Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, março 23, 2014

IGREJA SEM DEUS





 








Não se ouve um Amém ou um Glória a Deus ou algo como " fique com Deus".  É o que acontece numa congregação com cerca de 300 pessoas que se reúne aos domingos num anfiteatro da Conway Hall, um espaço para debates, no centro de Londres. Já tem a fama de " igreja dos ateus".


A Sunday Assembly é uma espécie de igreja ateísta criada em fevereiro de 2013 e que já virou um pequeno fenômeno com 30 filiais nos Estados Unidos, Austrália e Canadá. No seu site ela se declara " uma congregação sem Deus que celebra a vida".


O culto ou reunião que se inicia às 11h tem o momento de passar a sacolinha para recolher ofertas sugeridas pelo líder, em torno de três a cinco libras e ainda música pop como "I'm so excited" da banda Point Sisters, sucesso nos anos 70 e 80, que anima adulto e crianças.


A palavra fica por conta de um neutocientista que explica sinapses e poder da mente. Depois de um silêncio reflexivo de dois minutos a banda no palco levanta os fiéis ao som de "Always on my mind", um clássico eternizado por Elvis Presley.


A comunhão é regada a biscoitos, leite, café e chá. O líder da  " igreja"  é Sanderson Jones, 32 anos, comediante por profissão que embora nascido numa família religiosa diz que perdeu a crença em Deus aos 10 anos quando a mãe morreu de câncer. Ele diz que a ideia de um culto ateísta surgiu no Natal de 2007 e hoje sua meta é atingir mil igrejas em uma década.


“Questionando se ainda é crença, fazem um trocadilho em inglês: I don't believe in God, but in good" (não acredito em Deus, mas no bem). Quando se despedem ao final alguns dizem " Vejo você da próxima vez" quase resvalando em " se Deus quiser".






Dc. Rilvan Stutz “O Servo com Cristo”
O Blog “A Serviço do Senhor”
Holdings Tel Aviv - Jafra - Israel
Portal Shvoong (**********)
Membro do Portal Interlegis.gov.br – Direitos Humanos
Academia de Natânea - Membro - Israel
Instituto de Pesquisas (Arqueológicas) Membro – Israel