Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, outubro 13, 2008

ORKUT...AMIGOS, FOTOS, FANTASIAS, INFORMAÇÕES...PERIGO!

NOTÍCIAS PELO MUNDO
=
O Orkut encantou. Chegou, conquistou e angariou milhares e milhares de adeptos. No Brasil bateu record de usuários. Surgiu como uma forma de revermos amigos de infancia, professores, ex-namorados, vizinhos, artistas famosos, etc. Eu tenho orkut e entro todos os dias, e deixo recados para meus irmãos e amigos todos os dias, tenho album de fotos e depoimentos de pessoas que gostam de mim e me admiram.
=
Eu também visito orkut de pessoas que não são meus amigos e não estão na minha lista, sou como muitas pessoas... apenas curiosa. Há até uma comunidade "Eu vasculho o orkut alheio" onde muitos se declaram mesmo curiosos. Até aí tudo bem, o problema é que o orkut não somente conquista pessoas boas, legais e generosas, também atrai pessoas ambiciosas, aproveitadoras e maldosas. Pra essas pessoas o orkut se tornou uma fonte de obtenção de informações sobre a vida privada das pessoas. Em menos de cinco minutos uma pessoa entra no seu perfil e sabe seu estado civil, idade, email, onde você trabalha, o nome e o rosto dos seus filhos, a marca do seu carro, da sua moto, e através das suas comunidades sabe das suas manias, preferências sexuais e coisas que você ama ou odeia.
=
Se ela entrar nos seus scraps sabe onde você esteve, onde poderá estar, se está alegre ou triste, enfim... muitas, mas muitas informaçoes. No Brasil são mais de 10 milhões de usuários, Um país onde se bate record de sequestros, assaltos e extorsões. Admitamos, é uma exposição da vida privada. Há alguns dias atrás os brasileiros foram noticiados sobre um pai paulistano que por acidente esqueceu-se do filho de 1 ano dentro do carro e o mesmo veio a morrer asfixiado.
=
Uma fatalidade. No fantástico foi exibida a página do orkut do pai da criança e eu estava on line e claro, entre no perfil dele. Vi as fotos do bebê, da esposa e também os scraps. Já havia uma dúzia de recados de pessoas desconhecidas dizendo lá um monte de coisas. Pessoas que inclusive moram fora do Brasil e viram a notícia através da internet. Depois de mais ou menos umas três horas eu entrei novamente no perfil e qual não foi minha surpresa, já havia mais de duzentos recados! Brasileiros que vivem na China, EUA e Japão. Havia mensagens de todo o tipo, consoladoras e algumas ofensivas, enfim um absurdo.
=
Como se fosse possível consolar aquele homem numa hora dessas. A delegada e o juíz deram entrevista a TV e disseram ter certeza que foi um acidente, uma fatalidade do stress da vida cotidiana dos paulistanos. De fato, e para esse pai, além de perder o filho vai carregar uma culpa nas costas pra o resto da vida. Muito triste e lamentável. No mesmo dia, depois de algum tempo a página dele foi deletada. Se ele deletou ou alguém deletou pra ele, foi a melhor coisa que fizeram.
=
O Orkut é um fenômeno, uma mania, um blog, um diário, um album, enfim, um espaço maravilhoso, que permite que nossos amigos dividam conosco informações, emoções e tudo mais. Mas também é uma janela para a vida alheia, permitindo que pessoas desconhecidas retirem informações a nosso respeito com segundas intenções. Por isso, continuem orkutando, mas com atenção e limites. É para a segurança e o bem-estar de todos.
=
Diácono Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
www.reierei.blogspot.com