da menopausa. Como agem: Por ter uma estrutura química semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual.

Onde encontrar: Soja e seus derivados.


Licopeno

O que faz: Está relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata. Como age: Evita e repara os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer. Onde encontrar: Tomate e seus derivados, além de beterraba e pimentão.


Ômega 3

O que faz: Diminui o risco de doenças cardiovasculares. Como age: Reduz os níveis de triglicerídeos e do colesterol total do sangue, sem acumulá-lo nos vaso sanguíneos do coração. Onde encontrar: Peixes de água fria, como salmão e truta, e óleo de peixes.


Flavonóides

O que fazem: Diminuem o risco de câncer e atuam como antiinflamatórios. Como agem: Anula a diotância altamente tóxica usada em agrotóxicos. Onde encontrar: Suco natural de uva e vinho tinto, além de alimentos como café, chá verde, chocolate e própolis.


Probióticos O que fazem: São microorganismos vivos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal. Como agem: Impedem que bactérias e outros microrganismos patogênicos se proliferem no intestino.

Onde encontrar: Iogurtes e leite fermentado.





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Rafael Tonon - Membro - Shvoong

sábado, março 12, 2011

FRUTAS: APRENDA MAIS UMA!

CUIDANDO DA SAÚDE






Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo de retorno. O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é a glicose.

A fruta é principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90-95% de água. Isso significa que ela está a limpar e a alimentar ao mesmo tempo.

O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente os seus nutrientes. Devem comer-se as frutas com o “ESTÔMAGO VAZIO”. Por quê? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado.

As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde libertam seus açúcares. Mais se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas e começam a fermentar.

Já comeu alguma fruta à sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque não comeu de forma adequada. “Deve comer-se fruta sempre com o estômago vazio.” A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na altura de beber. Não deve beber suco de lata ou recipientes de vidro. Porque não? Porque a maioria das vezes o suco foi aquecido no processo pelo qual o recipiente é vedado e a sua estrutura tornou-se ácida.

Que fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrifugadora. Pode ingerir o suco extraído na centrifugadora como se fosse a fruta, com o estômago vazio. E o suco e digerido tão depressa que pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.


O Dr. William Castillo, chefe da clínica de cardiologia Framington, de Massachusetts, declarou que a fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos protegermos contra doenças do coração.

As frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se tornem espesso e obstruem as aterias. Também fortalecem os vasos capilares, e os vasos capilares fracos quase sempre provocam hemorragias internas e ataques cardíacos.

Os Chineses e as Japonesas bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas. Devemos se adapta ar este hábito!

Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.

Daí o valor do chá morno depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para ser expelido mais rapidamente, o que também ajuda a emagrecer.

Um cardiologista disse que se cada pessoa que receber estas orientações pode ter a certeza de uma vida muito saudável e informando ao seu próximo estes procedimentos, salvara uma vida! Eu já fiz a minha parte! E você?




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sexta-feira, março 11, 2011

ASSADO VIENENSE - RECEITAS DE PTS (PROT TEXT. SOJA)

TEMA - RECEITA





Aos amados seguidores deste blog. Informamos que estamos atendendo a pedidos de Irmãos para a postagem da presente matéria. (Receita). "ASSADO VIENENSE" foi a forma de agradar, atender, ser útil a todos aqueles que nos seguem. Solicitamos desculpas por fugirmos bastante do ritual de nossas matérias. Desta forma, “desejamos um bom apetite”.

INGREDIENTES

100g de PTS ( PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA )
300 ml de água morna
900g de carne moída
50g de farinha de trigo
50g de farinha de rosca
4 ovos
300g de cenoura cozida e cortada em tiras
3 tomates picados
3 cebolas picadas
100 ml de molho de tomates
1 pimentão picado
Sal, salsa, alho, óleo e demais temperos

MODO DE PREPARO

Hidratar a PTS ( PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA ) na quantidade de água morna indicada por 10 a 15 minutos. Juntar a carne moída, a PTS hidratada, a farinha de trigo, a farinha de rosca e um ovo. Misturar bem até formar uma massa. Abrir a massa recheando-a coma cenoura e os ovos restantes. Enrolar e apertar para dar forma de um rocambole. Levar para assar em assadeira untada, em forno pré aquecido por aproximadamente 01:10 minutos. Enquanto isso, preparar um molho refogado com tomate, cebola, óleo. Pronto o molho de tomates, pimentão e temperos. Servir a carne fatiada com o molho refogado.

RENDIMENTO:


11 Porções de 150g.


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