Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, julho 20, 2008

EIS QUE ESTOU A PORTA E BATO

EDIFICAÇÃO

=
Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos e sim pecadores ao arrependimento. Mateus .9.12e13.
=
É um grande momento em nossas vidas quando temos absoluta certeza que estamos bem pertinho de Jesus Cristo, com humildade e comunhão. Assim sentimos que somos envolvidos em enorme manancial de amor. O convite de Cristo é irresistível, viver plenamente ao lado de Cristo é um momento "prometido" um momento impar. "EIS QUE ESTOU A PORTA E BATO" (Ap.3,20), destacamos a primeira parte do versículo para nossa meditação, observe é muito forte o convite de Cristo. A exortação a Igreja de Laodicéia, se destaca como uma "Igreja morna", quando na verdade deveria ser quente e nem fria era.
=
O contexto não sugere uma referência a segunda vinda de Cristo e o banquete messiânico, são na verdade boas-vindas a vivência de Cristo no seu meio. Seu culto, portanto, era uma fraude vazia.
Jesus Cristo se refere à Igreja, mas se qualquer indivíduo, porém, quer abrir a porta do seu íntimo e ouvir a chamada de Cristo, então Cristo entrará para dirigir sua vida e lhe oferecer Sua convivência. Dividir, separar se faz necessário neste momento se é Cristo quem salva, e não a Igreja; mostramos que a Igreja tem vivido como casca, mantendo seu culto formal, todavia faltando o coração contrito ao Amor de Cristo, ficará sempre longe do Senhor. Com este comportamento continuará sendo uma verdadeira "casca".
=
No que se refere ao versículo em destaque; Deus prefere ser compassivo em lugar do cumprimento meticuloso da Lei. Gostaríamos de dar maior ênfase ao Apelo Divino, o chamado para o pecador! Lá em Isaías (Cap.1,18), diz assim: Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se observarmos o que o Profeta anuncia, é um convite aberto para um judicioso ajustamento de contas, aquilo que Jó havia pedido (Jó 23.7). Perante a justiça divina, ninguém sairia impune, mas o próprio Deus se oferece a nos revestir da brancura da santidade, ao invés da cor de carmesim que representa nossa vida de pecado.
=
Olhando a frente, tomamos conhecimento da situação tão triste que enfrenta nosso Povo, é muito triste o estado de pecado que vive o homem. É também ordem divina, que os servos de Deus anunciem a Cristo! Lembremos: Jesus Cristo com toda Sua autoridade ordena: ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações em nome do Pai e do Filho.
=
Chamada divina ao arrependimento e a uma Vida Reta. Em Jr. 35.15. Diz assim: Começando de madrugada, vos tenho enviado todos os meus servos, dizendo: Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho, fazei boas as vossas ações e não sigais a outros deuses para servi-los; assim ficareis na que vos dei a vós outros e a vossos pais; mais não me inclinastes os ouvidos, nem me obedecestes a mim. Observemos que o cap. 35.15 ensina-nos a fé combinada com a obediência, que formam a soma chamada "fidelidade".
=
Ainda observamos no texto preceitos humanos, porém com intentos de uma adoração mais pura de Deus, seguiran-se a risca durante muitos séculos. A família dos recabitas viu nisto a razão de ser. Muito mais, pois, o povo de Deus, fundamentado sobre as alianças de Deus, especialmente a nova aliança firmada na pessoa de Jesus Cristo deve refletir a natureza e a vontade de Cristo em toda a Sua doutrina, Suas atitudes e Suas ações.
=
Atendendo a Tríplice chamada, aplicamos aqui o último apelo evangelístico do Espírito pregado pela Igreja. "O Espírito e a Noiva". Os que anseiam pela Vinda de Cristo! O Espírito, que inspira o profeta e ilumina a Igreja. Os que têm sede pela justiça, os humildes que não têm nenhum mérito próprio para receber a salvação. Que meditem no convite do Mestre! "EIS QUE ESTOU A PORTA E BATO".
=
O convite de Jesus Cristo é "Imutável, Impar e Irresistível". Realmente recebidos pelo pecador, alcançarão todos os planos do Pai Celeste. Já não bastasse tamanha graça, exaltemos a Jesus Cristo, com muita alegria em nossos corações, o Mediador de todas as oportunidades, o perdão, a Salvação e o maior de todo "O Amor". Louvemos sempre: O Espírito e a noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem. Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da Vida.(Ap.22,17).
Amém.

Rilvan Stutz
=
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro - Rio

terça-feira, julho 08, 2008

PODAR PARA PRODUZIR

EDIFICAÇÃO

APRENDENDO NOS MOMENTOS DE PROVAÇÃO

“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.”(João 15:2).
=
Há bem pouco tempo ouvi um pregador afirmando que o versículo que diz que devemos dar graças a Deus em tudo não se aplica aos momentos difíceis de nossa vida. Devemos, segundo ele, dar graças pelo que é bom.
=
Este verso, além do livro inteiro de Jó me leva a crer que não deve ser assim. Nunca vi um agricultor anestesiar uma planta para podá-la, o que me leva a crer que na sua forma a planta sente a poda. Assim, sendo nós em semelhança, seremos podados sem anestesia e, portanto, sentiremos quando o Senhor fizer alguns “melhoramentos” em nós.
=
Note que isso é privilégio exclusivo daqueles que já estão produzindo frutos, pois não são podados – são cortados para secar e servir de lenha. Em palavras bem simples, nada nesta vida nos isenta de algum tipo de provação ou sofrimento, pois sendo este passageiro e visando nosso crescimento Espiritual, nos fará produzir mais. Deus tem uma perspectiva e uma visão que em muito excedem a nossa.
=
Não estou dizendo que tudo nos faça sofrer seja bom ou venha de Deus; isso seria exagero. Mas se temos convicção da nossa posição diante do Pai e ainda assim e assim a provação persiste, nossa atitude ao invés de ser do Senhor, eu não aceito!”deveria ser “Senhor, o que queres me ensinar?.”Isso é mais que bom senso, é obediência em submissão.”
=
Quando racionalizamos em excesso aquilo que está patente, nosso maior prejuízo é a perda de aprendizado. Só seremos aperfeiçoados como seres humanos com uma dose muito bem graduada de alegrias e tristezas, vitórias e provações, desafios e tentações. Afinal, o Senhor disse que bem-aventurado (abençoado) será aquele que persevera até a morte. Persevera em quê, se tudo der certo?
=
“Senhor, aquilo que tiveres para mim eu aceito. Mostra-me claramente o que queres me ensinar em cada provação.”

Pr. Mario Fernandez

Por Rilvan Stutz

quinta-feira, julho 03, 2008

HOMENAGEM A BRAVOS MISSIONÁRIOS

EDIFICAÇÃO

Sabemos que quando saímos em missões, podemos não voltar, o trabalho é árduo, em vários locais perigosos, mas confiante em nosso Senhor Jesus Cristo, muitos Servos obedecem ao “Ide!” Missão tão gloriosa, que nos impulsiona até aos confins do mundo, vamos a locais que nossa mente não é capaz de imaginar.
=
Esses corajosos missionários seguem suas missões e sabem tem o Nosso Senhor Jesus Cristo à frente. Todos arriscam suas vida pelo Evangelho, deixam para traz, família e objetivos interrompidos, saudades se multiplicam, o coração bate mais forte, quando o perigo se aproxima, a família vem na lembrança imediatamente, sem falar aqueles que estão com todos seus familiares.
=
Quantos são tocados pelo Espírito Santo, aceitam e seguem por estrada tão bela. Sendo à vontade do Senhor, sempre nos regozijaremos. Mas, os perigos nos cercam, isto é fatal, digamos até necessário, segundo entendemos como vontade do Pai Celeste. São os desígnios do Senhor.Um trabalho tão importante, difícil e arriscado, quem os fariam? Quando não fazemos?
=
Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso redentor, foi o primeiro a morrer quando em terra anunciando Sua Missão. Tanto para nos salvar, como para nos ensinar o significado do “Ide”! O “Pai do Ide!” O Pai da evangelização! Quantos ainda carecem de ouvir a palavra que salva. Sabemos que há locais, que nem a bíblia chegou. A presença de um missionário se faz necessário para anunciar o Salvador eterno. É neste momento, quando morre mais um missionário no trabalho, no campo de batalha, a tristeza se aprofunda em nossos corações. Rogamos e desejamos que esta mensagem seja força, coragem para todos aqueles que em longínquas partes do mundo.
=
Saibam! Estamos orando por vocês, sem cessar. Cada vida interrompida, cada dificuldade, cada ameaça, lembrem o senhor acampa ao seu redor destes heróis. O Senhor dará a recompensa prometida. . Temos a certeza que os frutos da salvação, plantados por todos os BRAVOS MISSIONÁRIOS, que atuam neste imenso Mundo, fará florescer como resultado do tão árduo trabalho, para a “vida”, a verdadeira vida em Jesus Cristo, o fruto que transforma o pecador, para um futuro seguro com Jesus Cristo, condução prometida para SALVAÇÃO E VIDA ETERNA.
=
Nossas homenagens a todos os missionários em atividades neste Mundo sejam fortes! Contem com as orações do povo Cristão, que em de toda parte deste Mundão, não cessem as intercessões. Rogamos por mais uma vida ceifada pela injustiça, pela malvadeza de perseguidores do Evangelho, causada pelos maus homens! QUE ESTA VIDA! Seja um exemplo verdadeiro de coragem, fidelidade ao Senhor da vida e da glória. Jesus Cristo! Que seus familiares estejam confortados pelo Altíssimo, pois a vida desta missionária “Repousa nos braços de Cristo”, Amém.
=
Diácono Rilvan Stutz
=
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro. Rio

quarta-feira, julho 02, 2008

A IGREJA QUANDO É EXEMPLO

EDIFICAÇÃO
=

Há belos momentos em nossa vida; um deles é quando sonhamos acordados! Ficamos alegres quando estamos perto de alcançar algo que muito desejamos. Como é bom ter esperança! Por algo que nos faça sentir aspirações, por muitas que possam chegar; por outras, a qualquer momento e, ainda outras, não! Sonhamos mal, pedimos mal. A felicidade sempre foi uma forte esperança.
=
É um “marco” que não morre nunca, seja qual for a situação. É o momento mais forte a que o homem aspira em sua vida. Pode demorar muitos anos, mas chega. Muitos são os desejos que nos deixam felizes. Nos dias de hoje, até que precisamos sonhar ter momentos de esperança com Cristo. Precisamos sim, ter nossos pensamentos voltados para Deus; faz bem à alma; meditar em Deus é sempre necessário, manter nossas esperanças vivas nas promessas do Pai para um futuro promissor. A meditação é necessária para um bom crescimento espiritual; isso é bíblico! Ter a mente trabalhando para o Senhor torna–se uma obrigação dos seus servos. Por outro lado, sonhar acordado também deve deixar-nos em alerta, pois nem tudo o que sonhamos nos leva para o bom caminho.
=
Existem momentos em que nos distanciamos do Senhor, por conseqüência do pecado e fracassamos. Perdemos muito nos afastando desse crescimento necessário. Ah! Sabemos que multidões de servos verdadeiros desejariam que nosso Senhor Jesus Cristo estivesse à nossa frente, nos pastoreando como em uma Igreja única. Sim! Esse é o sonho que sabemos se realizará em breve e precisamos esperar no Senhor. Deus nos orientou quanto ao fim, não nos deixou dúvidas. Deixou o Espírito Consolador que supre, assistindo à Igreja e seus Santos. Mas temos certeza de quanto poderiam fazer seus fiéis para melhorar a Igreja local atual, enquanto Jesus não volta.
=
Temos em Jesus Cristo nosso Pastor amável, verdadeiro Pastor de ovelhas, muitas, perdidas e feridas. O verdadeiro Pastor, aquele que conhece, com certeza, o cheiro das suas ovelhas, pois “vive entre elas”. O cheiro é a qualidade que se descobre estando junto do seu objetivo. Com certeza seria assim uma Igreja desejada por todos os fiéis.
=
Precisamos enfrentar a realidade dos tempos preditos no passado. Lembremo-nos: Sonhar “dormindo” é coisa fútil e transitória. Sonhar acordado, sim, é “pensar com insistência” - “ter idéia fixa” de algo bom e muito desejado, acontecendo hoje mesmo, isso no âmbito evangélico. Pelo contrário, encontramos hoje Igrejas como verdadeiras “Sociedades” locais, de gente importante, que se destaca, chegando a parecer os verdadeiros donos do ambiente! Fatores que pesam para essa conclusão são muitos, digamos: em primeiro lugar não existe o verdadeiro amor;o verdadeiro perdão é coisa muito rara, mais agravante é o procedimento de pessoas que não falam com pessoas, parece que não se conhecem.
=
O se vestir bem está em primeiro plano, isso é o que escutamos! “Hoje não irei a Igreja, pois não tenho nada diferente para vestir” Infelizmente as nossas pistas de desfiles existem! E existem para nossa tristeza. Igreja preparada para a verdadeira adoração! O nosso apóstolo Paulo fala, com muita propriedade, na epístola aos Coríntios, cap.12.12”Porque, assim o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo”. Cristo e a Igreja funcionam como um só organismo. Todos os cristãos são batizados no Espírito, que os forma num só corpo.
=
A adversidade no Corpo não surge por acaso: é planejada por Deus e essencial. Por isso, não deve existir inveja, vanglória, timidez, preguiça ou ambição. Assim sendo, os membros bem dotados não podem funcionar no Corpo sem o apoio e o serviço dos menos dotados, como no dos fracos. Doentes são melhores que mortos. O apóstolo Paulo coordena uma Igreja desejada! Harmoniza como a música ou as cores dum quadro, sem discordâncias ou divisões. [Igual cuidado]. Porque são membros do Corpo, não porque são simpáticos. O apóstolo Paulo enfatiza: A igreja local é um microcosmo da Igreja universal. Nosso desejo não é encontrar a Igreja perfeita hoje ,na situação atual e, sim, uma Igreja voltada para a perfeição em “AMAR”. Que Deus sempre esteja conosco! Amém

Referência: Atos. 2:1. “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum”
Diácono Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro - Rio