Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

sábado, setembro 06, 2008

RELIGIÃO E A OBSERVÂNCIA AO DIREITO

EDIFICAÇÃO
OPINIÃO
“Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas” não vim revogar, vim para cumprir. (Mateus, v.17, 18).
=
Encontramos nessa Lei o princípio dos deveres para com Deus e para com o próximo, que constitui a base da doutrina de Jesus Cristo. Os 10 mandamentos significam um resumo da moral divina, que Jesus Cristo Viveu e pregou, cumprindo assim a Lei dos profetas. Os ensinamentos religiosos buscam conduzir o ser humano através de uma conduta alicerçada em valores morais e éticos, sem deixar de pregar a fé a esperança, o perdão, a caridade e a fraternidade.
=
O que aprendemos com o ensinamento religioso, não é imposto através de uma força coercitiva, usamos ou não, de acordo com o nosso livre arbítrio, e com o conhecimento de cada um sobre as “Leis Divinas que regem a evolução do ser humano na terra”. O Direito não é como a Religião, pois o Direito assegura, porém não ensina e não prega, e quando as pessoas não agem de acordo com suas normas e Leis, a punição é severa. A Lei escrita se faz necessária para manter a justiça, a ordem, o equilíbrio, assegurar a integridade do ser humano, bem como seus direitos e obrigações.
=
A cada nova situação que possa surgir de acordo com a evolução do tempo e das pessoas, novas Leis também nascem, e com elas a necessidade do ser humano se aprimorar cada vez mais, buscando conhecimento e informação.
=
O filme Rei Arthur nos mostra como antigamente algumas pessoas se denominavam porta vozes de Deus, e se apoiavam a essa prerrogativa para fazer com que as pessoas mais humildes fossem submissas e aceitassem todas as suas ordens, até a tortura e morte se assim julgassem necessário.
=
Assim como na Religião, o Direito também deixa margens para que algumas pessoas façam uso indevido de suas atribuições, em benefício próprio ou de terceiros. A justiça é maravilhosa quando ela significa dar a cada um o que é seu, porém, é interpretada e aplicada por homens, que nem sempre são tão maravilhosos quanto ela.
=

Jovacyr Bregonci
Canal Shvoong
Por Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro