Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, maio 01, 2016

UM GRACIOSO MOMENTO: A ORAÇÃO

 


Orai sem cessar – Ts. 5, 17. Sabemos ser a oração o nosso precioso meio de comunicação com Deus, a oração, uma é uma graciosa “arma em nosso socorro”, infalível ao seu destino, tem a maior rapidez e eficiência que existe neste mundo. É a única Porta confiável para se chegar a Deus, O verdadeiro presente deixado pelo Pai, através do sacrifício do Seu filho Jesus Cristo, nosso mediador.

Assim, se torna a mais viável solução para se chegar a Deus. A oração é indispensável no dia a dia do Cristão, solução única e imediata, nossa comunicação com o Pai Celeste é a maior bênção do Cristão é a saída de situações que nos parecem impossíveis resolve-las. Ela se torna uma Porta de respostas! É inacreditavelmente maravilhoso vivermos dentro desta oportunidade e poder. Sabemos que nossa oração é uma verdadeira audiência com Deus, por alguns momentos ou longas horas ou até mesmo um dia inteiro se desejar.

Deus tem todo tempo que precisarmos, apesar de imaginarmos Deus ser muito ocupado com este universo, isto poderia impedir nossa conversa com Deus? Nos enganamo-nos! Deus tem todo tempo necessário para cada um ser humano, não faltaria tempo para nenhum sequer.


Tome conhecimento, que a oportunidade da oração é para sempre, de qualquer lugar, qualquer pessoa tem a graça do acesso a Deus pela oração. Deus não exige oração de pessoas super capacitadas, instruídas, Deus ouve todo ser humano, mesmo que não atenda todas as orações ou demore a responder, é a vontade do Pai. Lembremos uma simples oração poderá transformar um pecador em salvo, não nos pertence questionar decisões de Deus. Meditemos que não precisamos saber onde Deus está não existe distância para Deus ouvir uma oração, não existe milhares de quilômetros que possa impedir nossa oração chegarem a Deus. Olhando para os altos Céus, sabemos também Ele nos ouvirá, não existe impedimento algum.


Nossas limitações, também não podem ser aplicadas aqui, pois Deus transcende limites de qualquer possibilidade, isto, com o fim de nos mostrar o milagre. Nem o tempo constitui obstáculo. Podemos orar com vistas para o futuro longínquo. Podemos orar com antecipação, solicitando a Deus que proveja as nossas necessidades, e nos proteja dura mente todos os dias da nossa vida.


A oração levar-te-á a uma vida diferente, muda o comportamento do ser humano, o pecado nos afeta, nos contaminam a oração limpa nossos corações, sempre que buscamos com verdade ao Pai. Precisamos ter uma vida pautada, na verdade, reconhecida honestamente, honrosa a Deus. Como falhamos diariamente como homem, precisamos mudar e muito. Deus esperar que os seus O reconheçam. Assim, com um exercício de comunhão constante, é uma demonstração submissão e reconhecimento que Deus é gracioso e perdoa constantemente, viver ao lado do Criador é “necessário”.


Sabemos que dificilmente, o Pai rejeita uma oração, ela sempre tem uma resposta, este é um ato de compaixão do Pai para o filho, pode demorar, mas a resposta vem! Muitas das vezes a oração também promove o crescimento da graça. Quando oramos a Deus, temos consciência do caráter Daquele para quem oramos. Chegamos a compreender que Ele é Separado e todo-poderoso. Percebemos que Sua justiça é absolutamente perfeita, assim como Sua sabedoria é incomparável, assim em todas as criaturas, tudo como quis Deus e estabeleceu. Precisamos nos alimentar de Sua sabedoria, para não ficarmos como crianças dependendo do leite por toda vida, [como nos fala o Apóstolo Paulo], não bastando isto, precisamos de Deus na direção em todas as coisas de nossa vida, o olhar para Deus.


Ainda existem aqueles que duvidam do poder e capacidade de Deus, lamentamos haver este tipo de dúvida, pois assim, estão bloqueando “chuvas de bênçãos”, não deveriam nunca por duvida sobre a capacidade de Deus, principalmente sem experimentá-lo. Cada dia e cada instante Ele mantém este universo em movimento perfeito e necessário. Não podemos dar um passo neste universo, sem perceber a presença de Deus. Oramos, para que todas as criaturas vivas olhem para Ele buscando direção nesta vida. Tudo que é vivo cresça pelo Seu poder. Nada é difícil demais para Sua onipotência. Ninguém pode ir contra Sua vontade.


Ser levantadas quaisquer dúvidas sobre o fato de que Deus “ouve a todas as orações”, mas orações de fato, não petições egoístas e fora do ensino da Palavra de Deus. O universo é Seu, e Ele conhece perfeitamente tudo que se passa dentro dos seus limites [se é que o universo tem limites]. O homem perdido que, sob a pressão das circunstâncias, promete virar uma nova folha de sua vida, ou jurar viver de modo diferente, pode, muito provavelmente, ser abençoado por Deus por causa da sua providência. Tais orações ou promessas servirão de prova esmagadora por ocasião do Julgamento.


Como último comentário, afirmamos que Deus ouve a “todas” as orações de um crente regenerado. Deus nunca foi indiferente a qualquer petição que Seus filhos Lhe façam. Por necessidade, entretanto, muitas vezes a resposta pode ser “não”. Ouvir é uma coisa, responder é outra. É por esse motivo, devemos ser-Lhe profundamente grato.


Aqui está tudo… Não fique apreensivo, antes, ora a respeito de todas as coisas. Fique na expectativa da provisão de Deus, Ele não é falho, mas por outro lado, precisamos observar “como estamos”, nosso exemplo para o mundo, contribui como que Deus espera de cada um de nós.


Verdadeiramente, isto se chama estar em plena comunhão! Isto se chama estar em “oração!”. Temos um futuro maravilhoso, muito além do que pensamos, o planejamento de Deus é perfeito, cuja justiça e a paz cobrirão a terra e as águas do mar. Quando todos conhecerão ao Senhor, desde o menor até o maior deles, quando não mais haverá guerra e os homens viverão em Paz. Rogamos a Deus, “Santidade ao Senhor“. Amém.



Diácono Rilvan Stutz

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro