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quinta-feira, junho 12, 2014

UMA NOVA (VELHA) PROPOSTA PARA AS ATIVIDADES FÍSICAS
















De acordo com Oberteuffer e Ulrich (1977, p.4): a educação do “físico” isolado não é possível; e o termo Educação Física significa educação por meio de experiências que envolvem não apenas atividades e movimentos, mas também componentes emocionais, comportamentais e intelectuais.

E a Educação Física moderna é uma parte do processo de educação e deve ser julgado por seu impacto no homem inteiro e não somente em algumas de suas partes.

A Educação Física procura dar assistência à totalidade vital.

Observando o ser humano como um todo, podemos perceber que existem dimensões desse ser que são desprivilegiadas em função de uma visão mecanicista do corpo e do homem.

Faz-se necessário uma reformulação dessa concepção que ainda predomina tanto no senso comum como no meio acadêmico e científico.

Nesse sentido, os escritos de Capra (2004) ressaltam que vêm acontecendo mudanças de paradigma desde meados do século passado no campo da ciência, ou seja, rupturas descontínuas e revolucionárias de concepções, ideias, valores, técnicas, que têm repercutido também no âmbito social gerando uma transformação cultural muito ampla.

O paradigma que agora está retrocedendo dominou a nossa cultura por várias centenas de anos, durante as quais modelou nossa moderna sociedade ocidental influenciou   significativamente o restante do mundo.

Esse paradigma consiste em várias ideias valores entrincheirados, entre os quais a visão do universo como um sistema mecânico composto de blocos de construção elementares, a visão do corpo como uma máquina (...).

E na verdade está ocorrendo, na atualidade, uma revisão radical dessas suposições. (CAPRA 2004, p. 24).

Embora a transição para um novo paradigma seja demorada, pois, além da mudança nas percepções e na maneira de pensar, é preciso a mudança nos valores e atitudes, surge a necessidade de compreendermos a real intenção do trabalho corporal, não mais sob a visão mecanicista como até então estava sendo aplicado, mas com uma nova e ampla perspectiva, integrada a abordagem holística; permitindo conexão efetiva dos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais consentindo ao homem um olhar mais abrangente de si mesmo e do ambiente no qual está inserido.

A nova abordagem da atividade física ressalta meios que viabilizem as pessoas crescimento no processo de auto observação e auto conscientização, atividades que trabalhem o ser humano como um todo e que valorizem suas experiências pessoais.

Muitas práticas associadas às filosofias orientais vêm conquistando adeptos principalmente no Ocidente, cuja cultura industrial enfatiza mais o pensamento auto afirmativo (competição, dominação) que o pensamento integrativo (cooperação, parceria).

Ai está a importância de ressaltar as já conhecidas atividades Yoga, Tai Chi Chuan, Lian Gong e mesmo os exercícios de expressão corporal e as danças.

A nova proposta se baseia em criar condições de auto expansão em atividades que usualmente são praticadas por nós, inclusive incorporar em cada prática conceitos e ideias de meditação e relaxamento em suas mais variadas formas.

Como vimos, a meditação está relacionada com o acréscimo de bem-estar e qualidade de vida das pessoas e consequentemente da sociedade. Nesse sentido, essas práticas proporcionam um equilíbrio entre as diversas dimensões que compõem o ser humano (cognitiva, afetiva, psicológica, física, social e espiritual).

Faz-se necessário também repensar os conteúdos disciplinares dos cursos de formação relacionados ao corpo, (atividades físicas, expressivas e cognitivas) bem como discutir o papel dos profissionais da área da saúde é de fundamental importância para o progresso da auto conscientização em direção uma compreensão holística do ser humano. 






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