Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, maio 05, 2010

OS IDOSOS

MENSAGEM


Envelhecer é uma Grande Vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos.
=
Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento que eles têm acumulado sobre o mundo.
=
Os idosos podem ser considerados guardiões da memória, referência cultural de todo um povo. Basta conversar com um idoso para confirmar essa afirmação. Eles podem contar, por exemplo, como os jovens se divertiam 50 anos atrás ou como os espaços urbanos se modificaram: ruas estreitas ou campos de futebol de várzea que deram lugar a grandes avenidas e arranha-céus.
=
Podem contar ainda as brincadeiras que faziam quando crianças, as cantigas de roda, a habilidade em construir seus próprios brinquedos, como pipas, bonecas de pano ou carrinhos de rolimã.
=
Para a história, significa uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, a possibilidade de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua maioria, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.
=
Desta forma, o carinho, cuidado, amor, bom trato e boa relação são imprescindíveis. Olhemos com todo cuidado para os nossos idosos.







Heldings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Janaynaas Bahr - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro